Como melhorar suas aulas com práticas simples

    práticas enriquecer aprimorar aulas
    práticas enriquecer aprimorar aulas
    Novas práticas para enriquecer e aprimorar as aulas
    Créditos da Imagem: Woodleywonderworks   Via: Compfight

    Todo profissional da área de educação sabe como é difícil atrair a atenção dos alunos e estimular o desejo de aprender. Ensinar não é uma tarefa fácil e exige dedicação, paciência e vontade. Um bom professor deve saber ouvir e também incentivar constantemente seus alunos. Por isso, mesmo os profissionais que já atuam no ramo há bastante tempo precisam estar sempre atualizados e conhecer novas práticas e metodologias para aprimorar as aulas e enriquecer o processo de ensino/aprendizagem.

    A educação está em contínua evolução e a cada dia novos conteúdos, conceitos e recursos surgem. Dessa forma, a maneira como o conhecimento é repassado deve ser sempre aperfeiçoada para adaptar-se à realidade dos alunos e atender às suas necessidades. Estratégias criativas para prender a atenção e o uso de tecnologias são alguns exemplos de como o modo de ensino pode ser melhorado.

    Uma forma de deixar as aulas mais atrativas é fazer associações, relacionando conceitos novos a outros já conhecidos pelo aluno, criando ligações práticas e fáceis de assimilar. Outro método interessante é o da aranha, no qual o educador faz um desenho do animal e coloca o tema central da aula no corpo da aranha e nas pernas registra todas as palavras-chave fundamentais referentes a esse tema para favorecer a compreensão do assunto.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Quanto às dúvidas dos alunos, o professor não deve responder explicitamente a todas as perguntas. O ideal é que ele vá direcionando os estudantes a encontrar as respostas, a fim de incentivar o raciocínio lógico e crítico deles. Ele ainda precisa fazer bom uso da internet em seu trabalho, não somente para comunicar-se com os alunos e conhecer melhor o perfil de cada turma, mas também para aprender mais sobre plataformas de ensino e fazer proveito dos cursos online para atualizar-se.

    tecnologia internet melhorar ensino
    O bom uso da tecnologia e da internet para melhorar o ensino
    Créditos da Imagem: Woodleywonderworks   Via: Compfight

    Quem deseja aprimorar seus conhecimentos na área pode fazer o Curso de Introdução à Educação  oferecido gratuitamente pela Prime Cursos, que ensina práticas para professores, pedagogos e acadêmicos de licenciatura. O curso aborda novos modos de olhar e pensar a educação e a escola; a importância da postura e dos gestos ao lecionar; a diferença entre educação, instrução e ensino; os diferentes tipos de educação; pedagogia e didática; como melhorar a comunicação professor/aluno; novas competências para ensinar; entre outros assuntos relevantes.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    8 COMENTÁRIOS

    1. Esse curso é muito interessante parece ser muito bom aprende como lidar com os alunos, professores é um grande objetivos a ser conquistado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.