Tenha liderança criativa e se destaque como profissional

Prime Cursos 13.09.2018

Nos dias atuais, para sobreviver na era da automação e obter destaque, ter liderança criativa é fundamental. Em um artigo escrito para o Quartz, Tim Brown- CEO da empresa de design e inovação IDEO – afirma que a capacidade criativa para solucionar problemas humanos é uma característica muito procurada em profissionais.

Ele também diz que a automação e a inteligência artifical podem ser aliadas de quem dedicar o seu tempo à criar novas soluções. “Livrar-se de tarefas gerais irá permitir às pessoas ter o tempo e a capacidade mental para se dedicar a trabalhos mais profundos e proveitosos. Esse é o lado da automação que ninguém fala a respeito: ela tem o potencial de tornar o futuro do trabalho mais criativo”, defende Brown.

Tim Brown

Tim Brown

Para esse futuro que ele se refere, a criatividade vai deixar de ser uma exigência apenas para designers e artistas, e se tornará essencial para qualquer profissional que deseja ser um líder empresarial. Ter ideias e soluções é algo que nenhuma máquina pode fazer, então desenvolver a liderança criativa será fundamental para os profissionais sobreviverem na era da automação.

“Conforme o ritmo da inovação se acelera, gerando disrupção em indústrias inteiras, precisaremos nos apegar ao que é unicamente nosso: a habilidade para entender o comportamento humano e resolver criativamente nossas necessidades.”

E como é possível desenvolver a liderança criativa?

ter liderança criativa é fundamental

Ter liderança criativa é fundamental

Tim Brown diz que para se tornar um líder criativo não é preciso ser um gênio, nem ter ideias surpreendentes todos os dias. O segredo para se diferenciar é aprender a exercitar algumas funções específicas da mente, que são:

CURIOSIDADE – ser um profissional curioso fará com que você busque informação, se atualize e mantenha-se em constante aprendizado. Para ser criativo e inovador, é necessário buscar inspiração, e para isso, é fundamental ser curioso. Fique atento ao ambiente, às pessoas ao seu redor, à novas ideias. “Assim como atletas, pessoas criativas precisam treinar todos os dias ou não terão sucesso. E, se eu não tiver uma ‘dieta de inspiração’ adequada — lendo, tendo novas experiências, falando com pessoas com conhecimentos diversos — meu desempenho vai cair.”

Seja curioso para se tornar criativo!

FOCO – realizar diversas tarefas ao mesmo tempo não vai fazer com que você seja mais produtivo, mas sim tirar o seu foco do que é realmente importante. Tim acredita que o ideal é se dedicar intensamente à uma única ideia ou objetivo.

Tenha foco!

CAPACIDADE DE SE ADAPTAR – para Brown, vantagens claras dos humanos sobre as máquinas, são a adaptabilidade a ambientes diversos e a tolerância a riscos. “Quando estou em dúvida, sempre olho para ecossistemas biológicos. Eles podem não ser os mais eficientes, mas são feitos para sobreviver, porque se adaptam a mudanças disruptivas.”

Saiba se adaptar quando for preciso

Saiba se adaptar quando for preciso

Por fim, delegar tarefas e cobrar resultados, de acordo com o CEO da IDEO, não é mais suficiente, pois até a função de liderar está sendo alterada. “A autoridade ainda existe, mas não no sentido tradicional de dar as respostas à equipe. No lugar disso, líderes criativos precisarão ajudar suas equipes a identificar as questões mais importantes e gerar colaboração entre diferentes setores.”

E você, se considera uma pessoa criativa? Que tal começar a aperfeiçoar essa habilidade gora mesmo?

Temos dois artigos aqui no blog que podem te ajudar, com dicas para se tornar uma pessoa criativa e como superar o bloqueio criativo.

Fonte: Quartz

Leia Também

Um Comentário

Denise Araújo

Olá,
Tem uma ideia, e estou fazendo , mas sem recursos financeiros somos impedidos do êxito para benefício da Natura ,das pessoas e do próprio negócio.
Preciso saber entender mais sobre o líder criativo.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *