Como valorizar um currículo sem experiência profissional

    currículo qualificações
    currículo qualificações
    Valorizar o currículo sem experiência profissional
    Créditos da Imagem: Dan Zen   Via: Compfight

    Quem está em busca do primeiro emprego quase sempre se depara com uma dúvida básica: o que colocar no currículo se não tenho experiência profissional para apresentar? É fato que o tempo de prática da profissão, as funções já exercidas e os projetos realizados contam muito num recrutamento.

    Mas a falta de experiência não deve ser encarada como o maior empecilho na disputa por uma vaga. Se o candidato inexperiente souber como elaborar o currículo, terá boas chances de ser contratado.

    Algumas dicas simples ajudam a valorizar o currículo de quem procura sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Confira:

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Destaque a formação escolar

    Indique o último grau de escolaridade, descrevendo o nome da instituição, o curso e o ano de conclusão. Se o curso tiver ênfase em alguma área, não deixe de mencionar. Não é necessário listar as notas obtidas, salvo se a vaga for acadêmica ou exigir tal informação.

    Evidencie o domínio de idiomas e tecnologias

    Essas duas características são muito visadas pelas empresas atualmente. Se você fala outra língua, inclua isso no currículo, mas haja com sinceridade ao indicar o nível de conhecimento do idioma. Habilidade com softwares e plataformas também contam pontos numa seleção.

    Enfatize trabalhos voluntários e viagens oportunas

    Desde que tenham relação com a vaga pleiteada, as pequenas experiências também são valorizadas pelos recrutadores. Por isso, vale citar no currículo atividades exercidas na empresa da família, participação na organização de eventos, atuação em projetos sociais, realização de iniciação científica, trabalhos em empresa júnior durante a faculdade, intercâmbios e outras vivências.

    Realce os cursos extracurriculares

    Dos programas de qualificação que você já fez, cite aqueles que têm ligação com a vaga. Bons cursos complementares presenciais ou a distância contribuem para minimizar a falta de experiência profissional.

    Para ajudar quem está ingressando no mercado a turbinar o currículo, a Prime Cursos oferece uma série de cursos online gratuitos com opção de certificado. Práticos e bem completos, os programas contam com materiais atualizados e podem ser acompanhados a qualquer momento pela internet, de acordo com a disponibilidade de tempo do estudante.

    Como conseguir o primeiro emprego sem experiência

    Créditos Canal Youtube – Empresa & Renda

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui