Tecnologia Java: veja na prática como desenvolver softwares gratuitamente

A plataforma Java é segura e confiável (Créditos Shutterstock)
A plataforma Java é segura e confiável (Créditos Shutterstock)
A plataforma Java é segura e confiável (Créditos Shutterstock)

O que é Java? É uma linguagem de programação que tem sua própria estrutura, regras de sintaxe e paradigma de programação. O paradigma de programação da linguagem Java baseia-se no conceito de OOP, que os recursos da linguagem comportam.

A linguagem Java deriva da linguagem C, por isso as suas regras de sintaxe assemelham-se às normas de letra C. Um exemplo: os grupos de códigos são modularizados em métodos e delimitados por chaves {e} e variáveis são declaradas antes que sejam usadas. Em sua estrutura, a linguagem Java começa com pacotes. Um pacote é o mecanismo de namespace da linguagem Java. Dentro dos pacotes estão as classes e dentro das classes estão métodos, variáveis, constantes e etc.

Uma característica na elaboração de aplicativos que se destaca no Java é a independência de plataforma. A internet é uma conexão de computadores e aplicativos móveis dotados de diversos sistemas operacionais e ambientes gráficos. Com o programa Java não há necessidade de se preocupar com todas essas plataformas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como foi desenvolvido o Java?

O Java foi desenvolvido em equipe liderada por James Gosling na Sun Microsystems (atualmente de propriedade da Oracle) e seu lançamento foi no ano de 1995. O Java tem sua linguagem de programação orientada a componentes que atualmente fazem parte da Plataforma Java.

Os principais objetivos da SUN ao desenvolver a linguagem Java foram o de criar uma linguagem orientada a componentes e fornecer um ambiente de desenvolvimento com duas características básicas:

– Velocidade de desenvolvimento: eliminando o ciclo compilar-ligar-carregar-testar tradicional em outras linguagens como C++, Pascal, etc.

– Portabilidade: oferecer um ambiente interpretado, permitindo que o mesmo código rode em diversos sistemas operacionais sem a necessidade de adaptação ou uso de bibliotecas específicas.

O que é o Bytecode?

binary-958955_1920
Créditos Pixabay

O programa Java permite desenvolver múltiplas plataformas, como os da eletrônica de consumo. Quando um código é gerado, ele é nomeado de bytecode, onde é interpretado por máquinas virtuais Java (JVMs) para grande parte dos sistemas operacionais. Estas máquinas virtuais são responsáveis na criação de uma multiplataforma, que se caso alguém construir um novo sistema operacional, basta gerar uma máquina virtual Java que traduza os bytecodes para o código nativo. Dessa forma, todas as aplicações Java rodam normalmente.

Aplicar a plataforma Java no dia a dia

A quantidade admirável de bibliotecas gratuitas para realizar os mais diversos trabalhos no Java é inacreditável. Tais como relatórios, gráficos, sistemas de busca, geração de código de barra, manipulação de XML, tocadores de vídeo, manipuladores de texto, persistência transparente, impressão, etc. Esse, com certeza, é um fator importantíssimo para trabalhar com a plataforma Java.

Você poderá criar diversas aplicações, até as mais sofisticadas, utilizando os muitos recursos existentes, sem nem precisar comprar um elemento específico, o que costuma ser caro. As opções que o Java dispõe é enorme. É uma plataforma segura e confiável, seja em computadores, notebooks, celulares, internet, enfim, ela está em muitos lugares.

O mercado de trabalho na área de programação Java oportuniza aos profissionais alcançar ótimos salários. Assista no vídeo a seguir, como é o mercado para os desenvolvedores dessa plataforma:


Créditos canal Jean Vargas – Via YouTube

Curso gratuito de Java em videoaulas

A facilidade e as possibilidades que o Java proporciona podem ser praticadas no dia a dia, basta você acessar o portal da PrimeCursos, se cadastrar e assinar o curso Java na Prática. É 100% gratuito, online e não é preciso escolaridade anterior.

img-acessar-agora

Este curso básico lhe ajudará como criar projetos Java; utilizar variáveis e comentários; métodos, objetos; e muito mais! O conteúdo programático é dividido por módulos, justamente para o aluno compreender melhor como funciona a plataforma Java. No final do curso, o aluno poderá solicitar o certificado de conclusão, que pode ser usado para complementar as horas extracurriculares exigidas na graduação.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

8 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia: o meu nome é Marcelino Alves. gostaria de matricular-me num dos v/cursos online gratuitos pelo que solicito enviar-me o formulario para o efeito. grato pela atenção dispensada, subscrevo-me com alta consideração.
    Atenciosamente,

  2. Boa tarde,
    Prezados Senhores,
    Peço informações sobre a solicitação não atendida do Curso gratuito de Massoterapia, do jovem Dércio Luiz Alves,
    através do e-mail
    [email protected].
    Fica no ar dúvidas sobre a atenção não dispensada da equipe Prime Cursos!
    Agradeço desde já por toda a atenção que for dispensada ao jovem ansioso para fazer o curso.

  3. Obrigado por disponibilizar tantos cursos gratuitamente, assim todos que quiserem estudar terão oportunidade.estou fazendo curso e o conteudo é muito bom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui