Quanto tempo é necessário para aprender Libras?

A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida pela sua sigla Libras, é uma língua gestual visual, onde os falantes se comunicam através de gestos, expressões faciais e corporais.

Oficializada como uma língua oficial no Brasil pela Lei n° 10.436 no dia 24 de abril de 2002 ela é uma importante ferramenta de inclusão social, sendo usada para se comunicar com pessoas surdas.

Existem cursos universitários que tem como objetivo ensinar Libras. Os cursos existem tanto como bacharelado quanto como licenciatura, sendo que ambos possuem a duração de quatro anos.

O primeiro passo: onde aprender?

Além dos cursos presenciais também vem crescido com o tempo o número de faculdades a distância que disponibilizam o curso de Libras, por vezes com um tempo de graduação menor do que as presenciais.

Mas, o curso universitário não é a única forma se de aprender Libras. Muitos podem o fazer através de pós graduação ou cursos mais curtos.

Ela também se torna uma matéria eletiva em alguns outros cursos de bacharelado ou licenciatura, apesar de seu formato ter um objetivo muito mais superficial sobre o assunto.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

O tempo de aprendizagem de cada um é diferente, assim como o tempo que cada indivíduo está disposto e pode se dedicar ao que está aprendendo. Por isso nem mesmo professores de Libras conseguem definir um tempo exato para que se aprenda Libras.

Na prática: quanto tempo leva?

É preciso falar, de preferência com nativos. Por isso aquele que está aprendendo a Língua Brasileira de Sinais não deve ter vergonha de se aproximar de pessoas surdas em busca de conversas.

Aprendendo na prática

Isso porque a Libras é influenciada por uma série de fatores, desde a roupa que o intérprete usa até suas expressões faciais e o modo como move suas mãos.

Uma maneira de melhorar seu aprendizado mais rápido é ser voluntário, já que isso irá o permitir estar em ambientes onde usará e aprenderá mais intensamente com as pessoas que melhor podem lhe auxiliar na prática.

A postura acessível, desinibição, expressividade, inteligência emocional, criatividade e a proatividade são habilidades essenciais na hora de trabalhar com Libras, mas são todas características aprendidas na prática.

Erros e momentos de dificuldade, são comuns e até mesmo esperados. O que eles não podem e não devem é serem motivos para que o estudante deixe de buscar aprender.

Em caso de frustração da Libras: não desista

Os erros existem e são comuns, mas eles também são o que irão lhe auxiliar para aprender ainda mais.

Curso Grátis de Libras Básico

Curso Grátis de Libras Básico