Acesse uma conta para ter uma experiência incrível

Cadastro Rápido

Somos associados ABED
Formas de Pagamento
Formas de Pagamento

Supletivo ENCCEJA

Termine seus estudos em poucos meses!

Descubra agora a maneira mais rápida e segura para concluir o ensino médio ou fundamental.

Supletivo Prime CursosComo funciona a Educação para Jovens e Adultos?

Educação para Jovens e Adultos, popularmente conhecido como EJA, é um programa de ensino criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso à educação às pessoas que por alguma razão, não puderam concluir os seus estudos na idade adequada. Durante anos os cursos supletivos foram os principais modelos de formação do EJA.  Atualmente, as pessoas interessadas nessa modalidade de ensino podem participar do ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos

O que é o ENCCEJA?

O ENCCEJA é uma prova de certificação de competências do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como INEP . Apesar de ser uma novidade para muitos brasileiros, o ENCCEJA foi criado em 2002 como uma ferramenta de avaliação de competências dos alunos que estavam frequentando regularmente as escolas.

Em 2009, o INEP transferiu para o EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (Enem), a certificação de conclusão do ensino médio. Sendo assim, de 2009 a 2017 quem participasse do Enem e tivesse nota superior a 450 pontos, poderia solicitar o diploma de conclusão do ensino médio e terminar os estudos.Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu retomar o ENCCEJA como exame de certificação de competências, limitando o ENEM apenas para quem desejasse ingressar na universidade. Durante todo esse período (2009 a 2017) o ENCCEJA ficou restrito apenas aos brasileiros que viviam no exterior. 

Qual a diferença do SUPLETIVO EJA tradicional para o ENCCEJA?

As duas modalidades oferecem o tão sonhado diploma de conclusão do ensino médio e fundamental, o certificado possui a mesma validade em ambos os casos. Porém, a diferença entre os dois pode ser um fator crucial para você que deseja terminar os seus estudos.

Vamos aos fatos:

O supletivo tradicional EJA, geralmente exige do aluno a presença em sala de aula, ou seja, por se tratar de um curso presencial, o interessado deverá se deslocar diariamente até uma escola especializada e reservar um período do seu dia para os estudos.

Vantagens do supletivo tradicional

Interação direta com professores e alunos;

Networking;

Suas dúvidas são esclarecidas em tempo real.

Desvantagens

Preço – os cursos presenciais geralmente são caros;

Horários fixos, o que pode prejudicar os seus afazeres diários;

Gastos com deslocamento até a escola.

E por fim, ao optar pelo supletivo, o tempo de conclusão do curso pode levar de 1 a 5 anos. Se você tem pressa para obter a certificação, certamente esta não é a melhor opção.A idade mínima para quem deseja participar de algum curso supletivo é de 15 anos para o ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio.

Bolsas para cursos supletivos

Antes de se matricular em uma instituição especializada em cursos supletivos, verifique se a escola é credenciada e reconhecida pelo MEC. Para verificar se uma instituição tem aval do MEC, basta acessar o portal do e-MEC, - escolha a região e informe o nome da escola. Lembre-se sempre: somente instituições credenciadas podem emitir o certificado válido em todo o país.

QueroBolsa  - Nosso portal favorito, lá você encontra diversas oportunidades de bolsas para cursos supletivos com até 70% de desconto!

EducaMaisBrasil

Voltando a falar do ENCCEJA....

É apenas uma prova que você deverá participar. Você poderá se preparar do jeito que achar melhor através de cursos presenciais ou EAD.

Dica: Pesquise por aulas no Youtube, lá você encontra centenas de aulas gratuitas.

Quem pode solicitar a certificação pelo ENCCEJA?

Ensino fundamental – quais os requisitos? Segundo o próprio GUIA OFICIAL DE CERTIFICAÇÃO DO ENCCEJA, o interessado que deseja obter o diploma de conclusão do ensino fundamental deverá;

Indicar no ato da inscrição a instituição certificadora;
Possuir no mínimo 15 anos de idade completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
Atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
Atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação.

Ensino médio – quais os requisitos?

Para se inscrever no ENCCEJA é muito simples, basta acessar a página oficial do exame nesse link. Vale ressaltar que a participação na avaliação é gratuita. As datas de inscrição do exame podem variar de ano a ano, mas geralmente ocorrem entre o mês de agosto e outubro, por isso a dica é: acesse o site do INEP de tempos em tempos para se manter sempre atualizado! Se você já perdeu a data para participar do ENCCEJA desse ano, não tem problema, ano que vem tem mais! Use esse tempo a mais que você ganhou para estudar 

“Às vezes, a pressa é inimiga da perfeição”

Se você precisa se qualificar para o mercado de trabalho com urgência e já perdeu a data do ENCCEJA , não se preocupe! Aqui na Prime Cursos você tem acesso a mais de 300 cursos online gratuitos nas principais áreas do conhecimento para enriquecer o seu currículo. Clique aqui para conhecer os nossos cursos – Todos os cursos são livres, ou seja, não há pré-requisito para participar. 

Como funciona a prova do ENCCEJA?

Como falamos anteriormente, a prova do ENCCEJA é aplicada de ano a ano e o conteúdo da prova pode variar de aluno para aluno. Tudo vai depender das suas necessidades. As informações mais detalhadas você encontra no site oficial do ENCCEJA ou na secretaria de educação da sua cidade.

Onde eu posso pegar o meu certificado?

Se você já participou ou vai participar do exame no Brasil, você deve procurar a secretaria de educação do seu município ou escolas e universidades conveniadas ao INEP. Essas informações você encontra aqui.

O que vai cair na prova? Eu preciso comprar algum material de apoio?

Para facilitar a sua vida, separamos os links com as apostilas que o próprio INEP fornece aos interessados:

Segue os links:

Material de apoio para o Ensino fundamental

Matemática

Ciências

História e Geografia

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física

Material de apoio para o Ensino Médio

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias

A Prime Cursos oferece suporte para os participantes do ENCCEJA?

Não! Nosso trabalho é apenas divulgar e popularizar esse exame que vem beneficiando milhões de brasileiros ano após ano. A Prime Cursos não se responsabiliza pelas informações supracitadas. Em caso de dúvidas, recomendamos a todos que acessem o portal do INEP ou procurem a secretaria de educação mais próxima.