Dica: Livro PAI RICO PAI POBRE de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki e Sharon Lechter lançaram no ano de 2000 o livro Pai Rico, Pai Pobre, que nos trouxe grandes lições sobre educação financeira.

O livro, que já teve mais de 30 milhões de cópias vendidas, conta a história do pequeno Robert. Robert teve dois pais, um biológico e um de consideração (pai do seu amigo Mike). Robert conta os conselhos que recebeu de seus dois pais e como isso o ajudou a torná-lo um verdadeiro gerenciador da sua vida financeira.

Os pais davam conselhos diferentes para ele. Enquanto um dizia que o dinheiro é a raiz de todos os males, o outro dizia que a raiz de todos os males era a falta do dinheiro.

Com tudo o que aprendeu, Robert conseguiu identificar três tipos de pessoas:

– As que vivem para ganhar dinheiro;

– As que ganham dinheiro para viver;

– As que dominam o dinheiro e vivem.

Entre os pontos cruciais do livro está a importância do pensamento que adotamos para nossa vida. Esses pensamentos irão influenciar nossas decisões e consequentemente, toda a nossa história.

O dinheiro é uma forma de poder, entretanto, ainda mais poderosa é a instrução financeira. O dinheiro vem e vai, mas se você for educado com relação ao funcionamento do dinheiro, você ganha domínio sobre ele. Por essa razão, o livro bate na tecla dos ensinamentos que não são ensinados na escola, mas na vida. O livro trás algumas lições importantes que podem e devem ser aplicadas no nosso dia a dia.

A primeira lição é com relação a desaprovação da sociedade e como isso nos impede de prosperar, o que o autor chama de “corrida dos ratos”. Ele usa esse termo para nos mostrar o círculo vicioso em que vivemos – Trabalhamos a vida toda para os outros e nunca construímos nada nosso.

Outra grande lição ensinada no livro “Pai Rico Pai Pobre” é que você tem que saber a diferença entre Ativos e Passivos.

Ativo é tudo o que coloca dinheiro no seu bolso, como por ex, imóveis para alugar e ações de empresas.

E passivo é tudo aquilo que retira dinheiro do seu bolso como um carro novo, compras para uso pessoal e impostos).

Em outras palavras, tudo aquilo que você investe e te dá retorno maior do que o valor investido (lucro) é um ativo. Já o que compramos apenas para satisfazer nossos desejos e necessidade, e não nos gera rentabilidade é um passivo. De acordo com o pai rico, essa é a principal diferença entre o rico e o pobre. O rico investe primeiro nas coisas que lhe darão lucros, ou seja, em ativos. O pobre se importa primeiro com os bens para o seu próprio consumo, ou seja, em passivos. Os ricos compram ativos, os pobres só tem despesas e a classe média compra passivos, pensando que são ativos.

Os empreendedores encontram oportunidades onde a grande maioria não vê, e assumem riscos baseando-se em conhecimentos financeiros contábeis e jurídicos. O objetivo do livro de Kiyosaki é fazer você entender que o segredo para uma vida financeira estável não é saber como ganhar mais dinheiro, mas sim como vai gastar o dinheiro que ganhar. Não adianta ter um bom salário se você vai gastá-lo com passivos que não vão te proporcionar nada além de um status momentâneo.

O desejo do Pequeno Robert, assim como o de muitos de nós é se tornar rico. Mas o que impede a ascensão de muitas pessoas, na maioria das vezes, não é o quanto ela ganha, mas sim a sua forma de pensar.

O sistema em que vivemos tenta nos aprisionar a viver uma vida limitada, no qual doamos todo o nosso tempo para trabalhar e ganhar o dinheiro que nos manterá. Porém, esse não é um pensamento rico.

O rico sabe que antes de qualquer coisa, precisa usar o seu dinheiro para comprar ativos que possam aumentar a sua fonte de renda. Com os lucros que recebem, compram as coisas que querem, enquanto o pobre gasta todo o seu salário para ter coisas iguais, mas nunca terá tempo de desfrutar o que comprou. Essa história nos ajuda a refletir sobre o estilo de vida que levamos e sobre a percepção consumista que temos em relação ao dinheiro. Quando o pai de Mike, o pai rico, fala que é preciso fazer o dinheiro trabalhar para você, ele quer dizer que é preciso ter visão e não ser ansioso para obter tudo o que deseja da noite para o dia.

Se tornar rico é uma escalada, que deve ser construída com estratégias tangíveis e possíveis dentro da sua realidade. Para fazer isso acontecer é preciso deixar a murmuração de lado e não ter medo de ousar e ser diferente dos demais. O medo do fracasso leva muitas pessoas a anular seus sonhos e a se tornarem frustradas. Se você quer se tornar rico ou a princípio, apenas mudar sua percepção financeira, tenha ousadia e coragem. Esses dois elementos são essenciais para quem quer mudar de vida e alcançar voos mais altos. Que tal começar agora mesmo?

E para finalizar, recomendamos a todos a leitura do livro PAI RICO PAI POBRE!

Gostou do artigo de hoje? Gosta de dicas de livros? Se sim, comente! 🙂

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

16 Comments

  1. Jane Nascimento disse:

    Gosto muito de todas as dicas de livros. Parabéns! Bom dia!

  2. Adorei os comentários sobre o post do livro, acho que se todos tivessem essa consciência e informação existiria menos miséria e menos desigualdade social, menos famintos e menos esbanjadores . Muito bom !!!!!

  3. Vou procurar ler este livro, obrigada pela idéia. Abraços Prime.

  4. MAGNO FERREIRA LUZ disse:

    OBRIGADO < PELA DICA, gostei

  5. João Raimundo disse:

    Excelente sugestão para o aprendizado de vida financeira saudável.

  6. Nelci Vieira Pires disse:

    Nelci Vieira

    Já esse livro achei muito interessante estou buscando informações sobre finanças e.
    [email protected]

  7. Alberto Florindo Bumba disse:

    Na verdade amei das dicas , obrigado por ter alertado me mais uma vez,

    valeu prime abraços.

  8. Amo ler livros e esse eu já conheço é ótimo.

  9. Já li o livro. O comentário foi maravilhoso, fez eu lembrar da leitura e até animei a ler novamente. Pababéns!

  10. Amei, é tudo que precisamos colocar em prática. fazer o dinheiro trabalhar para nós, é uma mudança radical de pensamento, uma vez que fomos criados s ter medo do dinheiro e não respeito.

  11. Excelente artigo. vou procurar o livro para ler.

  12. Luciano Almeida disse:

    A mais pura verdade,esse livro acaba por libertar as várias mentes que estão anestesiadas, com crenças limitantes.A forma de pensar e o que a pessoa faz com isso,muda o fluxo de tudo.

  13. REALMENTE UM LIVRO QUE ABRIR MENTE ,PARA ELIMINAR HABITOS QUE ENFRAQUECER NOSSO CONHECIMENTO.

  14. Pedro ivo de Cristo Pereira disse:

    Bom dia preciso elaborar 15 perguntas com respostas desse livro tou precisando da ajuda de vcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.