Técnicas de leitura: não sofra para interpretar textos, siga nossas dicas

Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores (Créditos Pixabay)
Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores (Créditos Pixabay)

A leitura e a interpretação de textos são difíceis para muitas pessoas e a concentração faz parte de todo este processo. Não saber interpretar corretamente um texto pode gerar vários problemas, afetando o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento pessoal. O mundo moderno nos cobra diversas competências, e uma delas é a habilidade na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido. Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores, mas nem por isso deixa-se de lado alguns que são essenciais para esse exercício.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, não se presta atenção nos detalhes presentes em um texto. Pensar que apenas uma leitura é suficiente, não é verdade. Interpretar demanda paciência e, por isso, sempre releia, pois, uma segunda leitura pode apresentar perspectivas que não foram observadas anteriormente.

Você sabe o que é analfabetismo funcional?

O analfabetismo funcional é a dificuldade de decifrar as entrelinhas de um texto. A leitura mecânica, aquela relacionada a saber ler, é bem diferente da leitura interpretativa, aquela que fazemos ao estabelecer semelhanças e criar deduções. Para você não sofrer mais ao analisar textos, listamos algumas dicas para te ajudar.

– Para buscar sentidos no texto, você pode retirar dele os tópicos frasais presentes em cada parágrafo, isso certamente auxiliará na captação do conteúdo.

– Os parágrafos, geralmente, não estão organizados, pelo menos em um bom texto, de maneira aleatória, se estão no lugar que estão, é porque ali se fazem necessários para estabelecer uma relação hierárquica do pensamento exposto, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.

– Concentre-se nas ideias que foram apontadas pelo autor. Os textos argumentativos, por exemplo, não costumam ceder espaço para divagações ou hipóteses, supostamente contidas nas entrelinhas.

– Prestar atenção nas ideias do autor não quer dizer que você precise ficar preso na superfície do texto, mas é fundamental não criar suposições vagas e inespecíficas.

– Dê preferência a lugares silenciosos e desligue-se de todo o resto, celular, música e outros aparelhos e ruídos que atrapalham a concentração.

– Leia de tudo. É necessário ler de tudo um pouco e de diversos veículos, revistas, livros, jornal, informativo, etc.

– Leia com cuidado e certamente correrá menos risco de tornar-se um analfabeto funcional e, claro, leia com atenção, pois é um exercício que deve ser praticado à exaustão, assim como uma técnica.

São inúmeros os benefícios que a leitura pode proporcionar, não apenas saber interpretar textos, mas também proporciona uma ótima escrita, amplia o vocabulário e acelera o raciocínio. Para complementar a leitura e a escrita, a Prime Cursos disponibiliza alguns cursos gratuitos para lhe auxiliar.

Acesse o site, cadastre-se e assine quantos cursos desejar por tempo indeterminado, o conteúdo fica disponível durante as 24 horas do dia. São mais de 200 cursos online, você não gasta com transporte e nem com material, estude do seu computador, tablet ou celular (aplicativo Android e IOS).

Na reportagem do programa Bom Dia Rio, veja a opinião da especialista sobre a leitura e o quão é importante incentivar desde a infância:


Créditos Canal Fundação Biblioteca Nacional – Via YouTube


Stories

Posts Recentes

  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…

Posts Similares

111 Comentários

    1. Joseane Borges da Silva disse:

      Boa noite amigos do Preme Curcos!Como devo proceder para ter acesso ao curso Tecnicas de Leitura?

      1. Prime Cursos disse:

        Olá Joseane, tudo bem?
        Obrigada pelo seu contato!

        Não temos o Curso de Técnicas de Leitura, porém temos diversos cursos na área da educação. Para conhecer todos os nossos cursos, basta acessar o link abaixo:

        https://www.primecursos.com.br/cursos/

        Qualquer dúvida basta entrar em contato ok?

        Prime Cursos

  1. luiz eduardo scartezini disse:

    olá amigos do Prime Cursos! li atentamente sobre estas técnicas absolutamente imprescindíveis sobre como realizar uma boa leitura e fiquei muito interessado em obter mais informações sobre esse curso. Como devo proceder para ter acesso ao mesmo? esse curso é gratuito? aguardo a gentileza dos senhores no sentido de que possa receber as informações inerentes ao mesmo e passar a acompanha-lo, pois acredito que seja de enorme prioridade aprender como realizar uma leitura mais atenta e com uma técnica mais apurada! desejo que vocês tenham muito sucesso e prosperidade e fico no aguardo de suas gentis informações! muito obrigado

  2. JOSÉ CARLOS DE AGUIAR disse:

    Gostaria de aproveitar o material oferecido.

  3. Maria Silvia Barros Caminha disse:

    Obrigada pelo empenho em me ajudar.
    Preciso muito mesmo.

  4. bom dia, muito boa a entrevista, realmente precisamos ir em busca de novos conhecimentos através de leitura e assim incentivar as crianças com hábitos de uma boa leitura.

  5. dalva aparecida da silva disse:

    gostaria de participar desse curso

  6. NELSON JOSE DA SILVA disse:

    Achei muito interessante os assuntos aqui abordados, principalmente sobre técnicas de leitura, pois pude aprender algo a mais que muito acrescentou para o meu currículo. Meu muito obrigado.

  7. Feliciano Kayove disse:

    Gosto muito das vossas publicações, pois fazem prestar atenção a detalhes que parecem insignificantes, porém importantíssimos.

    1. Quero muito participar dos cursos que venham me ajudar na interpretação de textos. Muito obrigada por este comunicado.

    2. Quero muito participar dos cursos que venham me ajudar na interpretação de textos. E, muito obrigada pelo comunicado da proposta.

  8. PAULO SILVA SANTOS disse:

    gostei muito das dicas para leitura e interpretação elas vão ajudar nos trabalhos em sala de aula e também no convívio do dia a dia. gostei também da reportagem.

  9. maria das graças silva gregorio disse:

    Fiz vários concursos, mas até hoje não conseguo passar por falta de interpretação dos textos.
    Gostaria saber dicas como adquirir essa sabedoria para compreensão dos textos.
    Obrigada.

  10. EllenGluacia SIlva Nacimento disse:

    Amei as dicas e sai que vão me ajudar bastante, principalmente porque tenho uma certa dificuldade de interpretar os textos.

  11. Mara Eliana Vaqueiro de Oliveira disse:

    Muito bom, e eu que achava saber interpretar!!

  12. Alessandro Moura de Souza disse:

    Gostaria muito de receber informações para melhorar no desempenho da leitura. Obrigado.

  13. Djanira silva santos disse:

    Muito obrigada pelas dicas , preciso ler mais .

  14. Margarida Fagundes Ferrari disse:

    boa tarde! Tenho muita dificuldade no aprendizado. Ex computador e violão. qual o curso gratuito que vocês me sugerem. Não consigo me concentrar.
    Obrigada
    Att
    Margarida.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Margarida!
      Obrigada pelo seu contato.

      No portal da Prime, você encontra cursos na área da informática e de violão. Acesse o site e confira: https://www.primecursos.com.br

      Bons estudos.
      Equipe Prime Cursos.

  15. Maria do Carmo B. C. Barros disse:

    Recebi o Email sobre técnica de leitura,e achei muito importante, pois sou estudante de psicologia e não tenho bom desempenho na leitura.
    Grata: Maria do Carmo

  16. Maria Teodoro disse:

    Muito interessante!!! Quero fazer cursos!!

  17. Maria Teodoro disse:

    Quero aprender técnicas de leitura!!

  18. Castilho Renato Pereira disse:

    É muito gratificante saber que a internet encontramos muitas opções de ensino a distancia, e eu sou aluno do Prime Cursos
    e só tenho a agradecer.

  19. Excelente texto! Sou aluno da Prime em vários Cursos. Estou muito satisfeito com o conteúdo destes. Espero com sofreguidão os seguintes cursos: Leitura Dinâmica, PNL (Programação Neurolinguística) e Coaching.

  20. Luiz Antonio disse:

    Primecursos, tem disponibilizado uma gana de cursos auxiliadores para os que buscam uma interação com o conhecimento, estou imensamente impressionado com tamanha preocupação e prestabilidade desta equipe, parabenizo-os ,por esta dedicação sem limites.

  21. Eduardo Nunes Nascimento disse:

    Fiquei liszongiado por ter me enviado esta técnica,estou precisando muito,saudações de Eduardo N N.

  22. domingos jose de oliveira disse:

    este curso técnicas de leitura me interesso gostaria de falo este curso

  23. ENIO RIBEIRO disse:

    Sou um pouco disperso, muitas coisas que leio não compreendo muito bem, ás vezes tenho que voltar a ler para compreender. Ficarei muito grato se puderem me ajudar.

  24. Mariluse Borges dos Santos disse:

    Muito importante tudo que li sobre técnicas de leitura… Os vídeos também que assitir, tudo fizeram-me refletir bastante. Adorei!!!

  25. Eu, Adão Alves da Silva, sou servidor público. Sou uma pessoa que dou muita importância à leitura. Comecei a estudar tarde, por isso somente aprendi a lê 14 anos de idade. Demorei a concluir o ensino médio, mas fui um guerreiro. Hoje tenho 36 anos, eingressei no curso de letras. Faço faculdade de letras à distância, pois como não pude ingressar numa faculdade presencial, estou fazendo da maneira que esteja adequada à minha possibilidade.
    A leitura é tudo que o ser humano precisa para obter conhecimentos, desenvolvimento cultural, intelectual que servirão para toda a vida.

  26. Reginaldo Nunes de Oliveira disse:

    É profundamente importante para qualquer sociedade, uma população que tem o hábito da leitura. Contribui de fato, na organização e evolução da espécie humana, é um gesto sensacional, principalmente, em que nós estamos inserido no século XXl, da ciência e tecnologia.

  27. Lucinea Macedo Muniz disse:

    vejo uma grande oportunidade de execitar cada vez; mais a leitura pois irei realizar um concurso e preciso ler e interpretar , fiquei muito feliz por esta oportunidade .

  28. Maria de Fátima Espirito Santo disse:

    Bom dia!

    Sou professora de Língua Portuguesa mas, toda vez que tem concurso com Redação minha nota e baixa. Estudo Muito para os concursos, quando faço ás provas vou muito mal, não consigo evoluir, passar e isso me deprime.

  29. Cristiano Dias disse:

    Gostei muito das dicas.
    Gostaria de receber em meu e-mail mais dicas de boa escrita e principalmente técnicas de estudo para concurso.

    Respeitosamente:

    Cristiano Dias

  30. jose vitor euzebio disse:

    Achei muito importante o comentário sobre interpretação de texto

  31. samarone santos correia disse:

    Fiquei curioso, quando recebi no meu e-mail a proposta de fazer o curso Técnicas de Leitura.
    Me chamou a atenção, pois tenho dificuldades na leitura. Falar que fui mail alfabetizado é injustiça e por incriável que pareça o meu pai foi quem mais me incentivou, me dando educação de qualidade, comprando coleções de livros de histórias infantis. Não fiz nenhum exame, mas, acho que tenho dislexia. o exercício da leitura e da escrita faz bem para todos e se tratando do índice baixo da media de brasileiros leitores se deve ao fato da falta de oportunidades que nossos ancestrais tiveram e por mais que atualmente todos nós sejamos contemplados ao acesso a educação, ainda carregamos um legado das injustiças sociais existentes no País.

  32. luiz eduardo scartezini disse:

    olá amigos! estou tomando conhecimento desse curso de técnicas de leitura e gostaria muito de poder participar desse tema que considero fundamental para meus negócios! esse curso é gratuito? como devo proceder para começar a fazer parte desse curso? aguardando uma breve resposta dos senhores, desejo muito sucesso e prosperidade em suas nobres atividades! muito obrigado!

  33. Simone lopes costa disse:

    Desejo participar desse curso de interpretar texto e o básico em portugues

  34. Antonio de Pádua Izidório disse:

    Gostaria de receber informações de vocês. Achei o método espetacular. Quero aprender interpretar textos. Com muitos anos que estudei interpretação de textos acho que estou engrossando a fila dos analfabetos funcionais.
    Izidório

  35. marcilea alves martins disse:

    a leitura e uma fonte de adquirir conhecimentos.

    1. marcilea alves martins disse:

      a leitura e uma fonte de adquirir conhecimentos.

  36. gostaria de fazer o curso de técnicas de leitura, é grátis ? Segue meu e-mail.

  37. olá ,eu estou aprendendo a tocar violão, pela internet, existem muitos cursos desencontrados,mais essa semana encontrei um curso chamado (Curso Fórmula Violão) São mais de 100 vídeo aulas onde você aprenderá de forma muito simples, eu topei o desafio de aprender a tocar, e você vai ficar de fora ??? clique no meu nome para conhecer o curso

  38. Gostaria muito de fazer este curso mas, pois, amo ler apesar de ter pouco tempo mas,incentivo a minha filha sempre na leitura.

  39. IDENIRA TEODORO DA SILVA disse:

    Gostaria de fazer os curso gratuitos!!!

  40. Muito bom dia
    Eu agradeço a vossa gentileza, por me ter dado esta dica, eu na verdade, necessito de aprendes a interpreter, muitas vezes leiu muito bem , mas na hora, tenho dificuldades de intender perfeitamente.
    Portanto quer fazer este curso de leitura.
    Conto com a vossa ajuda, que bem preciso
    Até breve, aguardo a vossa resposta.
    Felicio Mendes.

  41. Rinaldo HErculano. De oliveira disse:

    Muito bom. esse incentivo é. disso que. Precisamos.

  42. Rosimar de Oliveira disse:

    Oi. Gostaria de fazer o curso de interpretação. Onde posso acessar para fazer a inscrição?
    Aguardo.

  43. Gostaria de receber informações sobre o método de interpretação de textos. Quero estudar interpretação de textos acho que é muito importante para a área que estou trabalhando na atualidade.

  44. Hiolanda das Graças Barrozo e Silva disse:

    Excelente oportunidade. Gostaria de aproveitá-la

  45. Wilson Angélico dos Reis disse:

    Gostaria de fazer o curso “Interpretação de Textos”

    1. Ernestina M C Raimundo disse:

      Gostaria de fazer o curso de Técnicas de Leitura. Como faço para fazer a inscriçao? Aguardo a vossa resposta.

  46. lerino boano disse:

    obrigado prime cursos, tenho seguido atentamente vossos cursos, porém até ao momento não fiz as provas devido a situação do meu país, os cartões visa não funcionam toda via quando da sua liberação será a primeira coisa a ser feita.

  47. Maria Celina Machado Alé disse:

    Vocês tem curso ou informações sobre TCC ou TG? Estou no último ano do curso de Serviço Social e gostaria de já começar o meu trabalho.
    Aguardo retorno. Muito obrigada.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Maria!
      Obrigada pelo seu contato.

      No momento, não oferecemos cursos diretos relacionados a TCC ou TG, mas disponibilizamos conteúdos que auxiliam no processo dos mesmos. Saiba mais acessando o link de todos os cursos: https://www.primecursos.com.br/cursos/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  48. assisti aos vídeos e adorei me envia material para concurso

  49. WALTER MORAES BRIZOLA disse:

    gostaria de fazer o curso de técnica de leitura

  50. Gostei da matéria como ,como faço ´pra fazer o curso<

  51. dirlene maria de paula disse:

    Bom dia !
    Gostaria de saber mais tem um pouco de dificuldade de leitura e não consigo interpretação de textos e troco muitas letras .

  52. Mariza Garcia Pinheiro disse:

    preciso de apostila para o concurso de Orientadora educacional. por favor mandar

  53. Jorge Zangui disse:

    bom dia senhores,
    Por favor, gostaria que me ajudem a aperfeiçoar o Excel. Quero aprender a criar formulas lógicas. o que devo fazer?
    Aguardo

    Atentamente

    Zangui

  54. Anete Aparecida dos santos disse:

    Gostaria de participar desse grupo .

  55. Dulce Helena Villafranca Garcia disse:

    ONDE POSSO FAZER ESSE CURSO?
    E QUANTO CUSTA?

  56. Jose Domingos Oliveira Martins disse:

    eu tambem nao tenho uma boa interpretacao de texto,sou muito defictario nesse sentido por isso gostaria que voces me deem sugestoes de cursos para me ajudar

  57. adorei a informação, me cinto analfabeta em todos os aspectos , por isso quero aproveitar a oportunidade desses cursos e tentar melhorar meu conhecimento.

  58. Denise Goulart Silva disse:

    Boa noite adorei as dicas e gostaria de saber mais sobre o curso…

  59. Daniela Mendes disse:

    Gostaria de fazer o curso de Técnicas de Leitura. Como faço para fazer a inscriçao? Aguardo a vossa resposta.

  60. Maria Aparecida santos Medeiros disse:

    Adorei as dicas e gostaria de saber mais sobre interpretação de texto

  61. Ivanilda Santos Vieira disse:

    Antonio, Suas dicas são excelentes, quero lhe agradecer por todas as vezes em que vejo postagens suas em meu email. Todas de incentivo para o estudo e o crescimento pessoal. Lhe desejo muito sucesso em sua jornada de vida e trabalho. Tenho feito cursos na Prime e pretendo continuar com o aprendizado transformador.
    Muito grata.

  62. mARIA FRANCINEIDE DESOUSA UCHOA disse:

    Tenho muita dificuldade de interpretar por menor que seja

  63. sandra Mara Ribeiro dos Santos teixeira disse:

    tenho muita dificuldade em interpretar texto e gosto de ler, so que existe esta dificuldade pois nao fui acostumada a ler so depois de adulta. gostaria sim de fazer este curso, desde ja obrigado

  64. Você é afiliado de produtos digitais?
    Será que você sabe divulgar corretemente os seus links
    Clica no meu nome para vocè saber mais.

  65. edgar calipi disse:

    gostei muito.
    O meu muito obrigado…

  66. noemia rodrigues dos santos disse:

    amei as dicas ..dsejo muito receber mais dicas ,bom se for gratis claro…obrigado aguardo uma resposta

  67. Dorival Antonio de Amorim disse:

    Técnicas de leitura: Gostaria de fazer este curso como devo roceder

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, tudo bem?

      Não temos o Curso de Técnicas de Leitura, porém temos diversos cursos na área da Educação. Para conhecer todos os nossos cursos, basta acessar o link abaixo:

      https://www.primecursos.com.br/cursos/

      Qualquer dúvida basta entrar em contato ok?

      Prime Cursos

  68. Dorival Antonio de Amorim disse:

    Técnicas de leitura: Gostaria de fazer este curso como devo proceder

  69. Maria Aparecida Albuquerque Araujo disse:

    Bom dia! Adorei as dicas para uma boa leitura e interpretação de textos. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.