Manicure e Pedicure

O manicure/pedicure é o profissional responsável pelo embelezamento e saúde das unhas das mãos e dos pés. Para tal, este profissional utiliza técnicas e instrumentos específicos, como alicates, cortadores, lixas, fortalecedores, esmaltes, palitos, espátulas, etc.

Realiza o seu trabalho observando os critérios de higiene e estética recomendáveis, mantendo seus instrumentos de trabalho esterilizados para evitar transmissão de doenças e também conservá-los em melhor condição de uso.

Manicure/Pedicure

Atribuições profissionais do Manicure/Pedicure

- Corte de unhas das mãos e dos pés
- Cuidados com a cutícula
- Lixamento/polimento
- Aplicação de base e esmaltagem
- Aplicação de fortalecedores de unhas
- Aplicação de cremes e esfoliantes para cuidados das mãos, pés e cutículas
- Aplicação de unhas postiças
- Aplicação de adesivos/nail art para unhas
- Esterelização dos instrumentos utilizados
- Manicures especializados também fazem unhas decoradas: pintam desenhos, estampas, ou outras formas de arte nas unhas dos clientes que assim desejarem.

Formação profissional

Não existe uma formação específica requerida para atuar nesta área, assim como não há uma lei que regulamente a profissão. A formação de muitos profissionais acaba se dando, portanto, no exercício e prática.

Entretanto, para se diferenciar de outros profissionais e aumentar seu leque de serviços, é muito importante que o manicure/pedicure busque realizar cursos de modo a se manter atualizado com as tendências do mercado, seja em cremes, esmaltes, técnicas de pintura e polimento. Isso possibilita que o manicure/pedicure se torne um profissional requisitado, aumentando sua clientela.

Quais características são necessárias para essa profissão?

- Interesse por estética
- Habilidade com trabalhos manuais
- Higiene pessoal
- Organização
- Bom senso estético
- Coordenação para lidar com objetos pontiagudos e pequenos
- Capacidade de concentração
- Boa visão
- Detalhista
- Capacidade de comunicação, para melhor interagir com os clientes

O Mercado de Trabalho

O mercado para esta profissão é exclusivamente do setor privado. É competitivo, pois o profissional depende do seu nível de técnica, competência e serviços diferenciais para atrair e fidelizar clientes. O manicure/pedicure pode atuar como autônomo, trabalhando em suas próprias casas ou à domicílio.

Na maioria dos casos, entretanto, este profissional atua em salões de beleza e clínicas de estética, pois é uma forma mais garantida e segura de remuneração do que no trabalho autônomo.Além disso, trabalhar em salões e clínicas ajuda a tornar o trabalho do manicure/pedicure conhecido, e formar clientela.

Os profissionais que se especializam por meio de cursos de atualização, e que com a prática atingem uma maior capacitação profissional, muitas vezes abrem o próprio salão ou clínica estética. Por isso, é de muita importância frequentar as feiras de beleza (beauty fairs) que costumam ser promovidas nas grandes cidades (como São Paulo), e também realizar cursos livres na área, para se manter a par das inovações em estética e tratamento para mãos e pés.

Faixa Salarial

Com carteira assinada, um manicure/pedicure ganha a partir de R$ 830,00, que é o piso salarial da categoria. O profissional pode trabalhar por salário fixo ou comissão. Manicures autônomos tem rendimento variável, de acordo com o valor cobrado pelo serviço e pelo número de clientes que atrai ou tem fixo, horário de trabalho, diferenciais que oferece, etc.

Cursos indicados para esta profissão