O que faz o cuidador de idosos

O que faz o cuidador de idosos? Quais suas responsabilidades?

A principal função do cuidador de idosos é zelar pela saúde, conforto e bem-estar do paciente com idade avançada. Isso quer dizer que para exercer essa função o profissional deve ter conhecimento técnico em diversas áreas para desempenhar o papel da melhor forma possível.

Um grande exemplo é a limpeza do ambiente e utensílios do idoso: apesar de não ser função do cuidador fazer a faxina na residência, ele deve sempre prezar pela limpeza do ambiente e de utensílios e aparelhos usados pelo paciente.

Pensando em lhe ajudar a entender quais são as funções de um cuidador de idosos e quais são suas responsabilidades, separamos alguns tópicos que certamente irá tirar todas suas dúvidas sobre a profissão. Veja a seguir!

O que faz o cuidador de idosos?

Cuidados com a saúde e higiene

Uma das principais funções do cuidador de idosos é cuidar da higiene e saúde do paciente, o que inclui:

  • administrar o uso de medicamentos;
  • acompanhamento em consultas médicas e exames;
  • agendamento de exames;
  • auxílio durante o banho;
  • troca de fralda, quando necessário.
refeição saudável
o cuidador de idoso deve sempre escolher alimentos saudáveis para as refeições

Os cuidados com a saúde também dizem respeito à a alimentação em questões de escolhas saudáveis para o idoso. Isso significa que o alimento deve ser nutritivo e fresco.

Apesar de também ser responsabilidade do cuidador limpar algumas feridas e trocar curativos, nem sempre é sua função exercer esse papel.

Funções administrativas

Quando não há nenhum responsável pelas obrigações administrativas do paciente, ou os familiares não possuem disponibilidade para lidar com elas, o cuidador de idosos fica responsável por desempenhar essa tarefa. 

Isso quer dizer que o profissional se responsabilizará por pagar as contas da casa, fazer compras em mercados e farmácias e outras tarefas ligadas à administração da residência ou saúde do paciente.

Além disso, quando o idoso faz acompnhamento com fiosioterapeuta, psicólogo ou nutrucionista, por exemplo, quem administra o agendamento de consultas e faz o pagamento também é o cuidador.

Organização

A organização diz respeito a agenda do lar e do paciente, cuidando para que a rotina da casa seja seguida de acordo com as necessidades do idoso e as recomendações médicas. Ou seja, o horário do almoço deve estar de acordo com o horário dos medicamentos para que eles sejam ingeridos antes ou depois das refeições.

O cuidador de idosos também deve organizar o quarto e preservá-lo sempre limpo e confortável, e estar atento aos outros cômodos da casa para evitar acidentes domésticos e facilitar a movimentação do paciente dentro da residência.

roupas dobradas
também é de responsabilidade do cuidador de idosos lavar as roupas do paciente

A lavagem e organização das roupas de cama e roupas pessoais do paciente também são responsabilidade do profissional.

Socialização

O cuidador tem o dever de zelar pela saúde emocional do paciente incentivando, sempre que possível, que o idoso tenha uma vida social ativa e interaja com a família e amigos. Você também deve ajudá-lo a usar celulares e telefones caso ele se sinta confortável usando esse tipo de aparelho.

Tudo isso porque, nessa etapa da vida é normal nós nos sentirmos excluídos da sociedade e a função do cuidador é estimular o convívio social para que o idoso não se sinta isolado do resto do mundo.

Promover o bem-estar

O cuidador deve colaborar para promover a saúde emocional e o bem-estar do paciente. Por isso, os profissionais do ramo devem agir com paciência, calma, saber ouvir e apoiar o idoso em todas as situações.

Isso também inclui o estímulo da prática de atividades físicas ao ar livre, que melhoram a saúde e o humor do paciente.

Realizar passeios e viagens

Ao exercer a profissão de cuidador de idosos, a pessoa deve estar ciente que entre as suas tarefas está a programação de passeios e viagens de férias, já que isso também é importante para que o indivíduo com idade mais avançada tenha um período para descansar a mente e se divertir.

Em alguns casos o cuidador de idoso pode até mesmo viajar junto ao paciente para auxiliá-lo com os medicamentos e alimentação.

Características de um cuidador de idosos

Paciência

É natural que com o passar dos anos os idosos sofram com doenças degenerativas ou assumam um comportamento imaturo. Isso significa que em muitos casos o cuidador de idoso deve ser paciente e respeitar os sentimentos e decisões do idoso e nunca querer impor a sua vontade.

o que o cuidador de idosos não pode fazer
o cuidador de idosos deve ser paciente e tentar entender os sentimentos da pessoa de terceira idade

Com o passar do tempo também passamos por dificuldades motoras, por isso é necessário que o cuidador haja com profissionalismo e atenda sempre seu paciente com bom humor e simpatia. 

Empatia

Um ponto importante para quem deseja trabalhar com pacientes da terceira idade é desenvolver a empatia e se colocar no lugar do paciente. Como você se sentiria se não pudesse mais realizar as suas tarefas diárias sozinho?

A partir daí você consegue ter uma ideia de como ele se sente e como gostaria de ser tratado, além de aprender a pensar mais em como o seu paciente se sentirá diante de cada desafio enfrentado.

Atenção

Cuidar de pacientes em terceira idade é uma profissão que demanda que o profissional esteja sempre atento, uma vez que você estará lidando com a saúde de um indivíduo que depende de você para muitas ações.

Isso quer dizer que você deve estar sempre focado durante as refeições, banhos, administração das medicações e atividades físicas e de lazer para evitar acidentes que podem colocar a saúde do seu paciente em risco.

Depois de ver o que faz um cuidador de idosos e todas as suas responsabilidades, não deixe de levar as nossas dicas em consideração e desenvolver empatia e paciência durante o trabalho. Você também pode optar por fazer um curso preparatório e aprender a lidar melhor com as situações cotidianas de quem cuida de pacientes na terceira idade, a fim de desenvolver habilidades mais avançadas para exercer essa função.

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.

Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

1 Comentário

  1. Maria Rosa Carneiro da Silva disse:

    Nossa me ajudou muito tirou minhas duvidas muito bem explicado obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.