Entrevista de Emprego: consultora em Gestão de Pessoas dá dicas para não fazer feio

shutterstock_184575224

Encarar entrevistas de emprego não é uma tarefa fácil, especialmente quando o profissional está desempregado e não encontra ótimas oportunidades no mercado de trabalho, ou ainda, quando não comparece a uma entrevista faz anos. Preparar-se para uma entrevista de emprego é fundamental. Mas, como o candidato consegue saber se ele realmente está preparado e apto a responder todas as perguntas e, o mais importante, se causará uma boa impressão?

Para responder a essas e outras dúvidas, conversamos com a Psicóloga e consultora em Gestão de Pessoas, Andressa Emilia Elizio Knaesel, com 12 anos de experiência no setor, ela dá dicas valiosas para quem está à procura de emprego. A seguir, você terá um verdadeiro guia, desde a elaboração do currículo até como se comportar, o que vestir, como responder àquelas perguntas tão temidas feita pelos entrevistadores e muito mais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O Currículo

Há informações que não são necessárias inserir no currículo, como por exemplo os documentos pessoais (RG, CPF). A psicóloga Andressa afirma que: “os dados pessoais pegamos em entrevista, num segundo ou terceiro momento. É importante cuidar, pois atualmente existem pessoas mal-intencionadas que podem utilizar esses dados”. Também não escreva Curriculum Vitae no título, somente o seu nome já é suficiente.

Vários currículos são enviados juntamente com o seu para os recrutadores analisarem, por este motivo, valorize “o português impecável, a estética do currículo (fonte, justificado). Se for por e-mail, coloque para qual vaga e um resumo no corpo do e-mail. Se for entregue em mãos, cuidado para não amassar, manchar, etc. Caso preencha direto no site da empresa, o recrutador irá buscar conforme os requisitos da oportunidade”, diz Andressa.

Para que o currículo seja bem elaborado, confira a lista com alguns itens imprescindíveis: nome completo; endereço (Andressa ainda acredita ser importante inserir, pois existem empresas que procuram candidatos que morem perto, mas não é determinante); dados eletrônicos (e-mail e telefone); o objetivo do candidato estar buscando a vaga e cargo pretendido; formação; resumo de experiências ou habilidades; experiências profissionais (cargo, atividades desenvolvidas, datas de admissão e demissão); informações complementares; participação em eventos.

Enviou o currículo e foi selecionado para uma entrevista?

Ficar nervoso ou ansioso faz parte, o que não pode acontecer é deixar o desespero tomar conta da situação. Os recrutadores sabem identificar quando o candidato está aceitando qualquer vaga pelo desespero de estar um tempo sem trabalhar. Neste momento é preciso equilíbrio e confiança.

shutterstock_151603850

Vamos iniciar pelas roupas que vestirá para a entrevista, elas dizem muito sobre a personalidade do candidato. No caso das mulheres, evitar o uso de decotes e saias curtas. Não exagerar na maquiagem e acessórios. No caso dos homens, evitar o boné. Para ambos, o cabelo deve estar limpo e penteado, não vá com roupas amassadas, rasgadas, manchadas. “A roupa é utilizar o bom senso”, comenta Andressa. Mas tudo depende da vaga para a qual se pretende. Por exemplo, se for para um cargo mais elevado, como a gerência e diretoria, é bom para os homens vestirem terno e as mulheres um terninho ou uma combinação social. Caso for Assistente Administrativo, poderá ser uma camisa polo e uma calça jeans.

E como devo me comportar, falar…? Segundo a consultora, este é um processo de preparação antecipada. Dividimos em quatro tópicos:

Antes:
* Pesquise sobre a empresa e o cargo;
* Valorize-se;
* Liste suas habilidades e suas características positivas;
* Liste os desempenhos dos quais se orgulhou;
* Liste os maiores erros que cometeu;
* Converta suas habilidades, características, desempenhos e aprendizados em moeda que tenha valor na área que escolheu.

No dia da entrevista:
* Chegue pelo menos com 15 minutos de antecedência.
* Não esqueça das boas maneiras. Trate bem todos os funcionários, desde a portaria até a sala de espera;
* Cumprimente o entrevistador pelo nome dele, sorria, olhe nos olhos, mantenha a postura, seja sempre sincero;
* Não fale mal da empresa anterior, nem dos antigos chefes;
* Prepare-se para responder sua pretensão salarial, horários, etc., caso for perguntado.

Durante a entrevista:
* Deixe o entrevistador dar o tom da entrevista; ouça com atenção.
* Saiba explicar por que fez suas escolhas;
* Procure não demonstrar hesitação;
* Fale de suas experiências na forma PAR (Problema/Ação/Resultado);
* Prepare perguntas sobre a empresa, o cargo etc.
* Pergunte sobre os próximos passos.

Após a entrevista:
* Avalie o seu desempenho;
* Aguarde o prazo estipulado antes de fazer um novo contato.

Veja na prática algumas ações citadas acima:

Créditos canal ComoFaz / Via YouTube

Considerações importantes durante a entrevista

Andressa aponta uma pergunta quase obrigatória feita pelos recrutadores, onde o candidato é questionado a falar sobre si. A resposta deverá ser “sucinta, direta e que o valorize profissionalmente”. Por isso, é fundamental preparar e praticar as respostas antes da entrevista, dessa forma, evita que o candidato se prejudique.

Outros questionamentos que o recrutador pode fazer ao candidato:

  • Quais são seus objetivos em curto prazo? E em longo prazo?
  • O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?
  • Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
  • O que procura num emprego?
  • Como você faz para administrar uma grande quantidade de atividades que tem um prazo muito curto para ser entregue?
  • Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos. O que você faz no seu tempo livre?
  • Quais são as suas maiores qualidades? E pontos a desenvolver ( negativos/ defeitos)?
  • Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
  • Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Em todas as respostas tente aproximar ao máximo os seus objetivos com os da empresa para a qual está se candidatando. Responda naturalmente, não minta e sempre coloque a ética profissional a frente. Nunca responda “não sei ou nunca pensei nisso”, demonstre que é capaz de trabalhar por prazos e em equipe. Venda o seu produto, valorize as suas habilidades e o quão pode beneficiar a empresa.

Gostou das dicas da consultora? Então coloque-as em prática e compartilhe com os seus amigos.

A qualificação do candidato é um dos fatores determinantes no momento da seleção e contratação. Para não ficar pra trás, acesse o nosso portal PrimeCursos e confira os mais de 200 cursos gratuitos e livres de qualificação, atualização e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento. Eleve o seu currículo e tenha mais oportunidades no mercado de trabalho.

img-acessar-agora

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

39 COMENTÁRIOS

  1. Vocês estão de parabéns!
    Essa matéria é de grande importância à todos que estão tentando entrar no mercado de trabalho, que por sinal está muito competitivo.

  2. O texto é bom, porém nem sempre reflete a realidade, só como exemplo, muitas empresas na entrevistas te perguntam se aceitar ganhar menos que o salario anterior, porém nem falam o que estão oferecendo mesmo você aceitando.
    Estes dias levei o currículo em uma empresa aqui em londrina, a pessoa pediu para colocar por baixo da porta que iria pegar, a pergunta, como não entregar amassado ou sujo ?
    questão da pontualidade, o que fazer quando a empresa não tem esta pontualidade com o candidato ?
    A realidade do mercado é que muitas empresas não disponibilizam alguém qualificado para a entrevista e sim, a primeira pessoa que estiver disponível.

    • Olá, Alexandre!
      Obrigada pelo seu contato.

      Muito bem explanado o seu ponto de vista. Neste caso do currículo ser levado pessoalmente, indico que a melhor solução é então aguardar alguém comparecer na empresa ou ir num outro dia, justamente para não danifica-lo. Mas tanto a empresa analisa o candidato como o candidato analisa a empresa que irá trabalhar.

      Espero ter ajudado.
      Equipe Prime Cursos.

  3. Gostei muito das idéias de vocês,assim poderá ajudar os candidatos, principalmente os de primeiro emprego.

  4. Gostei , muito oportuno as dicas aqui apresentadas. Primo pelo conhecimento e pela busca do mesmo. É como se diz na pedagogia ensino aprendizagem. Busco por me aprimorar mais e essas dicas sao importantes.

  5. Boa matéria, ajudou bastante, principalmente as perguntas frequentes no momento da entrevista. Parabéns!

  6. Adorei as dicas bom saber como se comportar isto é mas um selfie para ser um bom candidato .obrigada marlene.

  7. Todas dicas são de avalio importante para nós que estamos desempregado.Porem passei por uma entrevista onde tive a seguinte situação: Após esgotar todas as possibilidades de contato, empreendimento, e formas de recolocação na área, uma vaga com um salário 51% a menos que meu salário anterior.
    Ao ser entrevistada pela analista de RH, a pergunta sobre a redução salarial foi inevitável. Em resposta fui assertiva ao dizer que, no momento todos estamos em crise, e isso impacta em redução. O que posso fazer é recomeçar.
    Claro que ao aceitar um salário muito menor do que o anterior, demonstra a empresa que você está querendo ficar só por um tempo. Apenas para pagar suas contas. Cabe a você demonstrar com empenho o contrário, afim de ter oportunidades de crescer. No momento em que estamos, melhor do que ser graduado, é ser resiliente…. Mais alguns ENTREVISTADORES NÃO PENSAM ASSIM \\ Faz o que !! E outra informação que paira sobre colocar ou não foto no seu currículo porque sinceramente não sei mais o que fazer –

    • Olá, Katia!
      Obrigada pelo seu contato.

      No caso da foto no currículo, ela só deverá ser colocada quando for solicitada. Espero ter lhe ajudado.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  8. Boa noite, muito interessantes as dicas. Tenho uma dúvida, devo colocar no meu currículo curso feitos pela internet, claro que aqueles oferecidos por instituições seria como a prime e outras?

  9. Boa noite, muito interessantes as dicas. Tenho uma dúvida, devo colocar no meu currículo curso feitos pela internet, claro que aqueles oferecidos por instituições seria como a prime e outras?

    • Olá, Liliam!
      Obrigada pelo seu contato.

      Todos os cursos que o candidato realizou podem ser inseridos no currículo, pois eles sempre agregam valor ao profissional.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  10. Gostei das dicas, parabéns! muitos de nós precisamos sempre de dicas de alguém com experiência em processo seletivo e como devemos nos comportar em tais situações. Alguns comentários aqui postados também foram de grande valia para mim, tais como a Katia e o Alexandre. Estou em busca de um de um novo emprego, passei 17 anos em uma empresa,e agora vou ter que passar por tudo isso novamente, só que agora em um novo formato, afinal evoluímos.

  11. Já deixando meus comprimentos a vocês pela qualidades oferecida nos cursos oferecidos gratuitamente.
    Vejo as oportunidade de empregos ficarem bem disputadas,e uma dica como se comportar em uma entrevista e fundamental para o momento,só agradecimentos a todo vocês que estão se empenhado a colar profissionais treinados e educados no mercado profissional.

  12. Tenho uma dúvida: nos meus dois últimos empregos eu saí por causa de situar um pouco ruins nas empresas. Em uma delas a empresa passou 3 meses sem me pagar, então eu decidi sair. Na segunda passei por uma chefe abusiva que me causou sérios problemas de saúde. Nas entrevistas sempre nos perguntam a razão de saída do último emprego. Como explicar minhas saídas sem falar mal da empresa e do chefe?

    • Olá, Carla!
      Obrigada pelo seu contato.

      Elabore uma resposta e treine ela, assim quando lhe for perguntada, saberá o que dizer.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  13. Achei as dicas acima muito úteis,se aplicadas poderão facilitar de que maneira a procura de um novo emprego.

    Obrigado!

    Continuem assim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui