FAQ - Perguntas frequentes

Veja abaixo se sua dúvida já não está respondida.

Caso você não encontrar a resposta para a sua pergunta, entre em contato por uma das formas de contato que temos disponível no final do site.

Mas lembre-se, caso você entrar em contato conosco com alguma pergunta que já temos nesta página, ela não será respondida.

Por isso, leia com bastante atenção todas as perguntas para ver se sua dúvida já está respondida.

Clique nos assuntos que você tem dúvidas.

Cursos e Avaliações

Preciso pagar algo para fazer algum curso?

Não, TODOS os cursos disponíveis no portal primecursos.com.br são 100% gratuitos. Para fazer qualquer um de nossos cursos, basta você estar cadastrado no site e fazer a matrícula no curso desejado.

Os cursos têm alguma mensalidade?

Não. Conforme já informado acima, TODOS os cursos disponíveis em nosso site são totalmente gratuitos, incluindo a avaliação.

Cobramos apenas uma taxa administrativa para Confecção, Emissão e Envio do Certificado até a sua residência. Não há nenhum tipo de custo adicional ou mensalidade.

Qual a duração ou prazo para concluir os cursos?

Não há um prazo mínimo ou máximo para concluir os cursos. Você faz de acordo com seu ritmo e disponibilidade. Os cursos estão disponíveis em nosso portal e você acessa quando e quanto desejar.

Quando posso me matricular?

Os cursos são permanentes. Você pode matricular-se em qualquer dia/hora. Basta acessar a página de cadastro, preencher com seus dados e matricular-se no(s) curso(s) desejado(s).

Os cursos têm horário fixo?

Não, você pode acessar seu curso no seu tempo disponível. Os cursos ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando seu acesso. Você é quem determina o ritmo de estudo.

Eu preciso fazer o curso exclusivamente em casa?

Não! Você pode estudar os nossos cursos em qualquer lugar, bastando apenas ter acesso a um computador com acesso a internet.

Qual a escolaridade ou idade mínima necessária para fazer um curso?

Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar dos cursos. Os cursos podem ser estudados por pessoas de qualquer idade.

Meu único horário disponível é de madrugada e/ou nos fins de semana. Posso estudar no portal PrimeCursos.com.br nesses horários?

Sim. Você pode acessar no seu horário disponível. Com a PrimeCursos.com.br é você quem decide o horário e como vai estudar.

Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Há alguma demonstração de como funcionam os cursos?

Bom, todos os cursos são gratuitos. Então, se você tem interesse em algum curso, basta fazer seu cadastro e se matricular gratuitamente no curso desejado, sem qualquer custo para você!

Gostaria de informar erros nos cursos, como faço ?

Caso você notou algum erro no conteúdo de algum curso ou no site, Clique Aqui para entrar em contato conosco e nos avisar.

Gostaria de fazer novas sugestões de cursos, como faço?

Caso desejar fazer sugestão de novos cursos para nosso portal, Clique Aqui para entrar em contato.

Uso do sistema e Cadastro

Como faço um cadastro no site para assinar os cursos?

Para fazer um cadastro em nosso portal é muito fácil. Basta clicar no link “Faça seu Cadastro” no menu ao topo deste site e preencher todos os campos com seus dados pessoais.

Para mais informações Clique Aqui!

Já tenho meu cadastro no site, como faço para assinar um curso ?

1.    Faça o login em sua conta e clique no link “Todos os Cursos” no menu superior do site;
2.    Localize e clique sobre o curso que você deseja assinar;
3.    Após ter clicado sobre o curso, clique em “Assinar” e depois em “Confirmar Assinatura”;
4.    Pronto! Agora ofa curso está assinado e disponível em sua conta para estudo.
5.    Para mais informações sobre como assinar um curso Clique Aqui!

Já assinei o curso que eu quero, mas não sei como estudar. Como faço ?

1.    Faça o login em sua conta e clique no link “Meus Cursos” localizado no menu do lado esquerdo do site;
2.    Localize e clique sobre o nome do curso que você deseja estudar, para abrir a descrição do curso;
3.    Após ter aberto a descrição do curso, clique no link “Abrir Leitura do Curso” no menu ao final da página;
4.    Pronto, você poderá estudar o curso no tempo que desejar.
5.    Para mais informações sobre como estudar um curso Clique Aqui!

Estou tentando acessar minha conta, mas diz que a senha está errada. O que eu faço?

Verifique sua caixa de entrada e de lixo eletrônico, pois os dados de acesso são enviados para você assim que o cadastro é efetuado, neste e-mail você poderá conferir o login e senha que foram criados.

Se você não tem mais acesso a este e-mail, clique no link “Esqueceu sua senha” logo abaixo da área de login, para solicitar uma nova senha. Ou então clique aqui

Caso você já tenha recebido o lembrete de senha e ainda assim não está conseguindo acessar em sua conta, Clique Aqui para entrar em contato conosco e solicitar a alteração de sua senha.

Quais são as formas de contato do portal PrimeCursos.com.br ?

Nós temos atendimento via Telefone e Email. Os nossos alunos cadastrados contam ainda com Atendimento Online quando estiverem logados em nosso sistema. Para mais informações sobre nosso atendimento, por favor, acesse a página de Contato.

Como posso me certificar da idoneidade da empresa?

A PRIME CURSOS DO BRASIL é uma empresa pioneira no ramo de Educação a Distância no Brasil. Iniciamos nossas atividades em 2005, inicialmente com métodos para ensino musical. Desde então já tivemos + de 2 milhões alunos em todo o mundo estudando com nossos cursos.

Somos também associados ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) na  categoria  Mantenedor. Se preferir, consulte os dados cadastrais da empresa no site da Receita Federal. Qualquer dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento telefônico, de Segunda a Sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 13h às 17h, no telefone (47) 3037 4150.

Certificado de Conclusão

Preciso pagar algo para receber o Certificado em minha casa?

Sim, cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 39,90 para todos os cursos, referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência. O valor do frete já está incluso na taxa.

Por que o Certificado não é Gratuito, como os Cursos e Provas?

O certificado de aproveitamento dos cursos é opcional, e os alunos que desejam solicitá-lo, devem efetuar o pagamento da taxa, que cobre as despesas de emissão, confecção e frete do certificado.

Assim, ao contrário dos Cursos e Avaliações presentes no Portal da Prime Cursos do Brasil, que são de acesso e realização gratuita, para obter o certificado você deverá pagar uma pequena taxa administrativa, pois diversas instituições no Brasil exigem que o certificado seja impresso de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos pelo mercado.

Para mais informações sobre o porquê o Certificado não é grátis, Clique Aqui

Se me matricular em algum curso sou obrigado a solicitar o certificado?

Não. Nós não bloqueamos ou restringimos o acesso de alunos que não solicitam o certificado.

O certificado é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Desejo solicitar o Certificado dos cursos que estou estudando, como faço?

Para retirar seu Certificado de conclusão é muito simples. Basta estar matriculado no curso desejado, estudar todo o conteúdo e solicitar a avaliação.

Após concluir a avaliação e obter a média mínima de 60% acesse a página de descrição do curso e clicar no botão “Emitir seu Certificado” localizado logo abaixo do botão “Abrir leitura do curso”, no menu no final da página.

Para mais informações sobre como solicitar o Certificado Clique Aqui.

Como recebo o certificado de conclusão? Qual o prazo de envio?

Assim que confirmado o pagamento da taxa de emissão, iremos providenciar o envio do Certificado para o seu endereço de cadastro através dos Correios, que ocorre no prazo de até 15 dias úteis após a data da confirmação.

Se eu não quiser solicitar o certificado logo que acabo de estudar o curso, posso deixar para mais tarde?

Sim, não há um prazo máximo ou mínimo para solicitar o certificado. Os dados do aluno ficam armazenados no sistema, portanto o aluno pode solicitar, se quiser, o certificado quando achar mais conveniente.

É possível imprimir o certificado?

Sim. Após ter feito a confirmação de pagamento da taxa de seu Certificado, você terá acesso à ferramenta de impressão de certificado.

O modo de impressão é destinado para residentes de outros países e pessoas que por algum motivo têm pressa em visualizar uma cópia do certificado, enquanto aguarda a chegada do Original pelos Correios.

Por que não posso emitir apenas o Certificado Online? / Por que não podem enviar o certificado por email?

O certificado que comprova a conclusão e aprovação de um curso é um documento sério, que precisa estar de acordo com algumas normas para que seja válido.

Nós da PrimeCursos entendemos que um certificado impresso em casa, pelo próprio aluno, serve apenas como cópia enquanto o aluno aguarda o recebimento do certificado original enviado por nós.

A maioria das empresas/instituições requer mais do que um certificado impresso. É preciso uma assinatura original, não impressa ou fotocopiada (a não ser que a fotocópia seja autenticada em cartório), um selo de autenticidade, entre outras especificações de acordo com a empresa/instituição.

De outro modo, qualquer pessoa poderia fabricar os seus próprios certificados em casa, bastando apenas salvar a imagem do selo de alguma escola e montando de acordo com suas necessidades.

Faça valer o seu investimento de tempo e estudo. Solicite o certificado original.

São discriminadas as matérias/conteúdo programático no verso do certificado?

Sim, por padrão, é incluído todo o conteúdo programático do curso no verso do Certificado. Se o aluno desejar ou precisar de mais alguma outra informação, deverá entrar em contato conosco pelo e-mail certificado@primecursos.com.br e nos informar dessa alteração logo que fizer sua solicitação de certificado pelo nosso sistema.

Pedimos também que antes de solicitar seu certificado, verifique com a instituição onde irá apresentá-lo, para confirmar se o modelo da Prime Cursos está dentro das normas exigidas. Caso seja necessário inserir alguma informação, nos contatar pelo mesmo e-mail acima.

O que ocorre se eu não conseguir a pontuação mínima nas provas?

Ao solicitar a avaliação, o aluno terá um tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 80 minutos para realizar a prova.

Se por algum motivo - erros de sistema/conexão, não atingiu o tempo mínimo ou ultrapassou o máximo estipulado, ou ainda não obteve o aproveitamento mínimo - o aluno não conseguir a pontuação necessária, terá uma nova tentativa de prova após 3 horas da realização da primeira tentativa.

O aluno só terá direito a solicitar certificado, se atingir a pontuação necessária para ser aprovado. E após a confirmação do pagamento da taxa, em até 15 dias úteis, receberá seu certificado em sua residência.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em (https://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=726).

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, A Prime Cursos do Brasil age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Os cursos são inclusive divulgados no site da ABED (www.abed.org.br). O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado é válido para contar como horas extra-curriculares na minha faculdade? / É aceito em Concursos Públicos?

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extra-curriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa.

Porque o Certificado da PrimeCursos é diferente?

O nosso certificado é fabricado em papel especial, contendo nosso selo. Além disso, todos os certificados emitidos pela nossa empresa constam de um Código de Autenticidade, que garantem a procedência e a validade do documento.

Isso dá segurança não só aos nossos alunos, mas ainda mais às empresas/órgãos/instituições empregadoras que podem verificar em nosso site se o certificado é original ou não, a partir da conferência do código.

Estou tentando confirmar a autenticidade do meu Certificado, mas não estou conseguindo. Como fazer?

Ao receber seu Certificado, você verá um texto no rodapé do Certificado indicando como confirmar sua autenticidade.

Veja abaixo como fazer a confirmação:

1.    Acesse o link http://www.primecursos.com.br/confirma/
2.    Digite o código exatamente como está sendo informado em seu Certificado, com os números e o hífen.
3.    Clique em Confirmar para obter as informações de autenticidade.

Pagamento e envio do Certificado

Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser feito Boleto Bancário, Transferência entre Contas ou Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aura, entre outros) utilizando exclusivamente o sistema do Pagseguro.

Aos alunos internacionais o pagamento pode ser feito pelo PayPal. Para tal, o aluno deve entrar em contato conosco, solicitando diretamente o certificado. Assim, nós enviamos uma cobrança especial para o e-mail do aluno.

Fui aprovado no curso e gostaria de ter o Certificado. Como faço para pagar a taxa?

1.    Faça o login em sua conta;
2.    Ao abrir a tela “Meus Cursos”, clique sobre o curso aprovado que você deseja emitir o Certificado;
3.    Depois clique no link “Emitir seu Certificado” no menu abaixo da página;
4.    Pronto, preencher todos os dados para entrega do Certificado e escolher a forma de pagamento que mais desejar.
5.    Para mais informações sobre como Solicitar o Certificado clique aqui.

É possível parcelar o pagamento?

O parcelamento está disponível apenas para pagamento via Cartão de Crédito. É possível parcelar em 6 vezes ou mais (dependendo do cartão utilizado) com uma pequena taxa de juros da administradora do cartão (1,99% a.m.)

Para parcelar o pagamento, basta escolher a opção Cartão de Crédito na página da escolha da forma de pagamento.

Até quando preciso efetuar o pagamento do Certificado?

Você pode pagar quando desejar, porém o Certificado será enviado apenas após a confirmação de seu pagamento.

Após o pagamento, qual o prazo para receber o Certificado?

1.    Para pagamentos via Cartão de Crédito, a liberação do Certificado costuma ser imediata após a transação ser finalizada, mas pode levar até 2 dias, dependendo da Operadora do cartão.
2.    Para pagamentos via Boleto Bancário, o prazo de liberação é de 1 a 3 dias.
3.    Pagamentos por Depósito Bancário ou Transferência, dependem de que o aluno nos envie o comprovante de pagamento para que este seja liberado, com prazo de liberação em até 3 dias úteis.

Entretanto, para solicitar o Certificado é necessário que sua Avaliação seja aprovada com pelo menos 60% de aproveitamento. Sendo assim, seu Certificado será entregue em sua residência em até 15 dias úteis.

Fiz o pagamento das taxas, como faço para enviar o comprovante?

1.    Se você efetuou o pagamento por depósito bancário, será necessário que nos envie uma cópia do comprovante para o e-mail financeiro@primecursos.com.br para que possamos identificar seu pagamento, caso contrário ele não será confirmado.
2.    Se o pagamento foi por boleto bancário, a confirmação ocorre automaticamente de 1 até 3 dias úteis. Porém, caso já tenha passado este prazo, entre em contato conosco também por este e-mail financeiro@primecursos.com.br enviando uma cópia do comprovante de pagamento do boleto, assim poderemos verificar o motivo de não ter sido confirmado.
3.    Caso já tenha enviado o comprovante, favor aguardar o prazo de até 24 horas úteis para a confirmação. Você será informado por e-mail assim que confirmado.
4.    Se o pagamento foi por cartão de crédito, será necessário aguardar a aprovação por sua operadora. Esse processo é automático e você será informado por e-mail assim que o pagamento for confirmado.

Já fiz o pagamento das taxas, porém ainda não recebi meu Certificado, por que?

Se você já efetuou o pagamento, porém ainda não foi confirmado, veja as instruções sobre como proceder clicando aqui.

Assim que seu pagamento é confirmado, temos um prazo de até 15 dias úteis após a confirmação para entregar seu Certificado.

Você pode acompanhar o processo de emissão e entrega de seu Certificado, diretamente em seu painel de aluno. Para isso, basta clicar em “Meus Certificados” no menu à esquerda do site e verificar qual a situação do mesmo.

Recebi a informação dos Correios que meu Certificado retornou para vocês. Como faço para que seja reenviado?

Caso seu Certificado tenha sido devolvido pelos Correios, Clique aqui para entrar em contato conosco imediatamente para verificar o que pode ter ocorrido. Os casos mais comuns de devolução são:

•    Problemas com os dados informados para a entrega, ou seja, endereço informado incorretamente;
•    Destinatário ausente. É OBRIGATÓRIO ter alguém no local para assinar e receber o Certificado, afinal você está recebendo um documento oficial, não há como o Correio entregar o objeto sem uma assinatura.

Por isso, esteja certo que os dados informados para a entrega do Certificado estão corretos e que terá alguém para receber os Correios, pois se o Certificado retornar para nós devido aos motivos citados acima será cobrado uma taxa no valor de R$ 9,90 referente os custos dos Correios para fazermos o reenvio.

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em <http://faq.edunet.sp.gov.br/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1013&intClass=33&intAgrup=33>.

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, A Prime Cursos do Brasil age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Os cursos são inclusive divulgados no site da ABED (www.abed.org.br). O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

Ainda há dúvidas?

Entre em Contato