Qual a diferença entre porteiro e recepcionista?

Apesar de dividirem o mesmo espaço de trabalho, cada uma possui funções diferente.

Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões.

O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha e garantir a segurança do local.

Já a recepcionista é responsável por receber e atender os visitantes de um estabelecimento, fazer ligações, agendar reuniões e organizar a agenda do estabelecimento.

Diferenças básicas entre porteiro e recepcionista

Porteiros e recepcionistas são profissionais que trabalham na entrada de prédios, empresas e condomínios.

Ambos têm a função de receber e orientar as pessoas que chegam, mas existem diferenças nas atribuições do porteiro e de uma recepcionista.

O porteiro é responsável pela segurança do local, controlando a entrada e saída de pessoas e veículos, monitorando o acesso de visitantes e prestadores de serviços.

Já a recepcionista é responsável por prestando informações, encaminhando visitantes aos setores adequados e realizando o agendamento de reuniões e eventos.

Principais responsabilidades

As diferenças do porteiro e de um recepcionista também estão presentes nas responsabilidades destes profissionais

O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local em que trabalha.

Ele deve verificar a identidade dos visitantes, fornecedores e funcionários e autorizar ou negar o acesso, conforme as regras estabelecidas.

As responsabilidades da recepcionista podem muitas vezes convergir com a do porteiro, principalmente em locais de trabalho que dispõem de uma grande equipe.

fazendo com que algumas tarefas regularmente direcionadas ao porteiro sejam transferidas para a recepcionista.

Nesse caso a recepcionista fica a cargo de realizar o primeiro atendimento aos clientes e moradores do local.

Ela deve recepcionar os visitantes, fornecedores e funcionários, identificá-los e encaminhá-los para o setor ou pessoa responsável.

O recepcionista também deve atender e fazer chamadas telefônicas, agendar reuniões, receber correspondências e cuidar da organização da recepção.

Ambientes de trabalho

As diferenças de um porteiro para uma recepcionista também estão presentes no local de trabalho de cada um.

Tanto o porteiro quanto o recepcionista atuam em ambientes de trabalho que exigem habilidades específicas.

O porteiro trabalha em prédios residenciais, condomínios, empresas e outros locais que precisam controlar o acesso de pessoas e veículos.

Já o recepcionista trabalha em empresas, consultórios, hotéis e outros locais que precisam receber e atender visitantes e clientes.

Interatividade com o público

Tanto o porteiro quanto o recepcionista têm um papel importante na interatividade com o público.

Em empresas que possuem uma grande equipe a interação do porteiro com o público é geralmente mais limitada.

Já que as funções ficam melhor divididas e sua principal função se torna controlar o acesso ao prédio e garantir a segurança dos ocupantes.

A recepcionista deve fornecer informações precisas e detalhadas sobre a empresa, seus serviços e produtos, bem como responder a perguntas específicas dos visitantes.

Requisitos para ser porteiro e recepcionista

Ambos precisam de cursos na área para exercer a função.

Para ser porteiro, é necessário ter concluído o ensino fundamental e realizar um curso específico de formação, que pode ser oferecido por empresas especializadas

Já para ser recepcionista, é comum que as empresas exijam ensino médio completo, além de conhecimentos em informática e atendimento ao cliente.

Curso Grátis de Porteiro

Curso Grátis de Porteiro