Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

Em todo trabalho a forma como nos vestimos está relacionada com a maneira como encaramos nossa função, além de estar fortemente ligado com a nossa postura profissional.

O mais aconselhável é que você escolha um uniforme que passe uma imagem mais profissional, já que as outras pessoas conseguem identificar em passeios e viagens que você é o responsável pelo idoso.

Em grande parte dos casos os cuidadores se vestem de branco por proporcionar uma visão de limpeza e higiene.

Evite calçados que não favorecem o desenvolvimento do trabalho, calças muito apertadas, vestidos ou bermudas muito curtas e acessórios que podem se tornar perigosos para o paciente.

Quais outras posturas o profissional deve adotar?

Quem lida com pessoas idosas deve ter preparo físico e emocional para cuidar da aparência e higiene do paciente demonstrando sempre educação e boas maneiras.

Capacidade de se relacionar com o idoso

O cuidador de pessoas mais velhas não deve resolver assuntos pessoais durante sua carga horária, nem levar o idoso para passear em locais em que se deve resolver assuntos pessoais como bancos, por exemplo.

Saber separar o pessoal do profissional

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

O profissional não deve levar pessoas para a casa do paciente ou usar o telefone ou computadores do local de serviço para uso próprio, ou assistir televisão sem que isso faça parte das atividades que estão sendo desempenhadas com o paciente.

As tarefas domésticas que foram estabelecidas em contrato como lavar, passar, fazer o lanche e refeições do paciente, limpar o quarto e trocar a roupa de cama devem ser cumpridas diariamente.

Desempenhar as funções que estão estabelecidas em contrato

Prezar pela educação

Na hora de falar com o idoso, o cuidador deve sempre conversar com tom baixo e sem gírias ou palavrões, além de nunca erguer o tom de voz mesmo em momentos de tensão.

As mulheres cuidadoras de idosos devem prezar pela higiene e manter as unhas sempre limpas e curtas para evitar machucar o paciente durante banhos e atividades do dia a dia, e diminuir o risco de infecções causadas por bactérias.

Manter a higiene pessoal

Muitos contratantes estabelecem em contrato que o cuidador tem direito a uma refeição por dia, mas é importante seguir o horário combinado na hora da contratação.

Respeitar o horário das refeições

O cuidador não deve direcionar o idoso para uma religião que não seja de acordo com a educação seguida pela família.

Não abordar religião

Conversar com o idoso

Os idosos normalmente sentem muita necessidade de conversar com alguém, e o profissional deve escutar o que o paciente tem a dizer.

É fundamental que o cuidador converse pelo menos uma vez na semana com o contratante, que muitas vezes é um familiar, para informar como está a saúde do paciente e alinhar as necessidades do idoso.

Conversar com o contratante a respeito do idoso

Curso Grátis de Cuidador de Idosos

Curso Grátis de Cuidador de Idosos