Quem foi o primeiro professor de Libras no Brasil?

A  milhares de anos atrás, antes mesmo do homem aprender a falar, ele se comunicava através de sinais e desenhos.

Libras: Os sinais antes da fala

Ver os gestos dos outros, suas expressões faciais e a maneira como seu corpo agia era a forma de se comunicar e transmitir suas mensagens.

A medida que as mãos ficavam mais ocupadas manuseando ferramentas os primeiros homens passaram a usar de sons para passar aquilo que precisavam para os outros.

Essa mudança se tornou a regra com o passar do tempo, fazendo com que aqueles que eram incapazes de ouvir ficassem marcados na história como pessoas marginalizadas e até mesmo incompetentes.

Isso começou a mudar a partir da Idade Moderna, segundo relatos históricos pelas ações do monge beneditino espanhol, Pedro Ponce de León.

Considerado o primeiro professor de pessoas surdas esse monge criou um manual que o permitia ensinar a esses indivíduos a ler, escrever e falar diversos idiomas.

A partir dos ensinamentos e esforços do monge beneditino Pedro, e da forma como ele comprovou ser possível ensinar as pessoas surdas a se comunicarem oralmente, surgiram também outros professores que dedicaram suas vidas aos métodos de ensino a essas pessoas.

Os professores de surdos pela história

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

A comunicação usando de gestos já existia de alguma forma em solo brasileiro antes mesmo do primeiro professor de surdos chegar ao país, 

Quando a Libras chegou ao Brasil?

mas foi apenas em 1855 que sua história começou a ficar mais clara. Ano que D. Pedro II convidou o professor francês Ernest Huet para vir ao país.

Em 1857 foi oficialmente fundada a Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro. Nela, Huet trabalhava tanto como educador quanto diretor, usando do método de comunicação total,

que visa melhorar e desenvolver o aprendizado das pessoas surdas em todas as áreas da sua vida, não apenas educacional.

Para ensinar aos seus alunos Huet usou da Língua de Sinais Francesa, mas também mesclou a ela gestos que já existiam em solo brasileiro e eram usados pela população surda do país.

Foi assim que começou a surgir a Língua Brasileira de Sinais, conhecida hoje como libras. Ele permaneceu no Brasil até 1861, quando passou a direção do internato para outro professor e se mudou então para o México.

Curso Grátis de Libras Básico

Curso Grátis de Libras Básico