Maquiador

Maquiador é o profissional que busca melhorar ou aprimorar a aparência das pessoas, por meio de produtos cosméticos conhecidos como maquiagem: base, pó compacto, blush, rímel, lápis delineador de olhos, batom, sombras, etc. Tais produtos podem ser utilizados para melhorar a estética natural, corrigir pequenos defeitos, cicatrizes, manchas, olheiras, rugas, etc ou mesmo, criar maquiagens artísticas.

O público-alvo, na maioria é de mulheres, mas homens, principalmente que trabalham em frente a câmeras e holofotes (atores, modelos, apresentadores, cantores, etc.) também buscam o recurso da maquiagem para melhorar a aparência. O maquiador também atua realizando maquiagens de caracterização, como no caso de personagens de peças de teatro, filmes, etc.

 

Maquiador

 

Atribuições profissionais do Maquiador

- Aplicação de primer
- Aplicação de base para suavizar e homogeinizar o aspecto da pele
- Aplicação de pós e corretivos para disfarçar falhas, cicatrizes, etc e/ou para realçar atributos naturais
- Realçar os olhos utilizando combinaçao de sombras específicas, lápis de olho, máscara para cílios, delineador, etc.
- Aplicar blush de modo a dar um ar saudável a pele (leve rubor)
- Aplicação de batom, gloss, delineador de boca, de modo a ressaltar os lábios, aumentando-os, diminuindo-os, ou somente colorindo-os
- Aplicação de cílios postiços
- Aplicação de maquiagens adesivas

Formação profissional

Não há uma formação mínima ou específica para se tornar maquiador, tendo em vista que a profissão não é regulamentada. Mesmo assim, maquiadores especializados, que realizam cursos profissionalizantes e de atualização, participam de workshops, feiras e congressos de beleza, tendem a ser melhor vistos e preferidos na hora de contratação por salões, spas, clínicas de estética, para realizar eventos etc.

Quais características são necessárias para essa profissão?

- Interesse por estética
- Coordenação e habilidades manuais
- Bom senso estético
- Firmeza
- Boa visão
- Criatividade
- Detalhista
- Saber combinar cores
- Sensibilidade

O Mercado de Trabalho

Os maquiadores normalmente costumam atuar em salões de beleza e clínicas de estética, como autônomos (atendendo à domicílio), ou no meio artístico (televisão, teatro). Outra área de atuação é em desfiles de moda, preparando as modelos de acordo com as orientações do estilista, assim como junto a fotógrafos. No meio teatral, a maquiagem é muito importante para a caracterização dos personagens. Nos salões costuma-se trabalhar realizando maquiagens para casamentos, formaturas e outras festas e eventos. Mas o setor que mais atrai o maquiador profissional é o televisivo, pelo alto salário e possibilidades de se firmar e ser reconhecido na carreira. Para trabalhar neste meio é necessário possuir muitas especializações, cursos, e é claro, experiência, já que a concorrência tende a ser grande.

Faixa Salarial

Os rendimentos de um maquiador são variáveis, pois pode atuar como funcionário de salões e clínicas de estética, assim como freelancer. Em média, maquiadoras em início de carreira ganham R$ 1.200,00 por mês. Maquiadoras mais experientes e de sucesso podem faturar até R$ 8.000,00 ou mais por mês.

Cursos indicados para esta profissão