6 Dicas de relaxamento para quem está cansado da rotina

Prime Cursos 17.05.2017

Quem nunca chegou em casa cansado após um longo dia de trabalho e tudo o que mais queria fazer era deitar e dormir? Apesar do desejo ser forte, sabemos que nem sempre isso é possível, não é mesmo? Porém é comum estar esgotado com o trabalho, estudos ou com a rotina do dia a dia.

A rotina do profissional pode virar um sinônimo de estresse, principalmente nos últimos tempos, pelo excesso de informações, tarefas, trânsito pesado, má alimentação, sedentarismo, e até o medo de perder o emprego devido à crise.

Por mais que você goste do que faz, o excesso de trabalho ou uma rotina sempre igual podem cansar e estressar. Para isso, selecionamos algumas técnicas para relaxar e descansar. Vamos lá?

Antes de tudo é fundamental compreender que os problemas sempre existirão, mas o que você pode mudar é a forma de como reagir. Quanto antes você começar a mudar, melhor, pois assim você consegue evitar que o pequeno estresse se transforme em algo muito mais grave. O auto cuidado deve ser cultivado diariamente para encarar os problemas do dia a dia. É importante estar sempre se policiando para se acalmar, pensar positivo e tentar ao máximo evitar o estresse. Até porque, de qualquer jeito os problemas irão aparecer, então você terá duas formas de reagir:

1 – se estressar, ficar alterado e tentar resolver.
2 – ficar calmo, pensa positivo e tentar resolver.

Na sua opinião, qual das opções acima trará mais benefícios?

Fique mais tempo offline

O vício pelo smartphone é comum entre a maioria das pessoas hoje em dia. Todos estão sempre conectados e largar o celular pode ser uma tarefa difícil. Porém tente adotar o hábito de se afastar um pouco do aparelho para melhorar seu bem-estar mental e até físico.

Você sabia que a Universidade de Worcester encontrou – durante um estudo – uma conexão direta entre o estresse e o hábito de checar de forma compulsiva notificações, atualizações e mensagens de texto no smartphone? De acordo com o estudo, as pessoas mais estressadas chegavam até a sentir “vibrações fantasmas” nos seus aparelhos mesmo quando não havia nenhuma notificação.

Se você está se sentindo estressado e esgotado, aposte no exercício de reduzir o tempo que passa no celular, e se possível, desligá-lo depois de uma certa hora da noite. Tire um tempo para verificar suas mensagens e notificações, mas deixe esse tempo já preestabelecido para não correr o risco de perder mais tempo do que o necessário, certo?

Sedentarismo é coisa do passado

Você já ouviu aquela famosa frase “Quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa“?. Sabemos que em muitos casos as pessoas realmente possuem muito pouco tempo para se exercitar, porém hoje existem diversas maneiras de mover o corpo. Você pode sair para caminhar, fazer alguns alongamentos e exercícios em casa ou até chamar alguém para praticar um esporte com você. Opções não faltam, e por menor que seja o seu tempo disponível, lembre-se de que qualquer exercício poderá ajudar. O importante é não ficar parado, até porque hoje em dia o sedentarismo já é, ou deveria ser, coisa do passado.

Um artigo feito na Escola de Medicina de Harvard diz que para relaxar a mente, é necessário relaxar o corpo. O bem-estar físico se tranquiliza quando há bem-estar mental, e vice-versa.

Por mais que pareça contra intuitivo fazer algo que exige gasto de energia, se você está esgotado do trabalho, saiba que um exercício pode ser relaxante. De acordo com estudos, a atividade física estimula a produção de neurotransmissores como a endorfina, associados à sensação de bem-estar, e diminuem outros hormônios, como adrenalina, ligados ao estresse.

As atividades físicas como ioga e natação, de acordo com pesquisadores da Universidade de Nova York, diminuem consideravelmente sintomas como ansiedade, fadiga e tensão.

Respire fundo e medite

Nossa respiração acelera naturalmente quando estamos ansiosos e estressados. Para isso, o ideal é fazer o oposto, se acalmar e inspirar e expirar lentamente. Isso ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no cérebro. Além disso, prestar atenção na respiração ajuda a diminuir a frequência cardíaca e relaxar alguns músculos. É uma técnica antiestresse que pode ser feita em todos os momentos que você se sentir ansioso, independente da onde estiver. E quando falamos de respiração correta e profunda, muitas vezes nos lembramos da meditação. Já são diversos os estudos que mostram os benefícios, tanto mentais quanto físicos, experimentados por praticantes da meditação. E um dos principais motivos que faz com que as pessoas busquem meditar, é diminuir a ansiedade e o estresse. A meditação é uma excelente forma de acalmar a mente, e para isso, é necessário aprender a apreciar a sua própria respiração. Busque relaxar e anular todos os pensamentos. No começo é difícil, mas com o tempo você irá se acostumar com a técnica. Se preferir coloque uma música lenta, e fique sempre numa posição confortável. Não há um tempo determinado, porém de acordo com especialistas, cinco ou dez minutos já pode ser um ótimo começo.

Ouça música

Qual a graça da vida sem música? Ouvir música ajuda a relaxar o cérebro! Quem nunca ficou animado após colocar uma boa música, não é mesmo? Escolha um repertório de acordo com o seu estilo e gosto e comece a aproveitar este poderoso calmante. Segundo pesquisadores dos Estados Unidos, da Alemanha e da Suíça, nosso sistema nervoso tem mais capacidade para se recuperar de uma situação estressante quando ouvimos música antes de vivê-la. Não sabe o que ouvir? Um estudo aponta a música “Weightless”, da banda britânica Marcoli Union como a canção mais tranquilizadora do mundo.

Colorir ou desenhar pode ajudar

Sim, existe um bom motivo para ter um livro de colorir: ele pode ser um excelente antiestresse. Apesar de muitas pessoas relatarem que se estressam pintando imagens, muitas conseguem obter o relaxamento. Caso você não goste de pintar, que tal desenhar? Abuse da criatividade, pois de acordo com pesquisadores da Brooklyn College, desenhos podem ser uma ótima distração terapêutica, desde que absorvam totalmente o foco e a reflexão do indivíduo. Para isso você deve se concentrar em representar cada detalhe do seu tema. Se estressou? Que tal pegar um lápis e começar a criar?

Se conecte com a natureza

Como já falamos aqui no blog, alguns minutos em contato com a natureza podem causar um alívio cerebral, dando uma pequena pausa para o cérebro de todo o agito das rotinas diárias. Aproveite para unir três dicas deste artigo: faça uma caminhada ao ar livre, respirando profundamente, ouvindo o som dos pássaros, sentindo o ar puro e observando todos os detalhes da natureza. A natureza pode trazer diversos benefícios para a saúde, principalmente aliviar o estresse. Ande descalço na grama, toque nas folhas, observe o céu, mergulhe no mar. Após fazer isso, você irá obter uma sensação maravilhosa de bem-estar.

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim! Que tal agora tirar um tempinho para buscar o relaxamento?

Prime Cursos

Leia Também

50 Comments

Celia Regina Carneiro teixeira

Sempre acompanho os textos que vcs nos oferecem. Sáo de muita utilidade. Agradeço, principalmente, este de hoje, pois chegou na hora precisa.
Obrigada

Reply
JEIZIANE VASCONCELOS

ADORO TODOS OS CURSOS DE VOCÊS, SEMPRE APRENDO ALGO TANTO PRA VIDA PESSOAL COMO PROFISSIONAL.

Reply
Abhay

Pode ser qualquer estresse, Quando eu leio a Biblia e faço oração, Eu fico alegre e satisfeito e sinto aliviado. tentam disso, tenho certeza que vcs também vão experimentar disso.
Ele fortalece o cansado
e dá grande vigor ao que está sem forças.
Isaías 40:29

Reply
Doroty Rocha

Essa sim é A MELHOR de todas, mais eficaz e a que realmente funciona …não só pra ESTA VIDA, mas pra TODA A ETERNIDADE! Ler a Bíblia…a Santa Palavra de Deus!!! Parabéns pelo comentário abençoado, Abhay!!! Abraço.

Reply
Joseval de Almeida Dias

Obrigado. Eu gostei muito das dicas pois ultimamente mim sinto muito cansado. Alguma conta pra pagar. E também perco muito tempo no smartphone quero muda pra melhor. Obrigado por mim ajuda tanto

Reply
Avuamuehe Niheieque

Gostei imenso e foi algo que me ajudou em olhar as questoes de uma forma distinta. Muito obrigado.

Reply
Silvania Medeiros

Maravilhoso todos os comentários e dicas ,parabéns …Obrigado

Reply
Marcos C. Soares

Eu me encontro nessa situação de qualker jeito com este texto to grato pelos conselhos ou seja pelas dicas espero que tragam mais soluções par nossos problemas.

Reply
Carlos

Boa tarde

Valiosíssima esta dica. Cliquei no vídeo por curiosidade para ouvir só um trechinho e acabei dormindo por um longo tempo. Vocês são dezzzzzzz!

Reply
Neandres

Legal já dou maior valor ao som, mas ainda me sinto incomodado com o dia a dia,porém tem algumas técnicas aqui que para se me ter vantagens e vou continuar pois quem não tem extrece​ atire a primeira pedra …..✌

Reply
waldecy lourdes de moura alves

Boa tarde
Obrigada pelas dicas,precisava urgente dessas orientações.continuem contribuindo.Valeu…

Reply
Macilene Martins dos santos silva

Boa tarde! obrigado, eu gostei muito das dicas e que é de grande importância para a nosso dia a dia.
hoje a nossa vida é muito agitada, estresse, mais quero dizer que amei muito. foi maravilhoso!!!!!!!

Reply
Valdenes

Amei ,estava mesmo precisando mesmo dessas dicas.agora é so aproveitar.

Reply
marcia vanessa

Estou cansada so de olhar esta materia .
Alguns anos venho assim nao concluo nada,e so quero estar num lugar que nem eu sei qual .

Reply
Jorge Gomes

Fantástico…as Dicas de relaxamento….PARABÉNS, PRIME….Sempre dando informações importantes, com riqueza de detalhes….Muito bom. …Obrigado

Reply
Rafael Maselalele Vumina

Muito obrigado ao Prime Cursos! isto deu mim uma grande motivação e sempre irei abusca da felicidade nunca vou desistir dos meus sonhos… Valeu! Valeu! valeu

Reply
Sandra Samuel

gostei,dicas importantes para os dias de hoje que a vida e muito acelerada.

Reply
pedro batista de queiroz

Ola boa boa tarde fiquei alguns dias sem estudar,
mas voltei e reiniciei minhas leitura graças a voces
sempre e possivel atualisar e desistressar um pouco
hoje eu gostei muinto deste artigo valeu obrigado.

Reply
Ana Maria da Silva

excelentes dicas. Artigo super interessante. Estou concluindo um curso e vou já já fazer outro.Vocês são ótimos.

Reply
fatima freitas

Amei as orientações, e o comentário bíblico, mas o contato com a natureza,
O banho no mar, me deixa muito tranquila também!!

Reply
Michele

Eu tenho uma vida bem corrida e estressante, porém com dicas que foram passadas vou procurar melhorar aplicando no meu dia-a-dia.
Ouvir música, gosto muito e passear em lugares diferentes será muito bom…. Obrigado

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *