Conheça mais sobre a Psicologia da Aprendizagem e o ambiente educativo

No movimento chamado “método intuitivo”, em 1882, Rui Barbosa apresentou à Câmara dos Deputados a tradução do livro Calkins, que continha também ideias e suas “sugestões” em relação ao ensino (créditos shutterstock)
No movimento chamado “método intuitivo”, em 1882, Rui Barbosa apresentou à Câmara dos Deputados a tradução do livro Calkins, que continha também ideias e suas “sugestões” em relação ao ensino (créditos shutterstock)
No movimento chamado “método intuitivo”, em 1882, Rui Barbosa apresentou à Câmara dos Deputados a tradução do livro Calkins, que continha também ideias e suas “sugestões” em relação ao ensino (créditos shutterstock)

A aprendizagem acompanha o ser humano desde o seu nascimento e é fundamental para o comportamento das pessoas, pois, entre outras coisas, possibilita o convívio do indivíduo em sociedade. O aprender é constante para as realizações humanas e essencial para a sobrevivência do homem. Sendo assim, várias habilidades são aprendidas com base de estudos: somar, ler, explanar atitudes sociais, entre outras. O desenvolvimento e a aprendizagem estão conectados, visto que as mudanças ao longo da vida são caracterizadas pelas interações estabelecidas no meio cultural e social.

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e as manifestações psíquicas do ser humano. Na psicologia da educação, os objetivos do estudo são: teorias que expliquem de forma científica as diversas questões ligadas à educação; proporcionar modelos explicativos dos processos de mudança comportamental; contribuir para o planejamento de situações educativas eficazes; auxiliar na resolução de problemas educativos a partir da elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e de intervenção.

Psicologia da Aprendizagem

As operações cognitivas são processos de natureza intelectual, como a percepção, raciocínio, memória e etc., que são construídas na interação com outras pessoas. Assim, a Psicologia da Aprendizagem estuda o processo das formas e dos conhecimentos sociais existentes adequados para as crianças. Contudo, a aprendizagem reconhece a natureza social e a aquisição de conhecimento em todas as fases da vida.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Nas últimas décadas, bases legais foram conquistadas no auxílio prestado à criança. No dever do Estado com a educação pública inclui-se: o atendimento gratuito da criança na Educação Infantil; garantia de atendimento educacional para pessoas com necessidades especiais; educação escolar regular para jovens e adultos; padrões mínimos de qualidade de ensino e outras.

As pessoas, especialmente as crianças, aprendem através das lições partilhadas e o coletivo é muito valioso no ensino. A Psicologia da Aprendizagem acredita na interação proporcionada pela educação e valoriza esta troca de saber, de cultura e de experiência entre aluno e professor. Quando o educador entende os funcionamentos das emoções, ele compreende melhor o aluno e pode contribuir socialmente e propor interações saudáveis.

A aprendizagem é muito estudada pela Psicologia, é por ela que o homem se assegura como um ser racional da qual depende dela para realizar quase todas as suas ocupações. A Prime Cursos, que é referência na educação a distância, oferece o curso online de Noções de Psicologia da Aprendizagem. Quer saber mais sobre os objetivos e os conteúdos da Psicologia da Educação, Aspectos da Legislação Educacional Atual, Abordagens do processo de Ensino e Aprendizagem e muito mais? Então, inscreva-se.

Conte ainda com a opção do certificado, que é válido em todo o território nacional. Além de comprovar o estudo na área, você ainda pode preencher as horas extracurriculares do ensino superior.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

17 COMENTÁRIOS

    • Olá, Edna!
      Obrigada pelo seu contato.

      Para estudar os cursos é gratuito, será cobrado apenas o certificado, se você o solicitar.
      Para obter o certificado de conclusão, após estudar o conteúdo do cursos, solicite a avaliação, se você obter a média mínima de 60% é só clicar em “Emitir seu Certificado”.
      A duração de estudos depende do próprio aluno, pois é você quem coordena os horários.

      Bons estudos!
      Equipe Prime Cursos do Brasil.

  1. Tenho interesse fazer o curso a Psicologia da Aprendizagem e o Ambiente Educativo.
    Solicito informações como proceder para iniciar o curso, aguardo contato.

    Att. Maria da Glória M. Aguiar

  2. EU, LEIBE QUERO ESTUDAR PSICOLOGIA, PÓS EU JÁ TRABALHO COM GENTE NO DIA A DIA. ESTAREI AGUARDANDO A LIBERAÇÃO PARA COMEÇAR A ESTUDAR ESTA MATERIA. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE QUE VOCÊS DÃO PARA O ESTUDO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui