PCP: gerencie o seu negócio com uma das melhores ferramentas do mundo empresarial

    shutterstock_302815445
    Ter um Planejamento e Controle da Produção é encontrar equilíbrio e lucrar ao mesmo tempo (créditos Shutterstock)

    No mundo dos negócios o empreendedor sabe das necessidades básicas do ambiente que irá trabalhar, sendo uma delas essencial, o planejamento do seu empreendimento. Planejar é tudo, e todos os setores devem ser muito bem pensados e estruturados. É bem provável que ao longo dos anos, ocorra adaptações e mudanças no seu planejamento, seja pela necessidade do mercado, de funcionários, entre outros motivos. Mas como controlar melhor a produção da sua empresa?

    Para ter um maior controle do seu negócio, o empreendedor costuma dispor de diversas técnicas e ferramentas facilitadoras do seu trabalho, para auxiliar a curto e a longo prazo. E é justamente o que vamos mostrar nesse post: o PCP (Planejamento e Controle da Produção). Uma ferramenta considerada muito importante no ambiente empresarial.

    O que é o PCP?

    O Planejamento e Controle da Produção é mais uma das ferramentas de suporte para a tomada de decisões. O objetivo principal é o de planejar e controlar o processo de fabricação de mercadorias e captação dos recursos e soluções necessários para a sua produção.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    O objetivo geral de um PCP não envolve só o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi estabelecido. Dessa forma, não deixa que o alvo final seja desviado ou decidido sobre qualquer outra mudança. Algumas perguntas guiam o planejamento do próprio negócio, pois elas focam na real necessidade da empresa, e ainda, economizam esforço e dinheiro que são gastos à toa. Veja:

    • O que produzir?
    • Quanto produzir?
    • Onde produzir?
    • Como produzir?
    • Quando produzir?
    • Com o que produzir?
    • Para quem produzir?

    O Planejamento e Controle da Produção é uma das áreas da engenharia, mas que se aplica em todos os setores. Acompanhe na reportagem abaixo a opinião da engenheira de produção, Vanessa Hedler, sobre o PCP e como ele age em uma organização.


    Créditos canal Karoline Meier – Via YouTube

    Qual a importância do PCP?

    Ter um PCP na empresa é uma facilidade, já que ele é o responsável pelo controle dos processos produtivos. É ele quem estará no controle das atividades decisivas ao recolher os recursos para produção, e fazer com que todo o plano seja executado com os materiais corretos. O tempo e a quantidade também são verificados por este profissional.

    Uma outra característica daquele que aplica o PCP, é o de percorrer o caminho em todos os níveis, do operacional ao da administração. Por exemplo: o plano tático, onde o PCP determina a obtenção de novos recursos (matéria prima, máquinas ou colaboradores), no plano de vendas (o fornecimento de produção torna-se importante na previsão de oferta e demanda), e no plano financeiro (gastos e receitas), tornando a visão de gerenciamento empresarial mais ampla.

    O que o profissional do PCP faz?

    Elaborar e praticar o PCP é melhorar o ambiente de trabalho em todos os aspectos (créditos shutterstock)
    Elaborar e praticar o PCP é melhorar o ambiente de trabalho em todos os aspectos (créditos shutterstock)

    – Programação e planejamento de produção.
    – Alimentar planilhas, lançar relatórios, fazer índice de produtividade, elaborar gráficos de controle de qualidade.
    – Informar sobre os produtos finalizados no sistema.
    – Cartões eletrônicos, atendimento ao cliente, gerar ordem de fabricação.
    – Acompanhar a produção.
    – Controle e definição de estoque.
    – Determinar cronograma da produção.
    – Entre outras atividades.

    Onde eu posso me especializar?

    É necessário a empresa planejar, programar e controlar o que produz, assim não terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige. Para que isso ocorra, o empreendedor deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva e dinâmica, e praticando o PCP, isso será possível.

    Coloque em prática o planejamento da sua empresa agora mesmo, ou seja um especialista na área, muitas organizações, de pequeno, médio e grande porte contratam profissionais para exercer essa função. E você pode iniciar os seus estudos nesse instante. A PrimeCursos disponibiliza em seu portal o conteúdo de Introdução ao PCP (Planejamento e Controle da Produção) gratuito e online.

    Você não precisará gastar com locomoção e nem com material para estuda-lo, e ao finalizar, tem a opção de solicitar o certificado de conclusão. Este curso é para qualificação, atualização e aperfeiçoamento. O aluno que está no ensino superior, poderá complementar as horas extracurriculares apresentando o certificado deste curso (consulte a coordenação da sua graduação). Cadastre-se e assine:

    img-acessar-agora

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    12 COMENTÁRIOS

    1. Estou querendo abrir uma fabrica de chinelo tipo havaianas, e tenho certeza que este curso que vocês estão oferecendo sera bastante eficaz par as minhas pretensões por este motivo quero parabenizá-lo pela oportunidade.

    2. As informações acima é muito importante pra quem pretende abrir sua própria empresa pois nos esclarece do q é preciso para ter sucesso.
      Eu pretendo abrir um mercadinho mas preciso me informar mais.

      • Olá, Joseilton!
        Obrigada pelo seu contato.

        TODOS os cursos disponíveis no portal primecursos.com.br são 100% gratuitos. Para fazer qualquer um de nossos cursos, basta você estar cadastrado no site e fazer a matrícula no curso desejado.
        Cobramos apenas uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 pelo certificado (se o aluno solicitar), referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência. O valor do frete já está incluso na taxa.

        Abraço.
        Equipe Prime Cursos.

    3. Muito bom, abri meu blog que fala sobre cursos e dá alguns tutoriais, depois de fazer alguns cursos da prime cursos, agora vou fazer esse pra gerenciar melhor.
      claro que no meu blog tem a prime cursos indicada na lista de cursos.

    4. Estou muito feliz por receber este e-mail, creio que chegou a minha hora pra fazer este curso, ano procurei um curso como este. obrigado obrigado e muito obrigado, Deus esteja com vocês e vos abençoe rica e poderosamente.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.