Como funciona a aromaterapia, como aplicá-la e quais os seus benefícios?

A aromaterapia é uma técnica que tem sido muito usada atualmente para tratar enxaquecas, cólicas menstruais, ansiedade e até mesmo ajudar no emagrecimento de forma natural e menos invasiva.

A partir da inalação dos aromas de óleos naturais e age por meio dos receptores do sistema respiratório que envia uma mensagem diretamente para o sistema límbico do cérebro.

Como funciona a aromaterapia?

A mais simples de todas, a inalação também é a mais completa, pois as moléculas dos óleos conseguem chegar mais facilmente no sistema límbico, criando alterações quase instantâneas no funcionamento do organismo.

Inalação

Para fazer a aromatização dos óleos essenciais, você deve misturá-lo com água morna para criar uma nuvem de fumaça rica em todas as propriedades da planta, erva ou flor escolhida.

Aromatizador ou vaporização

Além de poder usar uma bacia com água morna e realizar uma vaporização, também é possível usar aromatizadores para que o efeito seja potencializado.

O óleo é aplicado em uma bola de algodão, compressa ou pano limpo para que o aroma se evapore e seja liberado aos poucos.

Evaporação

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Sprays

Essa técnica permite purificar o ambiente contribuindo para o aumento do bem-estar e da sensação de relaxamento.

Aplicar os óleos essenciais direto na pele ajuda a tratar dores musculares, infecções, dores articulares e até mesmo problemas de pele.

Massagens

Os banhos com óleos essenciais misturam a técnica da vaporização, pois permite que o vapor da água da banheira seja inalada com o aroma, e a técnica da massagem, já que mantém o contato com a pele.

Banhos

Quais os benefícios da aromaterapia?

Alguns óleos usados para essa finalidade são: lavanda; bergamota; sândalo; limão.

Diminui o estresse, depressão e insônia

Os mais usados são: Camomila; Bergamota; Ylang- Ylang.

Redução das cólicas da TPM

Outros benefícios da aromaterapia incluem: – redução de infecções dermatológicas como a acne; – alívio de dores de cabeça e dores musculares; – redução das náuseas; – melhora nas funções pulmonares; – alívio de sintomas da rinite e sinusite;

-regulação da pressão sanguínea; -alívio do cansaço mental; -fortalecimento do sistema imunológico; -fornecimento de maiores níveis de energia durante o dia; -auxílio na concentração;

-melhora na digestão; -controle da febre; -tratamento de inflamações; -trata problemas intestinais; -aumenta a libido.

Curso Grátis de Aromaterapia

Curso Grátis de Aromaterapia