Bolsa de estudo: o que é e como conseguir?

Prime Cursos 25.04.2019

Conseguir uma bolsa de estudo é o sonho de muitos estudantes. E há muitas opções por aí: bolsa de estudo para cursos de idiomas, intercâmbio, pesquisa, universitárias, pós graduação e até para cursos no exterior.

As bolsas de estudo são uma excelente alternativa para quem deseja fazer uma graduação ou outro curso, mas, não têm condições de bancar a mensalidade de uma faculdade particular.

Entretanto, muitos acreditam que ganhar uma bolsa de estudo é um processo quase impossível. É claro que pode ser um pouco difícil e demorado, porém, basta conhecer as etapas de cada programa e se preparar adequadamente.

O legal é que existem muitas opções para quem deseja obter uma bolsa integral ou até mesmo um desconto nas mensalidades – o que já pode ajudar bastante no orçamento.

O que é uma bolsa de estudo

Bolsa de estudo pode ser considerada uma ajuda financeira oferecida ao estudante. Como já falamos, existem diversos tipos de bolsas de estudos, que podem ser financiadas pelo governo, empresas privadas ou instituições de ensino.

Existem as bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou as totais, que são as mais desejadas pelos estudantes, que pagam 100 % dos encargos educaionais.

Além disso, há programas que pagam um valor extra para o aluno, que podem cobrir despesas como alimentação, transporte, livros, moradia, etc. Assim, é uma ótima ajuda para que o aluno consiga se manter enquanto estuda.

Os programas de bolsa de estudo geralmente possuem alguns critérios para participação. Alguns programas são destinados apenas a estudantes de baixa renda. Outros são voltados ao desempenho do aluno, concedidas a estudantes com elevado rendimento escolar.

Há ainda o potencial do desenvolvimento (quando as empresas pagam os cursos de seus funcionários) e parentesco (para familiares de alunos e funcionários da faculdade).

Além dessas opções, a bolsa de estudo também pode ser conferida por notoriedade nas artes e esportes. Essas bolsas são concedidas a estudantes que atingiram grandes resultados artísticos ou esportivos.

Muitas pessoas acreditam que os programas apenas aceitam estudantes em situação de carência socioeconômica, ou estudantes nota 10. Entretanto, existem muitas opções que não exigem isso.

Veja abaixo algumas opções:

Bolsas do Governo Federal

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, é um programa de bolsas de estudos do Brasil do Governo Federal. Todos os anos, são distribuídas bolsas integrais e parciais para estudantes de todo o País.

O foco são estudantes que têm bom nível de conhecimento, mas não podem pagar um faculdade privada.

Veja o que você precisa fazer para conseguir sua bolsa do ProUni:

  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem, e acima de zero na redação.
  • Comprovar renda familiar bruta de até 3 salários mínimos.
  • Não ter diploma de curso superior.

Muitas universidades privadas com boa avaliação junto ao MEC participam do ProUni.

O estudante pode conseguir, dependendo da renda, uma bolsa integral ou parcial. O benefício é oferecido pelo MEC em praticamente todos os cursos, até mesmo Medicina, Engenharia e Odontologia. Além disso, o ProUni oferece bolsa de estudo em cursos a distância (EAD).

A seleção de bolsas acontece duas vezes ao ano, sempre em janeiro e junho.

Bolsas oferecidas por faculdades privadas

Existem diversas maneiras de conseguir uma bolsa de estudo em faculdades privadas. A maioria possui programas próprios, e os descontos oferecidos podem chegar a 80 % da mensalidade. Em outras, o aluno pode conseguir bolsa integral.

Para obter todas as informações, o ideal é consultar diretamente o site da faculdade desejada.

Dependendo da instituição, é possível conseguir bolsa através da nota do Enem, mérito acadêmico, convênio com empresa, programa de indicação, bolsas de pesquisa, etc.

Tudo irá depender da unidade, do curso e modalidade de ensino, afinal, é a instituição que define seu tipo de programa de bolsa.

Plataformas de bolsas de estudo

Existem alguns sites especializados que negociam bolsas de estudo parciais com universidades que tenham vagas sobrando. Veja abaixo dois exemplos muito interessantes:

Quero Bolsa

É um site que reúne mais de 1 milhão de vagas em mais de 1.000 instituições espalhadas por todas as regiões do Brasil.

O aluno pode buscar por cursos e faculdades em qualquer região, obter informações sobre cursos e instituições, pesquisar e comparar os preços de mensalidades, e garantir uma bolsa de estudo para o curso.

Educa Mais Brasil

O site oferece milhares de bolsas de estudo de até 70% de desconto em todo o país. É possível encontrar bolsas para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, profissionalizantes, idiomas, entre outros.

As vagas são oferecidas aos estudantes que não possuem condições financeiras para pagar 100% da mensalidade e requer comprovação de renda.

E agora, preparado para correr atrás da sua bolsa? Não se esqueça que, independentemente de qual seja a sua escolha de curso, o mais importante é ter determinação e estudar muito!

Se gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário!

Prime Cursos

Leia Também

10 Comments

Marne Dulinski

Gostei muito da matéria!
Gostaria de obter bolsa de estudos total, escolhendo a matéria!
Muito obrigado, Marne

Reply
Prime Cursos

Olá Rivelino, tudo bem?
No artigo explicamos algumas formas de conseguir bolsa, espero que ajude! =)

Reply
Celina Dias

como faço para ganhar uma bolsa de estudo gratuitamente ois quero fazer uma faculdade mais não tenho como pagar faço o Enem todos os anos mais mesmo assim não consigo nenhuma bolsa.
Obrigado.

Reply
Prime Cursos

Olá Celina, tudo bem?
No artigo explicamos algumas formas de conseguir bolsa, espero que ajude! =)

Reply
Márcio costa

gostaria muito de ganhar uma bolsa de estudo , pois já estou no 3 periodo vou ter que parar de estudar.

Reply
Ana Almeida

Otimas dicas, pois esse ano minha filha,presta enem. e ja estou pensando onde ela vai fazer a sua faculdadde de direito,visto que nao temos condicçoes de pagar integral. Obrigada .

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *