Certificado

O certificado emitido pela Prime Cursos do Brasil é reconhecido pelo MEC?

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em:
http://www.educacao.sp.gov.br/faq/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1015&intClass=33&intAgrup=33

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, o portal www.primecursos.com.br age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

Os cursos são inclusive divulgados no site da ABED (www.abed.org.br). O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

Os certificados são aceitos pelo CREA, CRC, CRM?

Os nossos cursos são de nível básico (livres), servem apenas para atualização/qualificação. O CREA, CRC, CRM e demais orgãos de conselho são de nível superior.

Como eu posso obter um Certificado de Conclusão/Participação de curso emitido pela Prime Cursos do Brasil?

Todos os cursos oferecidos pelo portal de Ensino Online da Prime Cursos do Brasil (contidos neste site www.primecursos.com.br), contam com a opção de certificado válido em todo o Brasil.

Há 2 tipos de Certificado:

Certificado de Conclusão - Para cursos com avaliação de suficiência, onde você terá de provar que obteve pelo menos 60% de aproveitamento no curso.

Certificado de Participação - Para cursos onde não há como atestarmos seus conhecimentos, por se tratarem de cursos com aplicação prática ou simplesmente por não existirem avaliação. Para estes cursos, há a possibilidade apenas de emissão do Certificado de Participação, onde o mesmo não comprova que você concluiu o curso, mas apenas que participou do mesmo.

Nota: O sistema só libera a opção para emitir o certificado de conclusão de curso, após o aluno comprovar seus conhecimentos obtendo 60% de aproveitamento na prova de suficiência.

Veja abaixo o procedimento para solicitar/receber o Certificado da Prime Cursos do Brasil.

Cursos com Certificado de Conclusão

1. Matricule-se no Curso desejado e estude todo o conteúdo do curso até sentir-se apto a fazer a avaliação;

2. Solicite a avaliação dentro de seu Painel de Aluno e faça a prova gratuitamente;

3. Se obtiver 60% de aproveitamento ou mais, será liberado em seu painel a solicitação de Certificado;

4. Se desejar o Certificado - válido em todo o território brasileiro - basta efetuar o pagamento da taxa e esperar o certificado ser entregue em sua residência. Prazo estipulado após sua aprovação é de até 15 dias úteis.
5. O aluno matriculado conosco terá direito a realizar a avaliação para atingir o aproveitamento mínimo. A avaliação tem o tempo mínimo de 10 minutos e o máximo de 80 minutos para ser realizada. No caso de não atingir o aproveitamento, NÃO será permitida a solicitação de certificado. O aluno poderá tentar uma nova avaliação e, se aprovado, poderá solicitar o certificado e efetuar o pagamento da taxa correspondente.

Cursos com Certificado de Participação

1. Matricule-se no Curso desejado e estude todo o conteúdo do curso até sentir-se satisfeito com seu conteúdo;

2. Se desejar o Certificado - válido em todo o território brasileiro - clique no botão "Emitir seu Certificado" no menu de leitura do curso, efetue o pagamento da taxa e espere o certificado ser entregue em sua residência. Prazo estipulado de entrega após o pagamento é de até 15 dias úteis.

Importante: O aluno poderá também, após o pagamento da taxa única do certificado, imprimi-lo. Para isso bastará acessar sua Área de Aluno. Mesmo imprimindo por conta própria o seu certificado, o aluno receberá o certificado original em seu endereço. O modo de impressão é destinado principalmente a residentes de outros países e pessoas que por algum motivo têm pressa em visualizar uma cópia do certificado, enquanto aguarda a chegada do Original pelos Correios.

E por fim, o valor do Certificado é de R$ 49,90 para todos os cursos.

Neste valor está incluso:

- Despesas com o envio do certificado (cobrado pelos correios);
- Envelope;
- Confecção do Certificado em papel especial;
- Selo de Autenticidade;
- Conteúdo programático no verso do Certificado.
- Entre outros custos.

Veja abaixo os modelos do Certificado emitido pela Prime Cursos do Brasil:

Certificado de Conclusão

Frente

Verso

Certificado de Participação

Importante: O Certificado de Participação também contém o conteúdo programático no verso.