Entrevista de Emprego: consultora em Gestão de Pessoas dá dicas para não fazer feio

shutterstock_184575224

Encarar entrevistas de emprego não é uma tarefa fácil, especialmente quando o profissional está desempregado e não encontra ótimas oportunidades no mercado de trabalho, ou ainda, quando não comparece a uma entrevista faz anos. Preparar-se para uma entrevista de emprego é fundamental. Mas, como o candidato consegue saber se ele realmente está preparado e apto a responder todas as perguntas e, o mais importante, se causará uma boa impressão?

Para responder a essas e outras dúvidas, conversamos com a Psicóloga e consultora em Gestão de Pessoas, Andressa Emilia Elizio Knaesel, com 12 anos de experiência no setor, ela dá dicas valiosas para quem está à procura de emprego. A seguir, você terá um verdadeiro guia, desde a elaboração do currículo até como se comportar, o que vestir, como responder àquelas perguntas tão temidas feita pelos entrevistadores e muito mais.

O Currículo

Há informações que não são necessárias inserir no currículo, como por exemplo os documentos pessoais (RG, CPF). A psicóloga Andressa afirma que: “os dados pessoais pegamos em entrevista, num segundo ou terceiro momento. É importante cuidar, pois atualmente existem pessoas mal-intencionadas que podem utilizar esses dados”. Também não escreva Curriculum Vitae no título, somente o seu nome já é suficiente.

Vários currículos são enviados juntamente com o seu para os recrutadores analisarem, por este motivo, valorize “o português impecável, a estética do currículo (fonte, justificado). Se for por e-mail, coloque para qual vaga e um resumo no corpo do e-mail. Se for entregue em mãos, cuidado para não amassar, manchar, etc. Caso preencha direto no site da empresa, o recrutador irá buscar conforme os requisitos da oportunidade”, diz Andressa.

Para que o currículo seja bem elaborado, confira a lista com alguns itens imprescindíveis: nome completo; endereço (Andressa ainda acredita ser importante inserir, pois existem empresas que procuram candidatos que morem perto, mas não é determinante); dados eletrônicos (e-mail e telefone); o objetivo do candidato estar buscando a vaga e cargo pretendido; formação; resumo de experiências ou habilidades; experiências profissionais (cargo, atividades desenvolvidas, datas de admissão e demissão); informações complementares; participação em eventos.

Enviou o currículo e foi selecionado para uma entrevista?

Ficar nervoso ou ansioso faz parte, o que não pode acontecer é deixar o desespero tomar conta da situação. Os recrutadores sabem identificar quando o candidato está aceitando qualquer vaga pelo desespero de estar um tempo sem trabalhar. Neste momento é preciso equilíbrio e confiança.

shutterstock_151603850

Vamos iniciar pelas roupas que vestirá para a entrevista, elas dizem muito sobre a personalidade do candidato. No caso das mulheres, evitar o uso de decotes e saias curtas. Não exagerar na maquiagem e acessórios. No caso dos homens, evitar o boné. Para ambos, o cabelo deve estar limpo e penteado, não vá com roupas amassadas, rasgadas, manchadas. “A roupa é utilizar o bom senso”, comenta Andressa. Mas tudo depende da vaga para a qual se pretende. Por exemplo, se for para um cargo mais elevado, como a gerência e diretoria, é bom para os homens vestirem terno e as mulheres um terninho ou uma combinação social. Caso for Assistente Administrativo, poderá ser uma camisa polo e uma calça jeans.

E como devo me comportar, falar…? Segundo a consultora, este é um processo de preparação antecipada. Dividimos em quatro tópicos:

Antes:
* Pesquise sobre a empresa e o cargo;
* Valorize-se;
* Liste suas habilidades e suas características positivas;
* Liste os desempenhos dos quais se orgulhou;
* Liste os maiores erros que cometeu;
* Converta suas habilidades, características, desempenhos e aprendizados em moeda que tenha valor na área que escolheu.

No dia da entrevista:
* Chegue pelo menos com 15 minutos de antecedência.
* Não esqueça das boas maneiras. Trate bem todos os funcionários, desde a portaria até a sala de espera;
* Cumprimente o entrevistador pelo nome dele, sorria, olhe nos olhos, mantenha a postura, seja sempre sincero;
* Não fale mal da empresa anterior, nem dos antigos chefes;
* Prepare-se para responder sua pretensão salarial, horários, etc., caso for perguntado.

Durante a entrevista:
* Deixe o entrevistador dar o tom da entrevista; ouça com atenção.
* Saiba explicar por que fez suas escolhas;
* Procure não demonstrar hesitação;
* Fale de suas experiências na forma PAR (Problema/Ação/Resultado);
* Prepare perguntas sobre a empresa, o cargo etc.
* Pergunte sobre os próximos passos.

Após a entrevista:
* Avalie o seu desempenho;
* Aguarde o prazo estipulado antes de fazer um novo contato.

Veja na prática algumas ações citadas acima:


Créditos canal ComoFaz / Via YouTube

Considerações importantes durante a entrevista

Andressa aponta uma pergunta quase obrigatória feita pelos recrutadores, onde o candidato é questionado a falar sobre si. A resposta deverá ser “sucinta, direta e que o valorize profissionalmente”. Por isso, é fundamental preparar e praticar as respostas antes da entrevista, dessa forma, evita que o candidato se prejudique.

Outros questionamentos que o recrutador pode fazer ao candidato:

  • Quais são seus objetivos em curto prazo? E em longo prazo?
  • O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?
  • Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
  • O que procura num emprego?
  • Como você faz para administrar uma grande quantidade de atividades que tem um prazo muito curto para ser entregue?
  • Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos. O que você faz no seu tempo livre?
  • Quais são as suas maiores qualidades? E pontos a desenvolver ( negativos/ defeitos)?
  • Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
  • Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Em todas as respostas tente aproximar ao máximo os seus objetivos com os da empresa para a qual está se candidatando. Responda naturalmente, não minta e sempre coloque a ética profissional a frente. Nunca responda “não sei ou nunca pensei nisso”, demonstre que é capaz de trabalhar por prazos e em equipe. Venda o seu produto, valorize as suas habilidades e o quão pode beneficiar a empresa.

Gostou das dicas da consultora? Então coloque-as em prática e compartilhe com os seus amigos.

A qualificação do candidato é um dos fatores determinantes no momento da seleção e contratação. Para não ficar pra trás, acesse o nosso portal PrimeCursos e confira os mais de 200 cursos gratuitos e livres de qualificação, atualização e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento. Eleve o seu currículo e tenha mais oportunidades no mercado de trabalho.

img-acessar-agora


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

39 Comentários

  1. LIGIA CRISTINA SANTARELLI DE SOUZA CRUZ disse:

    Vocês estão de parabéns!
    Essa matéria é de grande importância à todos que estão tentando entrar no mercado de trabalho, que por sinal está muito competitivo.

  2. A Prime Cursos está sendo uma oportunidade na minha vida profissional e pessoal, só tenho a agradecer pelos incentivos recebidos através dos cursos e comportamentos em eventos.

  3. O texto é bom, porém nem sempre reflete a realidade, só como exemplo, muitas empresas na entrevistas te perguntam se aceitar ganhar menos que o salario anterior, porém nem falam o que estão oferecendo mesmo você aceitando.
    Estes dias levei o currículo em uma empresa aqui em londrina, a pessoa pediu para colocar por baixo da porta que iria pegar, a pergunta, como não entregar amassado ou sujo ?
    questão da pontualidade, o que fazer quando a empresa não tem esta pontualidade com o candidato ?
    A realidade do mercado é que muitas empresas não disponibilizam alguém qualificado para a entrevista e sim, a primeira pessoa que estiver disponível.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Alexandre!
      Obrigada pelo seu contato.

      Muito bem explanado o seu ponto de vista. Neste caso do currículo ser levado pessoalmente, indico que a melhor solução é então aguardar alguém comparecer na empresa ou ir num outro dia, justamente para não danifica-lo. Mas tanto a empresa analisa o candidato como o candidato analisa a empresa que irá trabalhar.

      Espero ter ajudado.
      Equipe Prime Cursos.

  4. kliver leles martins disse:

    Gostei muito das dicas elas são ótimas parabéns!!!!!!!

  5. Karen Espínola Lima disse:

    Quero um emprego de recepcionista, sou cadeirante e preciso trabalhar.

  6. Raimundo Simplício Araújo disse:

    Gostei muito das idéias de vocês,assim poderá ajudar os candidatos, principalmente os de primeiro emprego.

  7. Marcia M.N.Meliga disse:

    Gostei , muito oportuno as dicas aqui apresentadas. Primo pelo conhecimento e pela busca do mesmo. É como se diz na pedagogia ensino aprendizagem. Busco por me aprimorar mais e essas dicas sao importantes.

  8. Marcia M.N.Meliga disse:

    Sintetizo dizendo que as dicas sao muito importantes p

  9. Benedita Marques daSilva disse:

    Eu amei de mais isso nos fazer a gente crescer mais no nosso dia a dia. Parabéns à todos

  10. Prime curso dar uma ótima oportunidade de engrandecer o nosso currículo

  11. Parabéns,foi muito útil para algumas dúvidas mi.has

  12. Patrícia Bôa Morte Pereira disse:

    Boa matéria, ajudou bastante, principalmente as perguntas frequentes no momento da entrevista. Parabéns!

  13. Marlene Tenorio Da Silva disse:

    Adorei as dicas bom saber como se comportar isto é mas um selfie para ser um bom candidato .obrigada marlene.

  14. Katia Carbone disse:

    Todas dicas são de avalio importante para nós que estamos desempregado.Porem passei por uma entrevista onde tive a seguinte situação: Após esgotar todas as possibilidades de contato, empreendimento, e formas de recolocação na área, uma vaga com um salário 51% a menos que meu salário anterior.
    Ao ser entrevistada pela analista de RH, a pergunta sobre a redução salarial foi inevitável. Em resposta fui assertiva ao dizer que, no momento todos estamos em crise, e isso impacta em redução. O que posso fazer é recomeçar.
    Claro que ao aceitar um salário muito menor do que o anterior, demonstra a empresa que você está querendo ficar só por um tempo. Apenas para pagar suas contas. Cabe a você demonstrar com empenho o contrário, afim de ter oportunidades de crescer. No momento em que estamos, melhor do que ser graduado, é ser resiliente…. Mais alguns ENTREVISTADORES NÃO PENSAM ASSIM \\ Faz o que !! E outra informação que paira sobre colocar ou não foto no seu currículo porque sinceramente não sei mais o que fazer –

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Katia!
      Obrigada pelo seu contato.

      No caso da foto no currículo, ela só deverá ser colocada quando for solicitada. Espero ter lhe ajudado.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  15. Michael Seabra disse:

    A dicas são boas, gostei imenso, me ajuda até a esclarecer algumas dúvidas

  16. Izanir Guedes da silva disse:

    Vocês fazem um ótimo trabalho,obrigado!

  17. Alex de Almeida Matos disse:

    As dicas são múltiplas utilidades a quem busca conquistar um novo ou o primeiro emprego!
    Parabéns…

  18. ERIKA SILVA DE ALMEIDA LOPES disse:

    com essas dicas a qualificação é perfeita.
    parabéns.

  19. liliam pires rodrigues disse:

    Boa noite, muito interessantes as dicas. Tenho uma dúvida, devo colocar no meu currículo curso feitos pela internet, claro que aqueles oferecidos por instituições seria como a prime e outras?

  20. liliam pires rodrigues disse:

    Boa noite, muito interessantes as dicas. Tenho uma dúvida, devo colocar no meu currículo curso feitos pela internet, claro que aqueles oferecidos por instituições seria como a prime e outras?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Liliam!
      Obrigada pelo seu contato.

      Todos os cursos que o candidato realizou podem ser inseridos no currículo, pois eles sempre agregam valor ao profissional.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  21. Gostei das dicas, parabéns! muitos de nós precisamos sempre de dicas de alguém com experiência em processo seletivo e como devemos nos comportar em tais situações. Alguns comentários aqui postados também foram de grande valia para mim, tais como a Katia e o Alexandre. Estou em busca de um de um novo emprego, passei 17 anos em uma empresa,e agora vou ter que passar por tudo isso novamente, só que agora em um novo formato, afinal evoluímos.

  22. Eliane Pereira Silva disse:

    Obrigada pelas ótimas dicas, me ajudou muito tirando dúvidas.

  23. Lucas valerio disse:

    Já deixando meus comprimentos a vocês pela qualidades oferecida nos cursos oferecidos gratuitamente.
    Vejo as oportunidade de empregos ficarem bem disputadas,e uma dica como se comportar em uma entrevista e fundamental para o momento,só agradecimentos a todo vocês que estão se empenhado a colar profissionais treinados e educados no mercado profissional.

  24. Tenho uma dúvida: nos meus dois últimos empregos eu saí por causa de situar um pouco ruins nas empresas. Em uma delas a empresa passou 3 meses sem me pagar, então eu decidi sair. Na segunda passei por uma chefe abusiva que me causou sérios problemas de saúde. Nas entrevistas sempre nos perguntam a razão de saída do último emprego. Como explicar minhas saídas sem falar mal da empresa e do chefe?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Carla!
      Obrigada pelo seu contato.

      Elabore uma resposta e treine ela, assim quando lhe for perguntada, saberá o que dizer.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  25. jeferson benites disse:

    Parabéns por todas informações ,agradeço muito…obrigado.

  26. Ivanilson Neto disse:

    Achei as dicas acima muito úteis,se aplicadas poderão facilitar de que maneira a procura de um novo emprego.

    Obrigado!

    Continuem assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.