Dicas de filmes para aprender sobre economia

O objetivo da Economia é oferecer informações sobre o funcionamento das atividades econômicas, das sociedades e da economia Global, e com isso é possível analisar as decisões dos indivíduos, das empresas, das famílias e do comportamento humano, das estruturas das sociedades e da disponibilidade de recursos, dos conhecimentos e das crenças dos indivíduos e dos grupos. Alguns dos melhores pensadores, políticos e cientistas de todos os tempos já contribuíram para esta ciência.

É muito importante ter um conhecimento básico sobre Economia, até porque a maior parte dos problemas políticos atuais possui importantes características econômicas. Além disso, estudar sobre economia não é algo indicado apenas para os especialistas no assunto ou estudantes das faculdades. Para quem desejar obter uma vida financeira saudável, é fundamental compreender como o mundo econômico funciona.

Muitos livros podem ajudar, porém também podem dificultar já que possuem alguns termos teóricos. Para isso, uma ótima opção para quem deseja aprender um pouco mais sobre este assunto é assistir filmes, que trazem uma linguagem mais descontraída, e combinam conhecimento e entretenimento. É uma ótima ótima maneira de aprender e se divertir! Para isso, criamos uma lista com 6 filmes para aprender sobre economia. Vamos lá?

A Dama de Ferro

Sinopse

Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Fonte: Adoro Cinema

Qual a ligação do filme com economia?

É possível perceber a importância da economia no momento histórico em que Tatcher governou o Reino Unido. Ela foi a responsável por impor o fim da era do Fordismo na economia mundial – sistema baseado na linha de produção.

É muito comum ouvirmos o termo “neoliberal”, mas poucos entendem seu real significado. Através de A Dama de Ferro é possível conhecer melhor essa ideologia econômica, aplicada por Tatcher para estabilidade do Reino Unido em anos difíceis. Ela angariou uma legião de seguidores, mas também muitos desafetos por sua política linha dura e uma condução da economia que rompia com os antigos ideais.

No filme é possível compreender um pouco sobre o termo “neoliberal”, ideologia utilizada por Margaret Tatcher para estabilidade do Reino Unido em anos difíceis. Ela conseguiu juntar uma legião de seguidores, porém também alguns inimigos devido a sua política de linha dura e uma condição da economia que quebrava com os antigos ideais.

Veja abaixo o trailer do filme:

Margin Call: O dia antes do fim

Sinopse

Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham no setor de riscos em uma corretora, que está realizando uma série de demissões. Cerca de 80% do setor em que trabalham foi demitido, entre eles o chefe do trio, Eric Dale (Stanley Tucci). Ao pegar o elevador Eric entrega a Peter um pen drive, que contém algo em que estava trabalhando no momento. O alerta para que tomasse cuidado com o conteúdo chama a atenção de Peter, que fica após o horário de trabalho para dar uma olhada no arquivo. Logo ele descobre que trata-se de uma análise da volatilidade da empresa, que indica que há duas semanas ela ultrapassou e muito o limite de risco o qual pode correr. Desta forma a empresa está prestes a falir, o que provoca uma reunião de emergência com diversos setores da empresa, entre eles seu dono, o acionista John Tuld (Jeremy Irons).

Fonte: Adoro Cinema

Qual a ligação do filme com economia?

Neste drama, sobre a crise financeira de 2008, é possível observar como as crises podem ser cíclicas do capitalismo e da história mundial. Além disso, é possível analisar que nos momentos de crise o mercado de trabalho demanda de profissionais competentes e criativos.

Veja abaixo o trailer do filme:

Freakonomics

Sinopse

Baseado no livro best seller do economista Steven Levitt em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner, o documentário aplica a teoria econômica para as questões sociais, como o crime e o aborto.

Fonte: Filmow

Qual a ligação do filme com economia?

O legal do filme é que ele explica sobre alguns termos teóricos, como falamos no início do artigo, porém de forma prática, unindo economia com entretenimento. É muito indicado para quem deseja aprender sobre economia, já que o filme é baseado na relação da economia com o dia a dia, com exemplos mais fáceis de compreender.

Veja abaixo o trailer do filme:

A ascensão do dinheiro

Sinopse

The Ascent of Money: A Financial History of the World (A Ascensão do Dinheiro: Uma História Financeira do Mundo – título no Brasil ) é um documentário britânico de 2008 baseado no livro best seller de Niall Ferguson e apresentada pelo próprio autor, é vencedora do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Documentário de 2009.

Fonte: Wikipedia 

Qual a ligação do filme com economia?

Este documentário é baseado no livro de Niall Ferguson, historiador da Grã-Bretanha, e mostra um histórico econômico do progresso e do desenvolvimento até chegar no século 21. A ideia principal do filme é demonstrar a maneira que a história enfrentou as grandes crises econômicas.

Veja abaixo o trailer do filme:

Commanding Heights

Sinopse

Dividido em três episódios, o documentário destrincha a história econômica da segunda metade do século XX. Entre os temas abordados, estão a reconstrução do pós-guerra, a construção do Estado de bem estar social, as crises do capitalismo e do socialismo. O filme tem o mérito de mostrar a mudança, cheia de dramas, das economias nacionais para se adequar na competição global.

Fonte: Filmow

Qual a ligação do filme com economia?

Neste filme é possível analisar os conceitos de Estado de bem estar social, o capitalismo, o socialismo e as suas crises. É uma ótima opção para quem deseja conhecer a história da economia na segunda metade do século XX, pois o filme mostra muito bem o movimento de mudança pelo qual o mundo estava passando.

Veja abaixo o episódio 1:

O longo amanhecer – Uma cinebiografia de Celso Furtado

Sinopse

O economista Celso Furtado é um dos mais importantes e influentes intelectuais brasileiros. Nesta produção, sua vida e obra são retratadas, com fartura de detalhes, pelo diretor José Mariani, que faz uma investigação sobre a atualidade do pensamento de Furtado, ao mesmo tempo em que constrói um painel do País segundo a linha de pensamento de seu personagem. O filme conta com o depoimento de muitos estudiosos e pensadores importantes, e ainda tem 82 minutos de material extra.

Fonte: Filmow 

Qual a ligação do filme com economia?

Considerado um dos maiores economistas brasileiros, Celso Furtado mostra com detalhes sua vida e seus pensamentos. Uma das vantagens é que diversos estudiosos e pensadores comentam no filme. Além disso,  com o filme é possível obter uma breve introdução sobre o pensamento econômico brasileiro, e através dele, podemos compreender o nosso desenvolvimento enquanto país.

Veja abaixo o trailer do filme:

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deseja se atualizar e buscar qualificação? Já pensou em fazer um curso online? Com a Prime Cursos você pode fazer diversos cursos de forma gratuita! É rápido e prático, e para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro em nosso site e assinar os cursos de seu interesse!

Se assistir algum dos filmes citados, deixe sua opinião!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

4 Comments

  1. Vou ver os filmes, quero saber como fazer aplicação em bolsa de valor.Somente perco dinheiro em negócios mal feito.

  2. Conceição de Maria Carvalho disse:

    Nossa……Parabéns á equipe do PRIME CURSOS.
    acho muito especial como eles organizam tudo….
    ” AMO ISSO TUDO ! “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.