O que é libras e qual é a sua importância?

Oficializada como uma língua no Brasil pela Lei n° 10.436 no dia 24 de abril de 2002  a Língua Brasileira de sinais, as libras, é uma importante ferramenta de inclusão social para pessoas surdas.

É uma língua gestual visual, onde os indivíduos se comunicam através de gestos, expressões faciais e corporais.

O que é libras?

Possui uma dificuldade técnica, onde existe uma gramática própria além de níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. O que é dito e como é dito em libras faz toda a diferença.

Para se comunicar através da libras é preciso saber que suas palavras e frases possuem fonemas, e irão ser influenciados pelos seus movimentos, sinais e a parte do corpo de onde eles partem.

Como o próprio nome já diz a Língua Brasileira de Sinais é a linguagem brasileira com que pessoas surdas se comunicam no Brasil.

Existe uma única língua de sinais?

Mas, assim como ela existe aqui, existem outras com gramáticas, sintaxes e gestos diferentes em outros países.

Em cada país do globo possui sua própria língua de sinais, desenvolvida através dos anos por seus nativos surdos.

E, da mesma forma como cada país possui sua própria língua de sinais, em um país extenso como o Brasil a própria libras também possui suas individualidades partindo de estado para estado.

A libras tem um importante papel social na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, seja parcial ou completa. 

A importância da libras na nossa sociedade

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Ela também auxilia no desenvolvimento de aspectos sociais e emocionais, não só da pessoa surda, mas também daqueles que convivem com ela, especialmente amigos e familiares.

A libras no entretenimento e veículos de comunicação também é algo essencial, que ajuda a incluir um público que muitas vezes se sente ignorado e mal vindo ao consumir produtos midiáticos.

A dualidade no crescimento e na precariedade do ensino de libras

A legislação brasileira já possui uma lei que garante o direito da pessoa surda a ter um atendimento em seu idioma em qualquer instituição pública.

Isso, somado a outras ações e medidas tomadas nos últimos anos que visam a inclusão, estão fazendo com que profissionais que conheçam a língua de sinais sejam mais necessários nos ambientes.

Sejam em eventos, empresas, programas de TV, escolas, entre tantos outros, a libras aos poucos vem se tornando mais presente.

Entretanto, mesmo que existam boas faculdades e universidades que tenham em sua lista o curso de libras, elas ainda são poucas.

Em 2005 foi estabelecido uma lei que obriga todos os cursos de formação de professores e fonologia a terem ao menos uma matéria de libras, onde será apresentado os conceitos básicos sobre o assunto.

São movimentos importantes na valorização da libras e do seu significado, no entanto ainda são pequenas comparadas ao desconhecimento e desvalorização que ainda existem.

Curso Grátis de Libras Básico

Curso Grátis de Libras Básico