Técnico em Informática

O técnico em informática é o profissional responsável pela manutenção de computadores, atuando tanto de forma preventiva como corretiva. Atua tanto no hardware de um computador, trocando peças, realizando limpeza de periféricos, avaliando a necessidade de atualização tecnológica ou substituição de componentes, indicando tecnologias mais adequadas ao sistema utilizado e ao usuário, como também no software, instalando programas e aplicativos, verificando e corrigindo erros, configurando, desinstalando e atualizando programas, utilitários e aplicativos. Realiza instalação e manutenção de redes, backups e recuperação de dados.

Técnico em Informática

 

Atribuições profissionais do Técnico em Informática

- Verificação de problemas e erros de hardware e software
- Atualização de peças e periféricos (upgrade)
- Instalação, atualização, configuração e desinstalação de software: utilitários, aplicativos e programas
- Formatação e instalação de sistema operacional (Windows, Linux, etc)
- Backup e recuperação de arquivos e dados
- Limpeza e manutenção de componentes
- Instalação e configuração de redes
- Verificação e solução de vulnerabilidades de segurança

Formação profissional

Esta profissão não requer uma formação obrigatória, pois a profissão não é regulamentada, é necessário portanto apenas conhecimentos básicos de inglês, ensino médio completo, e, é claro, conhecer o funcionamento de hardware e software de computadores. Entretanto, apesar do mercado ser amplo, é competitivo e o profissional que se especializa e investe em formação específica é muito mais requisitado e bem remunerado. Realizar uma graduação, ou cursos livres e de extensão na área, se aprofundando em sistemas operacionais, arquitetura de computadores, segurança de internet, redes, etc, são um grande diferencial para este profissional.

Quais características são necessárias para esta profissão?

- Estar atualizado com as novas tecnologias e soluções de informática
- Ser paciente
- Gostar de computadores
- Ético
- Responsável
- Disciplinado
- Flexível
- Investigativo (no sentido de buscar pelo problema e pela sua solução)

O Mercado de Trabalho

O mercado para este profissional é amplo, tendo em vista o enorme número de computadores domésticos e de usuários, que só cresce. Entretanto, também é competitivo e o profissional mais qualificado é o que sai na frente. O técnico em informática pode trabalhar prestando serviços autonomamente, trabalhando para lojas de informática, instituições públicas, privadas, escolas, e qualquer outro estabelecimento informatizado. O profissional pode se especializar em um determinado segmento, como instalação e manutenção de redes, ou para recuperação de dados e backups, etc; tornando-se perito ou técnico autorizado.

Faixa Salarial

A faixa salarial é variável para o técnico em informática, dependendo se este atua como autônomo ou em empresas. Em geral, o salário do iniciante na profissão é em, média, de R$ 1.300,00. Técnicos especializados podem faturar até, em média, R$ 17.000,00 (dados da Revista Veja).

Cursos indicados para esta profissão