Como usar a técnica de espelhamento para estabelecer rapport com o cliente

O rapport é uma das estratégias de vendas mais eficazes para quem deseja criar um vínculo maior com o cliente.

Dentro dessa estratégia, existem algumas técnicas que podem ajudar com que as vendas sejam ainda maiores, como a técnica de espelhamento.

O espelhamento nada mais é do que agir da mesma forma que seu cliente, seja com gestos, tom de voz ou atitudes.

O que é a técnica do espelhamento?

A técnica de espelhamento ajuda a estabelecer o rapport com o cliente por dar uma sensação de que o vendedor é exatamente como ele...

Por que a técnica de espelhamento ajuda a aumentar as vendas?

criando uma ligação por pensar que aquela pessoa age e pensa da mesma forma. Ou seja, há uma identificação entre consumidor e vendedor.

Como usar a técnica de espelhamento para estabelecer rapport com o cliente

Linguagem corporal O espelhamento pode ser usado inclusive na linguagem corporal durante o atendimento. Fique atento aos gestos que seu cliente faz para repeti-los de forma sutil.

Lembre-se, ao usar o espelhamento é essencial que você seja discreto.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Além disso, quando falamos de linguagem corporal, é muito importante que você se certifique de que o seu corpo esteja todo voltado para o cliente, a fim de manter um contato visual de qualidade.

Tom de voz Usar um tom de voz que esteja de acordo com a marca. E tente acompanhar o tom de voz que o consumidor está usando: se fala devagar, tente desacelerar um pouco.

Nunca imitar o dialeto de uma pessoa. Isso pode fazer com que a pessoa interprete que você está caçoando da forma como ela fala.

O que não fazer durante o espelhamento em vendas

Comportamentos negativos também não devem ser espelhados: caso seu cliente seja ríspido com você, mantenha a empatia e bom-humor e continue tratando-o bem.

O espelhamento tende a funcionar melhor quando você está atendendo um cliente por vez, e não é muito bem aproveitado em reuniões.

Qual a melhor forma de aplicar o espelhamento para estabelecer rapport?

As apresentações também não costumam ser uma boa opção para usar o espelhamento. Porém, ele também pode ser usado em vídeo conferências e conversas por telefone.

Utilizar o espelhamento fará com que o cliente fique mais tranquilo e sinta empatia, facilitando a comunicação e a as vendas.

Por que usar o espelhamento nas vendas?

Curso Grátis de Técnicas de Vendas

Curso Grátis de Técnicas de Vendas