Qual é a sua razão de viver? Descubra o seu IKIGAI!

Você já parou para pensar por que existem pessoas que nascem já sabendo exatamente o que querem, enquanto outras ainda não sabem o que fazer? Os japoneses acreditam que o segredo é descobrir o seu IKIGAI!

Mas o que é isso?

Ikigai é uma palavra da cultura japonesa associada à “razão de ser” de cada pessoa, ou seja, é um conceito que pode ser traduzido como razão de viver.

Originiada na Ilha de Okinawa, no sul do Japão, a palavra não possui uma tradução exata em português ou qualquer outro idioma, mas podemos entender como a razão para viver, ou seja, ter um Ikigai é ter um propósito. Os moradores desse arquipélago descobriram uma maneira única de ver e viver a vida, já que encontraram o motivo pelo qual acordam todas as manhãs. E lá, a população de moradores centenários estão bem acima da expectativa de vida média.

Muitos acreditam que o ikigai é o segredo dessa longevidade. Eles acreditam que se você encontra algo que dê sentido à sua vida, isso te mantém motivado, e te faz seguir em frente.

E esse estilo de vida tem sido estudado por muitas universidades, que buscam analisar e entender como funciona. Os japoneses afirmam que todas as pessoas têm um IKIGAI! E para descobrir qual é o seu, saiba que é preciso de uma busca profunda dentro de si mesmo.

Antes de tudo, pare de atuar no piloto automático, e pergunte-se diariamente se o que você está fazendo lhe traz felicidade. Olhe-se no espelho e pergunte-se: que tipo de pessoa é você?

Não se compare com  ninguém, pois você é a sua própria referência. Pense no que te faz bem, incluindo as pequenas coisas. Anote num caderno tudo o que te faz feliz durante o dia. Pare para refletir. O que você gostaria de estar fazendo agora? Com o que ficaria feliz ao acordar todas as manhãs para trabalhar?

Para ajudar, vamos analisar a Mandala Ikigai, que é um desenho que envolve as diferentes áreas para uma vida plena. Adotar esse estilo de vida significa atingir o centro dessas quatro áreas, que envolvem:

DESCOBRIR O QUE VOCÊ AMA FAZER;
DESCOBRIR O QUE VOCÊ PODE FAZER BEM FEITO;
DESCOBRIR O QUE VOCÊ PODE PODE SER PAGO PARA FAZER;
E DESCOBRIR O QUE PODE AJUDAR O MUNDO.


Bom, para entender um pouquinho melhor, vamos explorar essas 4 áreas individualmente.

DESCOBRIR O QUE VOCÊ AMA FAZER: O que você gostaria de fazer se tivesse mais tempo? O que te motiva, e te traz alegria?  Se não consegue pensar em nada, tente lembrar da sua infância. O que você mais amava fazer? Desenhar? Dançar? Correr? Pense naquilo que te deixava feliz e que você não faz mais hoje. Talvez lá no fundo você já saiba o que ama fazer, e o que acalma a sua mente. O que acontece é que muitos acabam adiando seus objetivos, prazeres, paixões e necessidades, que poderiam definir seu estilo de vida, por medo de se comprometer com eles, de ser criticado, ignorado ou incompreendido pelas pessoas ao redor.

Outra dica, se você ainda não descobriu o que ama, é fazer uma lista daquilo que você sabe que não quer, incluindo as situações que não te deixam confortável, que não te fazem bem E as atividades você prefere evitar.

DESCOBRIR O QUE VOCÊ PODE FAZER BEM FEITO: apenas amar fazer alguma coisa infelizmente não é o suficiente para determinar que teremos sucesso e seremos referência nisso. Todos nós temos alguma habilidade, algo que fazemos bem feito. Identifique o que você gosta e sabe fazer, ou que deseja melhorar. Tem talento para a escrita? Ou será que você é um ótimo cozinheiro? Descubra o que você ama e pode fazer bem feito!

DESCOBRIR O QUE VOCÊ PODE PODE SER PAGO PARA FAZER: muitos acreditam que ao escolher fazer o que se ama, e seguir o coração, não irão ganhar dinheiro. Mas na visão do IKIGAI, você pode trabalhar com aquilo que ama e faz de forma bem feita, preservando a felicidade. É só assim que você terá motivação para acordar todos os dias, incluindo segundas-feiras, e não ficando feliz apenas nos finais de semana. Para o IKIGAI, é possível amar o que faz, fazer bem feito e descobrir uma maneira de capitalizar esse talento!

DESCOBRIR O QUE PODE AJUDAR O MUNDO: o estilo de vida IKIGAI não te obriga a se relacionar com causas sociais ou ambientais. É claro que isso é muito bom, porém para o IKIGAI, uma vida com propósito inclui obter resultados positivos para o mundo, incluindo aqueles que nos cercam ou que são, de alguma forma, impactados por nossas ações. Ou seja, afirma que nosso trabalho pode trazer bons resultados para nós e para os outros.

Todos aqueles que entendem que seu trabalho não é apenas uma forma de ganhar dinheiro, têm muito mais facilidade de encontrar motivação, satisfação no que realiza e se destacar no que faz.

O ikigai é algo totalmente pessoal, e que somente você pode descobrir. Mas para isso você deve se dedicar a explorar a sua mente.

Ah, e saiba que você pode e deve ter vários ikigais, dos mais simples aos mais ambiciosos. Você não precisa ter apenas um objetivo, até porque podem ter diversas coisas diferentes que te trazem prazer e felicidade. Por exemplo, seu ikigai menor pode ser passar no vestibular ou conseguir correr 10km. Já seu ikigai maior pode ser abrir um negócio, escrever um livro, ou se tornar um excelente profissional fazendo o que ama!

Por fim, entenda que “Quem tem um PORQUÊ enfrenta qualquer COMO” – Viktor Frankl

E não se preocupe se você ainda assim não conseguiu descobrir qual o seu ikigai. Ás vezes, esse despertar ocorre de forma inesperada, mas tão intensa que você saberá exatamente o que deseja, e será um momento onde não haverá outra escolha senão segui-lo.

Se você se interessou pelo assunto, existem alguns livros sobre IKIGAI:

LIVRO Ikigai. Os Cinco Passos Para Encontrar Seu Propósito de Vida e Ser Mais Feliz


LIVRO Ikigai. Os Segredos dos Japoneses Para Uma Vida Longa e Feliz

Se você quiser ter uma vida longa e saudável, vale a pena tentar descobrir qual o seu ikigai. Se gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário! 🙂

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

19 Comentários

  1. Eugênio Antônio Felipe da Silva disse:

    Muito bom o artigo , não sabia que poderíamos descobrir nossos propósitos assim.

  2. Francisco de Assis Gonzaga disse:

    Adorei porque retrato toda nossa vivencia terrena tanto no lado profissional como no pessoa isso nos faz muito bem gostei muito!!!!!

  3. Amei o artigo. Eu sou religiosa católica e preciso ouvir mais o meu eu para que eu possa me especializar à ajudar as emoções das pessoas e jamais esquecer da natureza. Com isto, acredito que as pessoas possam ser mais sensíveis e ter mais compaixão com a humanidade e as criações feitas por Deus.

  4. João Miguel disse:

    Gostei muito. Um bom exercício reflexivo sobre a busca de si em si mesmo. Isso só poderá gerar bons frutos! Obrigado!

  5. João Miguel disse:

    Acrescento também a possibilidade de abertura para muitos caminhos promissores, Fazendo com que não nos percamos na busca de somente um.

  6. Edileide Maria de Souza disse:

    Amei. Ajuda muito essas dicas

  7. Walquyrya André Gomes disse:

    Ótimo sua dica

    Parabéns!!

  8. Muito bom! Sei exatamente quais são as coisas que amo fazer (pintar telas e dançar….essa última não faço há muito tempo!), as que faço bem e as que tenho que fazer…mas não gosto tanto…Gostaria de fazer só as coisas que amo e faço bem!

  9. como consigo ler o igigai se puder enviar uma cópia ficarei agredecido

  10. Amei este artigo!
    Nós nos prendemos muito nos que pode dar-nos dinheiro, e não no que nos faz feliz. Dizia um sábio, trabalhas na ária qu amas, para nunca te cansares de ofazer!

  11. Muito interessante, esse artigo, vou tentar descobrir o meu.

  12. Uma ideia interessante, mormente nestes tempos em que as pessoas buscam incessantemente o seu lugar, com a sua pessoa e mais pessoas, um trabalho ajustado pra si, felicidade. o que nem sempre se encontra.

  13. Nos propomos a realizar tantas coisas, e deixamos de fazer o que realmente nos faz bem e feliz.
    Valeu a dica.

  14. Sim, gostei
    Na verdade eu já estou a tempo tentando fazer o que gosto e capitalizar,
    Minha esperança era encontrar aqui uma técnica de como realizar isto, acredito que estou a caminho,
    Mas preciso acelerar,
    Vamos ver, se encontrarei ajuda

  15. Regina Cassia Gonçalves Takara disse:

    Amei, mas quero saber mais sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.