7 Dicas Para Uma Boa Organização Pessoal

Prime Cursos 04.12.2017

Você já chegou desanimado no fim do dia por não ter conseguido concluir todas as suas tarefas? Saiba que isso é totalmente normal, pois muitas vezes, por falta de organização pessoal, não é possível cumprir todas as metas diárias. E quando é possível, o dia é finalizado com muita gratidão e aquela sensação de dever cumprido! Com isso, é possível ganhar mais tempo no dia a dia, deixar de procrastinar e ser uma pessoa mais organizada e focada.

É possível fazer muito mais daquilo que gosta ou precisa quando você tem um tempo livre, como por exemplo, assistir aquela série que você adora ou estudar um novo idioma. Por isso, se você deseja se tornar uma pessoa mais organizada, veja 7 dicas para uma boa organização pessoal:

Tenha uma agenda

Ter uma agenda é essencial para quem deseja organizar o seu dia a dia. Pode ser uma agenda digital ou de papel, pois o objetivo é anotar todas as suas tarefas e compromissos. Você conseguirá se organizar melhor para seus próximos compromissos ao anotar e agendar tudo o que for importante. Tendo uma agenda, as chances de você se esquecer das suas tarefas diárias diminuirá.

Foque na qualidade

Por mais corrido que seja o seu dia, não tente fazer mais do que o seu tempo permite. É claro que quanto mais coisas você conseguir fazer, melhor, mas desde que tudo seja BEM feito. O objetivo é focar na qualidade, e não na quantidade. Não adianta colocar 30 coisas na agenda para fazer, se você tem tempo disponível apenas para 10. É muito melhor fazer uma única coisa bem-feita, do que duas sem qualidade.

Não procrastine

Não perca mais tempo com coisas desnecessárias. Sempre que perceber que está fazendo algo que não é importante, pare imediatamente e volte ao trabalho. Lembre-se daquela sensação boa de dever cumprido no final do dia e volte a realizar suas tarefas. No final, quando tudo for concluído e perceber que seu tempo está até sobrando, você ficará grato com sua atitude.

Faça coisas que você gosta

A organização pessoal também significa saber administrar um tempo para você! Muitas vezes, com o estresse e correria do dia, muitos esquecem de separar um tempinho para fazer algo que gostam, como ver um filme, ler um livro ou apenas relaxar. Por mais trabalho que você tenha, tente sempre separar alguns minutos do dia para fazer qualquer coisa que você goste! Ter uma recompensa após um longo dia de trabalho poderá ajudar a manter você motivado. Veja como isso é importante no nosso último artigo, sobre o livro O Poder do Hábito!

Cheque a sua lista

Analise a sua lista no final do dia para confirmar se todas as suas tarefas foram feitas. Se você conseguiu finalizar tudo, parabéns, continue assim! Se ficou “devendo” algo, tente finalizar, ou então, anote como prioridade para o dia seguinte. Não se pressione, pois nem sempre é possível realizar tudo do jeito que planejamos.

Respire fundo

Por que respirar fundo pode ajudar na minha organização pessoal?”

O simples ato de parar e respirar profundamente pode ajudar quando temos muitas coisas para fazer. É normal que o estresse apareça, e junto com ele o desânimo pela quantidade de coisas a serem feitas num único dia. Com isso, muitas pessoas acabam desistindo e deixando para fazer suas tarefas no dia seguinte, e assim vai. Quando percebem, o trabalho está todo acumulado, e fica ainda mais difícil se organizar e voltar à rotina normal. Por isso, respire fundo, acalme-se e faça uma coisa de cada vez. Lembre-se da dica que já falamos: é muito melhor fazer pouco, mas bem feito, do que muito na pressa e sem qualidade. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Relaxe e vá aos poucos realizados suas tarefas do dia.

Não desanime

Essa dica complementa a dica anterior. Só porque hoje não deu certo, não desista dos seus planos, objetivos, tarefas e compromissos. Comece mais cedo amanhã, com mais foco e determinação. Nem sempre o planejamento do dia vai funcionar do jeito que você imaginou. Mas saiba que todos os dias você tem uma nova chance para se organizar. Então, não é por causa de um deslize que você vai jogar tudo para o alto, certo? Comece de novo e continue até funcionar. Dê o seu melhor diariamente!

Esperamos as dicas de hoje possam ajudá-lo a ter uma boa organização pessoal!

Veja abaixo mais dicas sobre como organizar o seu tempo:

Para quem tiver interesse, a Prime Cursos oferece o Curso de Administração do Tempo, onde o aluno aprende sobre planejamento, passos para gerenciar o tempo com maior eficácia, princípios gerenciais clássicos de administração de tempo e muito mais! O curso é online e gratuito, e para estudar basta fazer o seu cadastro no site e começar agora mesmo!

Gostou? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Leia Também

5 Comments

JOSÉ EDISON DIAS

Tenho sempre no pensamento e nas declarações em conversas e reuniões, afirmado que a Escola é o pilar estrutural e inabalável na vida de qualquer cidadão. O PRIME CURSOS é um depto saudável e ativo deste poder. Sinto-me feliz e deveras algo competente com a presença do PRIME CURSOS em minha vida. Seja sempre BEM VINDO

Reply
Victorino Mamede

PRIME CURSOS É UMA GRANDE FERRAMENTA DE SABEDORIA E CONHECIMENTO EU AGRADEÇO POR QUE NESTE ESTOU APRENDENDO MUITA COISA .

Reply
Carmen Terezinha Matté Felpe

Muito boas as dicas, mas são básicamente as que sempre faço. Obrigada.
Carmen

Reply
Tarcísio Botelho

importante falar em organização para quem estuda, principalmente à distância. Temos uma cultura de pouca disciplina e organização do tempo, que espero mudar com os estudos à distância.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *