O que o cuidador de idosos não pode fazer durante seu trabalho?

A principal função de um cuidador de idosos é zelar pelo conforto e bem-estar do paciente de terceira idade, incluindo diversas tarefas relacionadas à saúde do idoso e ao ambiente em sua volta.

A saúde do idoso é uma das responsabilidades do cuidador, porem ele não pode receitar medicamentos ou tratamentos para o idoso.

Indicar ou receitar medicamentos ou tratamentos

Isso inclui até mesmo analgésicos para dores musculares ou dores de cabeça, que podem causar interações medicamentosas perigosas para a saúde do paciente.

Os medicamentos administrados via subcutânea, por exemplo, só devem ser aplicados por um profissional da enfermagem, assim como as aplicações de vacinas.

Administrar medicamentos que não sejam orais

Para ferimentos mais graves e pontos de cirurgia, é necessário que um enfermeiro ou técnico de enfermagem auxilie o idoso.

Higienização de ferimentos graves

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

As sondas alimentares ou vesical devem ser colocadas e realocadas apenas apenas por especialistas caso elas saiam do lugar.

Realocação de sondas

Alguns pacientes idosos que recebem tratamentos médicos em casa, o famoso home care, só podem receber cuidados de especialistas em enfermagem.

Idosos que estão recebendo tratamento médico

Isso porque em grande parte desses casos o idoso deve ser monitorado por meio de equipamentos de suporte de vida, e apesar de estar estável,  continua necessitando de cuidados de saúde contínuos.

Coletar sangue para exames laboratoriais

O cuidador de idoso não pode colher sangue para a realização de exames específicos, já que essa técnica também exige conhecimento técnico.

O cuidador de idoso não está apto a realizar exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria, por exemplo.

Executar exames de diagnósticos

Os pacientes que sofrem com pressão arterial alta, hipotensão ou sofreram um AVC devem fazer o monitoramento diário com um profissional capacitado.

Medir a pressão

Curso Grátis de Cuidador de Idosos

Curso Grátis de Cuidador de Idosos