Fatores que podem causar depressão no trabalho

Você sabia que existem alguns fatores que podem causar depressão no trabalho? Ela ocasiona perdas de mais de 240 bilhões de dólares ao redor do mundo a cada ano e, será a doença mais incapacitante do planeta até 2020.

Diversas situações no dia a dia de trabalho podem ter grande influência no quadro depressivo. Um dos principais motivos disso está relacionado a ter que fazer uma tarefa da qual o funcionário não se sente preparado ou capaz de atender a demanda.

Não apenas a depressão, mas diversas outras doenças de saúde podem ser causadas por um ambiente de trabalho estressante. Sabendo da importância deste assunto, separamos hoje alguns fatores de risco que podem desencadear a depressão no ambiente de trabalho:

Cobrança exagerada

Quem nunca se sentiu pressionado ao receber alguma tarefa praticamente impossível de fazer? Ou quando é preciso terminar algo em pouco tempo? Junto com isso vem a sensação de estar sendo o tempo todo avaliado. A cobrança excessiva é uma das principais causas da depressão no trabalho. Faça o seu trabalho com calma e não se pressione. Se for necessário, explique ao seu superior que não irá conseguir finalizar no tempo solicitado. É claro que se esforçar é fundamental, mas não estrague sua saúde por isso.

Clima ruim

Não se dar bem com os colegas de trabalho ou até com os gestores da empresa pode influenciar na qualidade de vida. O clima ruim no ambiente de trabalho pode fazer com que qualquer pessoa perca a vontade de trabalhar naquele local.

Carga excessiva

Longas jornadas de trabalho podem se tornar uma alavanca para o desenvolvimento ou até para piorar a depressão já existente. Trabalho em excesso e com ritmo sempre acelerado ou até pouco trabalho, também são fatores que podem contribuir para a doença.

Tarefas estressantes

São raros os trabalhos que podem ser considerados 100% perfeitos, por isso é muito comum encontrar pessoas que não gostem de algo da rotina de trabalho, seja alguma tarefa estressante ou o horário que não agrada. Isso é totalmente normal, e é preciso se acostumar e continuar focado no trabalho. Porém, existem alguns cargos que exigem diversas tarefas estressantes, com horários estendidos, escalas inflexíveis, além de problemas de comunicação e falta de integração entre diferentes setores. Quando existem muitas dificuldades ou um único (e grande) problema, é preciso tomar cuidado. Tudo isso pode elevar o nível de estresse, causando assim a depressão.

Indefinições e Sensação de instabilidade

A sensação de instabilidade no trabalho, causada por falta de segurança no cargo, pode fazer com que a pessoa viva preocupada e estressada, podendo causar depressão.

Veja abaixo um vídeo interessante sobre depressão no trabalho:

Fique atento e analise sua rotina de trabalho! Esperamos que as dicas de hoje possam ajudar!

Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

59 Comments

  1. Tenho convivido com colegas, amigos que passam por este problema, principalmente, na atual situação do país. Agradeço pelas dicas!

  2. Romes Oliveira Macedo disse:

    Os chefes de empresas supervisores estressam os funcionários que fazem o que pode e às vezes um diferencial a mais pela empresa e eles só estressam mais e mais já bastam o próprio trabalho que os estressa e acaba sufocados por eles.

  3. José Maria Carvalhaes Rodrigues disse:

    A maior causa de Depressão e não ter o que fazer!

    1. Esse trabalho ai é funcionário publico que não tem meta, e nem compromisso com o que faz, justamente por não ser demitido com facilidade.

    2. Renato Aragão tem depressão há anos.

    3. Se tivesse mais incentivos do que pressão os funcionários não passariam por estresse. Minha opinião.

  4. Gracamalheiro disse:

    Excelente
    Meu trabalho é muito estressante pelo motivo de 24 horas 6 dias por semana.
    Estou m sentindo muito cansada

  5. Infelizmente não são caso esolados mas são ignorado pela lei já passei por dirvesa situação racismo calúnia exploração hoje tenho 47anos não tenho ânimo para trabalhar em firma .faço amizade fácil gosto de novidade procuro dar o meu melhor mas vivemos num lugar que as pessoas perversa tem as palavra final hoje procuro trabalhar dentro da minha casa estou fazendo algum curso pra fica mas por dentro das coisa e se um empreendedora .depressão e o pior sintoma a pessoas que fica sozinha num quarto escuro chorando .mas isso não resolver e nem paga minhas conta. e levantar a cabeça crê em Deus e no seu potencial. E mao a obra bom dia

    1. Levanto a cabeça e vejo os meus pés e pássaros que me insultam e me julgam o tempo todo dentro do meu habitat

    2. Claudia José ribeiros Fagundes disse:

      Depois lendo está mensagem vai muito me ajudar

  6. Muito bom e no momento certo pois estou prestes á iniciar em uma nova função e terei uma certa preocupação á mais.

  7. Exelente assunto.pois eu estou passando por esse momento dificil.porem foi demitida pela empresa que trabalhava.apos um afastamento médico com pisiquiatra,devido a muita cobraça,pressao pisicologica.A empresas simplismente não dá inportancia ao colaborador.hoje minha situaço é complicada Pois não tenho plano de saúde pois imediata mente foi cancelado.

  8. Existe várias formas de entrar na depressão, nos dias atuais, é o desemprego os que tem o seu emprego vive sobre pressão dos chefes se achando superiores só pq tem um cargo acima pq há a necessidade de um funcionário desse nível, mais não é por causa disso ele precisa,passar por cima de ninguém, isso gera um estresse tão grande no funcionário pq este precisa do seu trabalho e seu maior medo é de perder o emprego, esse é vários outros fatores que gera estresse que acabam virando uma depressão séria.

  9. Quero parabenizar a equipe pelos tema abordado,pois são de grande ajuda para quem está começando e até mesmo para quem já está nessa caminhada. Muita vezes, a pessoa acha que está tudo bem ,que vai melhorar e não procura ajuda e quando vai procurar já é tarde.

  10. Trabalho no setor publico, e por atitudes de muitos de meus colegas sou enquadrado como eles. Isso me revolta e tenho dificuldades de me relacionar com muitos, costumo dizer que o setor público com influencia politica é um dos piores lugares de trabalhar, pois você pode ser um exelente profissional, mas se não for LADRÃO e CORRUPTO não é valorizado. Do tipo que ou você se corrompe para ser reconhecido ou morre trabalhando no vacúo sem reconhecimento algum.

  11. Silvio Rodolfo Mahler disse:

    Olá pessoal, tenho 65 anos , começei a trabalhar aos 12 anos , sempre tive uma vida cheia de atropelos , cobranças, responsabilidades, e nunca tive tempo de me preocupar com depressão. me lembro que muitas vezes tive vontade de chorar, de jogar tudo para cima , de dar um pontapé no traseiro do chefe, mas , por outro lado eu me perguntava? porque tenho que aturar essa situação? fui eu que escolhi trabalhar com isso , eu estudei o tanto que pude , e até hoje ainda faço alguns cursos a distancia, mas voltando ao assunto , em todos os trabalhos que executei ,sempre dei o meu melhor , nunca puxei o tapete de ninguém com a intenção de subir na empresa , de ter um cargo de chefe, ( sabe gente , todo funcionário quer ser chefe, a escalada é muito grande, porém o que muitos não sabem ou não querem saber é que muitos não tem condições de ser chefe( encarregado , Gerente, Diretor, Presidente) , e isso gera uma grande frustração e ai começa a depressão, depressão ,essa gerada pelas suas dúvidas , o cara chegou outro dia e foi para o cargo de chefe, será que ele é capáz, competente ou será que é um puxa saco, dúvidas , e mais dúvidas e a depressão esta se instalando, e ai isso vai longe.Fui funcionário até meus 30 anos, e para sair desse circulo vicioso virei empresario, foram mais 30 anos de trabalho sob pressão, hoje posso me expressar da maneira que estou fazendo pois aprendi com a vida como driblar a depressão. Meu nome e email estão abaixo, quem quiser continuar essa conversa ou contar um pouco da sua história, entre em contato , terei um imenso prazer de conversar com vcs.

    1. Bom dia , Silvio.
      Me sinto assim ate hoje, tenho 53 anos e me cansei de trabalhar pra pessoas despreparadas, arrogantes e mal educadas. Nào posso continuar a conversa neste momento,assim que possivel te envio um e-mail para podermos continuar , se assim vc desejar, ate mais

  12. Rogério Ruza disse:

    Na realidade tanto a sociedade como um todo e todas as empresas não estão nem ai para este mal avassalador,todos querem grana, e o ser humano é apenas uma peça de reposição. Colocam gestores e gerentes para chicotear a massa trabalhadora e o importante é o resultado, mundo capilalista.A depressão apesar da necessidade de levar em consideração estas explicações de natureza científica, também é importante considerar a dimensão insondável da depressão, associada as dores da alma. Neste sentido, o médico psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, ressalta: “nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana”.É o cárcere da alma, sempre será a doença mais incapacitante que se conhece e os números tendem a aumentar. A pessoa que sofre de depressão não pode nem falar para os colegas de trabalho, parentes e amigos pois são criticados ao extremos ou tratados de maneira leviana, aprendem a disfarçar para sobreviver, fazem parte da nação de Zumbis, pobres coitados, são bombardiados de todos os lados e tem que vencer a Anedonia que é a perda da capacidade de sentir prazer e perda total de enrgia, próprio dos estados gravemente depressivos[1]. Também é encontrada na neurastenia e em alguns tipos de esquizofrenias e no transtorno de personalidade esquizóide.Se você está passando por um quadro depressivo apesar de toda a catástrofre sobre si não desista de procurar ajuda médica, etc…Será um passo de cada vez, não existem mágicas nem curas repentinas, será um processo árduo mas você vencerá. A todos os depressivos o meu carinho e estima. Deus abençõe vocês tremendamente.

  13. Eu fui diagnosticado como portador de depressão grave; faço tratamento a 3 anos e ainda não consegui me livrar dela. Toda vez que acho, “agora estou bem”, acontece algo que me empurra de volta ao quadro. Já fiquei afastado do trabalho por conta dessa doença. O pior enfrentamento que ainda tenho a fazer são diante de gestores que se colocam acima do conhecimento da medicina e interferem diretamente em sua recuperação. E para aqueles que acham que é uma questão de FÉ, digo para que tenham muito cuidado, pois nos momentos terríveis que passei por conta da doença, mesmo já em tratamento, busquei e continuo buscando forças em Deus para passar por meus momentos mais severos. Agradeço muito a minha família, especialmente minha esposa que me ajuda muito a vencer os momentos de crise.

  14. Ana Lúcia Ângelo de Oliveira disse:

    Muito interessante o assunto, mas infelizmente passo por alguns itens citados, como depressão ,pânico ,fibromialgia etc…Venho tentando controlar com medicamentos e como posso. Confiante em Deus chegarei lá. Obrigada.

  15. Antonio Renato da Silva disse:

    Interessante, muito bom o assunto.

  16. Denise barretto garcia disse:

    Eu sou esteticista e trabalho em salão de beleza.trabalhei 7 anos num salão que faliu em setembro de 2016,aí fui ainda em setembro fui trabalhar num outro salão que tbm faliu em maio de 2017, aí fui ainda em maio comecei em outro salão, tive que me demitir pois sofria com a humilhação que as donas faziam nós passarmos, reuniões ofendendo os funcionário,constrangindo e fazendo a guerra entre os colegas, então estamos vivendo um problema sério, os próprios empresário estão fazendo uma ditadura e exigindo muito dos profissionais, diminuindo as comissões, tudo é proibido, e pior nós estamos pagando o MEI é não estamos sendo respeitados nos nossos direitos de prestadores de serviço, é necessário uma fiscalização pra monitoras esses empresário despreparo dos que estão mandando grávidas embora sem indenização, perseguindo profissionais que levam as clientes. VAI FECHAR MUITOS SALÕES .

  17. Muito bem colocado, algo que tem acontecido com frequência em algumas empresas .

  18. So tenho a agradecer pela sugestão muito importante.
    Conheço colegas que trabalha sobre pressão a pior coisa….ser precionado pelo chefe muitas demandas dificil concientizar.
    A verdade é fazer conforme nos limites tudo por etapa em excessão.
    At.

  19. Não tive esse problema, mais conheço muitas pessoas que tiveram, a cabeça fik fraca e não tem nenhuma atitude positiva…

    Assunto muito interessante, obrigado prime cursos!!

  20. no momento minha depressão é a falta de um trabalho. =\

  21. Assunto abordado de forma clara,existe muitas pessoas que estão passando por essas situações e não sabe o que fazer , por medo de perder o cargo.
    Lembrando que ainda existe a possibilidade da própria pessoa ter o preconceito.

  22. Muito bom esse assunto. O estresse o q mais causa depressão hoje em dia

    1. Rejane Santos disse:

      Artigo muito útil, obrigada e parabéns pela iniciativa.

  23. Excelente essas dicas ,passo por um desses.

  24. Super interessante o assunto! São poucas empresas que se preocupam com o bem estar do funcionário, com o lado emocional principalmente.Fica o alerta para ambas as parte. Valeu Primer!

  25. Concordo plenamente! Isso é verdade.

  26. Gostei das dicas, muito interessante. Preciso avaliar certos detalhes no meu trabalho.

  27. Cássia B.Silva disse:

    Cássia setembro 29th, 2017
    ´
    Sou depressiva, já tive crises fortes de chegar a ficar encostada pelo INSS, más com muito medo de não conseguir trabalhar novamente. Pedi ajuda ao meu patrão e também alguns colegas de trabalho. Diminui minha carga de trabalho, e tudo que ocasionou foi justamente, trabalho demais, correndo contra o tempo e ambiente de trabalho. Não foi nem é fácil, pois dava um branco e eu não conseguia nem digitar.

  28. maria santos disse:

    O assunto abordado e de extrema importância, e server de alerta para os gestores que só sabem cobra de seus colaboradores, mas não param para ouvir as dificuldades as quais esta acontece do na empresa

  29. Lurdes Costa disse:

    Gosto muito de suas publicações, trata-se de uma valiosa prestação de serviços.

  30. Luci Daitx Cardoso disse:

    Ótima mensagem (como sempre). Obrigada prime cursos.

  31. Manoel Franco Rodrigues disse:

    Gostei do assunto Abordado referente a depressao realmente esta doença esta sendo considerada umas das doenças deste Seculo XXI e que esta se alastrando na populaçao do mundo todo.

  32. Jacqueline Lins disse:

    Belíssima abordagem sobre o assunto que na maioria das vezes fica esquecido ou ate mesmo sem esse conhecimento.isso acontece demais nas empresas, mais as pessoas por medo de perderem seus empregos aguentam ate a hora de um colapso, o que não deveria.
    Parabens pela abordagem.

    1. Olá sou, Rubenita Sobral da Rocha, atualmente estou na coordenação do CEREST Regional do Cabo de Santo Agostinho PE, um dos objetivos do CEREST- Cabo, é trabalhar de forma articulada e ter estrategias que possa garantir o bem está fisico e mental do trabalhador e trabalhadora, bem como proporcionar um ambiente de trabalho saudavél, ate porque a maioria dos etresses do trabalho que desencandeia a depressão OCUPACIONAL nos trabalhadores, em sua maioria não é identificado como do trabalho, por que não é feito o nexo causal, e os profissionais de saúde que atendem ( médicos, neuros, psiquiatras e psicologos) na sua maioria não caracterizam como doença ocupacional, e de uma certa forma prejudica o trabalhador, é por isso que à uma sub notificação dessas causas do adoecimento do trabalhador (a).
      No entanto não é levado em conta por uma boa parte dos profissionais que atendem a esses trabalhadores. Vale ressaltar que nem sempre escutam ou levam em conta o que o trabalhador fala, esses relatos citados por vocês ” Fatores que podem causar depressão no trabalho” na maioria das vezes não é levado em conta pelo profissional que o atende!

      parabéns pela iniciativa da publicação sobre a matéria em tela.

  33. Alexandre Fabio de Almeida Soares disse:

    As piores coisa citadas acima foram: ambiente ruim com colegas e com superiores. Nesses casos, na minha opinião, a coisa a fazer é buscar um nova oportunidade em outro lugar. E o mais importante, nunca deixar de se qualificar, procurar a todo momento se tornar um profissional de excelência. Prime Cursos é uma ótima opção. Um abraço à todos.

  34. Essas informações são relevantes, ajudam bastante para o desempenho do trabalho.

  35. Bem vamos aos fatos. De se tratar de um site que oferece cursos com os conteúdos programáticos,com assuntos relacionados a profissões com maior evidência no mercado de trabalho,isso tudo sem um retorno garantido na aquisição de certificado dos assinantes, uma atenção fora do comum da PRIME CURSOS

  36. Eduardo Samba Alfredo Firmino disse:

    Grato pelas dicas dadas porque muitas vezes temos tido receio de que se eu não terminar poderei acabar perdendo meu lugar na empresa. Mas hoje aprendi mais uma vez que devo manter a coragem de ter com meu líder para evitar depressões. Obrigado.

  37. MARILEA SOARES disse:

    Bom dia!!
    Boa abordagem!!!
    Já existe uma pesquisa que afirma que o estresse desencadeia diversas outras doenças a saúde, Infelizmente, hoje, em muitas empresas, os prestadores de serviços não são vistos como seres humanos, são vistos pelos empresários como números e valem quanto rendem; falo por experiência própria! Você dá o seu melhor pra fazer a diferença e é visto da mesma forma que um outro que não se esforça muito. Existe hoje, uma inversão de valores muito forte em todos os sentidos e isso é desanimandor!!! Obrigada pela matéria sobre a depressão, uma das doenças causadas pelo estresse!!! Parabéns pela abordagem!!

  38. André Pereira disse:

    Infelizmente em meu local de trabalho, passo por situações desagradáveis diariamente (fora os sábados e domingos), que ocasiona um ritmo bem “estressante”. Mas gostei da dicas!

  39. José Renato de souza disse:

    Olá amigos ,sou aposentado ,com 40 anos de trabalho e continuo já estou a 5 total 45 um dos principais problemas no Brasil é o financeiro,os índices salarias não acompanham os preços o governo mente,no Brasil paga-se o maior impostos do mundo e tense os menores salários. ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.