Como montar um currículo sem ter experiência de trabalho

Prime Cursos 22.04.2019

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e ter um bom currículo já deixou de ser um diferencial.

Hoje, é preciso ir além, e entregar não apenas algo bom, mas sim, excelente, que faça os recrutadores se encantarem e, consequentemente, prestarem atenção em você.

Além disso, o currículo pode ser considerado a primeira impressão que o candidato deixa, então é preciso adicionar todas as informações com cuidado.

Funções já exercidas, tempo de profissão, cursos e projetos realizados podem valorizar muito o documento. Mas e a falta de experiência? O que colocar quando sua vida profissional ainda não passou por coisas muito interessantes?

Por mais que pareça, fique tranquilo: isto não é um problema. A falta de experiência não deve ser vista como um obstáculo na disputa por uma vaga. Mesmo sendo inexperiente, basta saber elaborar um bom currículo.

Existem diversas maneiras de contornar o branco na parte “experiência” do currículo, basta valorizar outras questões.

A primeira grande dica é: SEJA TOTALMENTE SINCERO. Nada de adicionar informações que não existam, ou experiências que você não teve. Coloque exatamente o que você é e o que já fez, mesmo que tenha sido pouco. Seja verdadeiro ao montar o seu currículo.

No campo da experiência, opte por destacar o seu objetivo profissional. Outra sugestão é incluir as atividades que você participa ou já participou, incluindo trabalhos em ONG’s, intercâmbio, Grêmio Estudantil, entre outras coisas que possam ser interessantes para o trabalho. Se tiver alguma experiência, tente explicar o que você fazia/faz em cada atividade.

Veja abaixo mais dicas importantes para valorizar o seu currículo:

Tem conhecimento básico em algo? Adicione

Se você tiver conhecimento em algo, mesmo que básico, adicione no currículo, desde que possa ser interessante para a vaga que você está buscando. Ás vezes um simples conhecimento em algo pode te dar pontos positivos e até fazer com que você se destaque.

Sem erros

Currículo nenhum deve ter erros de ortografia e gramática. Se tiver alguma dúvida, o que é totalmente normal, peça ajuda ou pesquise. Cuidado também com abreviaturas, e esqueça as gírias.

Adicione o domínio de idiomas e tecnologias se tiver

Ter um bom conhecimento em tecnologia e idiomas pode te dar pontos positivos. Mesmo que seja básico, inclua o idioma que fala, que está aprendendo, ou até que deseja aprender. Se tiver alguma habilidade com softwares e plataformas adicione no currículo também. Tudo pode contar pontos numa seleção.

Adicione cursos extracurriculares

Se você ainda tem nenhum curso no seu curriculo, saiba que você pode mudar isso agora mesmo. Como sempre falamos e recomendamos aqui no blog, a Prime Cursos oferece diversos cursos online e gratuitos, de diferentes áreas.

Os cursos podem ser feitos a qualquer momento pela internet, de acordo com a disponibilidade de tempo do estudante. Então, sem desculpas. Faça o seu cadastro e escolha o curso de acordo com sua área de atuação.

Coloque suas características positivas

Tente lembrar de suas qualidades e características positivas, que poderiam ser úteis para o seu trabalho. Descreva da melhor forma as suas competências, habilidades e aptidões para mostrar ao selecionador como você poderá contribuir com a empresa.

Pontos que podem valorizar o seu currículo:

  • Voluntariado;
  • Projetos paralelos;
  • Atividade empreendedora;
  • Experiência internacional;
  • Voluntariado;
  • Perfil no LinkedIn;
  • Trabalho informal.

Bom, esperamos que as dicas de hoje possam ajudar! E qualquer dúvida, deixe o seu comentário.

Prime Cursos

Leia Também

4 Comments

Cláudio Barros da Silva

Bom dia prime cursos. Excelente dicas parabens .são dicas que faz agente melhorar nosso progresso e com certeza vamos passar essas dicas para os nosss os filhos e amigos e todos aqueles que estiver pronto a ouvir , muito obrigado é assim que cada dia a escola prime cursos vai ficando mais famosa.

Reply
SERGIO MURILO LIMA ARAUJO

Boa noite !

Com essas importantes dicas, reformularei o meu curriculum, fazendo com que fique mais bem elaborado.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *