Quanto tempo é necessário para aprender Libras?

Quanto tempo demora para aprender libras
Quanto tempo demora para aprender libras

A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida pela sua sigla Libras, é uma língua gestual visual, onde os falantes se comunicam através de gestos, expressões faciais e corporais.

Oficializada como uma língua oficial no Brasil pela Lei n° 10.436 no dia 24 de abril de 2002 ela é uma importante ferramenta de inclusão social, sendo usada para se comunicar com pessoas surdas.

Muitos já ouviram falar sobre libras, mas também são muitos aqueles que nunca pararam para refletir de fato de onde vem, qual o objetivo e para que serve essa língua.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mas, se você não só já se questionou sobre esse assunto, como também quer aprender mais sobre o tema, talvez tenha como uma das perguntas iniciais quanto tempo pode levar para conseguir fazer isso.

Para responder a isso separamos aqui algumas informações essenciais para saber qual costuma ser o tempo necessário para aprender Libras.

O primeiro passo: onde aprender?

Talvez uma coisa que muitos não saibam é que existem cursos universitários que tem como objetivo ensinar Libras. Os cursos existem tanto como bacharelado quanto como licenciatura, sendo que ambos possuem a duração de quatro anos.

O curso se inicia com matérias consideradas introdutórias, como tradução, fundamentos da educação aos surdos, estudos linguísticos e escrita de sinais. Em seguida irá se aprofundar em uma parte mais teórica como semântica e pragmática, morfologia e sintaxe.

Estudantes se formando no curso de Libras da universidade Unimar

Durante a graduação os estudantes também irão aprender sobre a história dessa linguagem, assim como a criação e desenvolvimento das técnicas para a educação de pessoas surdas.

Como surgiu, como evoluiu, quais foram as vitórias e quais ainda são as necessidades pautadas pela vivência dessas pessoas.

É um conhecimento amplo que visa ajudar esse estudante a absorver todas as informações sobre o assunto, desde as mais teóricas que envolvam a linguagem em si, passando pela história e então chegando a prática no uso das Libras.

Assim como muitos outros cursos, nesse também é obrigatório que o estudante tenha um tempo de estágio para poder se formar. Isso visa fazer com que ele coloque em prática o que aprendeu e se aprimore antes do curso de fato acabar.

Além dos cursos presenciais também vem crescido com o tempo o número de faculdades a distância que disponibilizam o curso de Libras, por vezes com um tempo de graduação menor do que as presenciais.

Atualmente é possível aprender básico da libras, como o abecedário, através de cursos pelas redes sociais e aplicativos

Mas, o curso universitário não é a única forma se de aprender Libras. Muitos podem o fazer através de pós graduação ou cursos mais curtos.

Ela também se torna uma matéria eletiva em alguns outros cursos de bacharelado ou licenciatura, apesar de seu formato ter um objetivo muito mais superficial sobre o assunto.

Na prática: quanto tempo leva?

A Libras, assim como qualquer outro idioma, dependerá não apenas do tempo de um curso, mas principalmente do quanto o aluno está disposto a se dedicar na aprendizagem.

Isso porque ela não se difere muito de um estudante que quer aprender inglês ou espanhol, por exemplo.

Isso acontece porque a Língua Brasileira de Sinais é, assim como o inglês, um idioma, que para ser aprendido depende de mais do que conhecer apenas o básico.

View this post on Instagram

Prof. Junior Carlos

A post shared by Prof Junior Carlos🔵 (@jrlibras) on

Hoje em dia é possível encontrar professores que disponibilizam aulas até mesmo por redes sociais, como é o caso do professor Junior Carlos no Instagram

É preciso colocar em prática, treino, conversação e se inserir em um ambiente que possa usá-lo e estar sempre o melhorando.

O tempo de aprendizagem de cada um é diferente, assim como o tempo que cada indivíduo está disposto e pode se dedicar ao que está aprendendo. Por isso nem mesmo professores de Libras conseguem definir um tempo exato para que se aprenda Libras.

Mas eles dizem quais são alguns dos passos que podem ajudar a um aluno a aprender mais rápido e melhor.

Aprendendo na prática

Se você quer aprender um novo idioma, e isso vale para a Libras, não adianta apenas ler livros didáticos.

É preciso falar, de preferência com nativos. Por isso aquele que está aprendendo a Língua Brasileira de Sinais não deve ter vergonha de se aproximar de pessoas surdas em busca de conversas.

Errar é comum, principalmente no começo, mas isso não pode impedir que o estudante se comunique. Afinal, a Libras é uma linguagem que visa ser uma inclusão social, então nada melhor do que receber daqueles que são o objetivo dicas de como melhorar.

Isso porque a Libras é influenciada por uma série de fatores, desde a roupa que o intérprete usa até suas expressões faciais e o modo como move suas mãos.

Para ser compreendido mais facilmente é essencial que ele fale com as pessoas, e aceite suas sugestões quando surgirem.

Uma maneira de melhorar seu aprendizado mais rápido é ser voluntário, já que isso irá o permitir estar em ambientes onde usará e aprenderá mais intensamente com as pessoas que melhor podem lhe auxiliar na prática.

Essa pode ser uma experiência importante porque, além dos sinais em si, também irá lhe ajudar a desenvolver algumas outras habilidades essenciais para essa atividade, mas que nem sempre conseguimos aprender em sala de aula.

A postura acessível, desinibição, expressividade, inteligência emocional, criatividade e a proatividade são habilidades essenciais na hora de trabalhar com Libras, mas são todas características aprendidas na prática.

Conviver com pessoas surdas, conhecer suas maneiras e preferências, saber quais são os seus desafios.

E para isso professores aconselham a não apenas buscar ser voluntário em grandes eventos ou onde o estudante estará em evidência, mas também em tarefas diárias em que pessoas surdas precisam de ajuda ao buscar informação.

Em caso de frustração da Libras: não desista

Se você já tentou aprender um novo idioma provavelmente já se deparou com um momento de frustração, onde não sentia estar conseguindo avançar mais em seus estudos e então sentiu vontade de desistir.

Isso não é diferente para quem aprende libras, afinal essa língua também é um novo idioma. No entanto, erros e momentos de dificuldade, são comuns e até mesmo esperados.

O que eles não podem e não devem é serem motivos para que o estudante deixe de buscar aprender. Os erros existem e são comuns, mas eles também são o que irão lhe auxiliar para aprender ainda mais.

Curso Grátis de Libras Básico

A Prime Cursos oferece a você um curso de LIBRAS grátis e totalmente online, com opção de certificação após a sua conclusão. Comece já e desenvolva habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Desenvolva habilidades, aprenda mais, compartilhe conhecimento e estude algo novo com o Curso de LIBRAS grátis e online.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui