Quais os 5 tipos de vendedores? Principais características e como melhorar seu perfil de vendedor

Hoje existem diferentes tipos de vendedores no mercado, com características específicas que podem ser uma grande vantagem para alguns setores, especialmente para quem lida com e público feminino.

Além de ter habilidades diferenciadas, alguns vendedores ainda possuem especializações que ajudam a melhorar ainda mais a experiência do cliente.

O vendedor amigo é um excelente profissional: sua estratégia, cria conexão e simpatia, conhecendo o cliente mais afundo.

Amigo

O vendedor lógico não se relaciona com seus clientes e nem se conecta com ele, e seu objetivo é vender os produtos de maior saída.

Lógico

Esse tipo de vendedor possui uma taxa de conversão maior, já que tem argumentos racionais e conseguem convencer o cliente com mais facilidade.

O vendedor consultor combina o amigo com o lógico: com seus grandes conhecimentos do produto e do cliente, consegue apelar para as emoções para fechar a comprar, sem perder o carisma.

Consultor

Vendedores negociadores são aqueles que mais demonstram conhecimento sobre o que vendem e sabem mostrar todos os benefícios em adquirir aquele produto.

Negociador

Manipulador

É aquele vendedor que consegue convencer que seu produto resolve o problema que o cliente apresenta, e nem sempre significa que ele irá mentir sobre os benefícios do produto.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Como melhorar meu perfil de vendedor?

Seja paciente Vender para pessoa física é mais fácil do que vender para as pessoas jurídicas, mas em ambos os casos é necessário ter paciência.

Saiba o que você vende Quando demonstramos mais confiança e conhecimento no que vendemos, nossa autoridade sobre o assunto é aumentada e o cliente tende a se sentir mais seguro em comprar.

Cuide do pós-venda Um bom relacionamento com o cliente gera uma fidelização, e ele pode voltar a comprar. Demonstre sempre interesse em solucionar os problemas dos seus clientes.

Se especialize Além de aprender técnicas de vendas, você também aprende como lidar com seus clientes, como resolver problemas e como agir em situações que podem ser decisivas na hora da venda.

Saiba lidar com clientes diferentes Em um único dia de vendas você lidará com diversos tipos de clientes diferentes, e você deve estar apto para saber como se portar com cada um deles.

Curso Grátis de Técnicas de Vendas

Curso Grátis de Técnicas de Vendas