10 Sinais em Libras que todo mundo deveria saber

Confira os 10 sinais em Libras que todos deveriam saber
Confira os 10 sinais em Libras que todos deveriam saber

Começar pelo básico é essencial a todos que querem aprender uma nova língua, e não seria diferente para aqueles que vão começar a aprender a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como libras.

Mas, para isso, existem alguns conhecimentos que todos precisam ter. Desde sinais básicos para conviver no dia a dia, até regras gramaticais de como usá-las.

Para aqueles que estão começando a aprender libras um dos primeiros passos é conhecer o alfabeto da língua de sinais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Alguns desses estudantes acabam acreditando que ao saber transmitir as letras através dos gestos já serão capazes de se comunicar em uma conversa com pessoas surdas, mas a verdade não é bem essa.

Isso porque chegar a uma pessoa sinalizando as letras de “Bom dia”, por exemplo, seria como fazer o mesmo oralmente, dizendo letra por letra das duas palavras. Existem palavras, ou nesse caso gestos, específicos para cada uma delas.

A soletração será feita apenas em nomes próprios, ao se apresentar dizendo seu nome, por exemplo; E em empréstimos linguísticos, quando o interlocutor usar uma palavra de um outro idioma que não exista no português ou na língua de sinais (que são línguas diferentes).

1 – O sinal de “Oi”

Não tem nada mais básico ao aprender uma língua nova do que saber como cumprimentar alguém, então não seria diferente ao aprender libras. Esse é o passo mais básico, mas também o mais simples, afinal ele é comum tanto a pessoas surdas como aos ouvintes.

O aceno comum ao dizer oi para alguém também será o gesto usado para isso em libras.

Antigamente o gesto era a junção das letras O e I em um movimento só, mas a comunidade surda vem se esforçando para deixar em desuso o uso de letras ao se comunicar, por isso o aceno simples é o mais usado hoje em dia.

2 – O sinal de “Tudo bem?”

Depois do cumprimento vem sempre aquela pergunta já comum aos brasileiros: Tudo bem?. Então ao iniciar uma conversa com uma pessoa surda provavelmente você também irá desejar fazer o mesmo.

Para isso você fará o gesto de acordo com as palavras próximas a sua boca, abrindo seus dedos em um movimento suave. Então bastará apenas aguardar a resposta de com que está conversando.

3 – O sinal de “Qual o seu nome?” em Libras

Uma pergunta das mais simples ao conhecer alguém, e que aos estudantes iniciais de libras pode preocupar achando que será uma frase longa a ser decorada.

Mas a verdade é que essa pergunta é feita em apenas um movimento, onde sua mão fechada no gesto correto irá em uma linha reta de um ponto ao outro.

4 – O sinal de “Meu nome é…”

A libras é uma língua direcionada, então isso significa que ao falar sobre algo você irá direcionar os sinais na direção daquela pessoa ou daquele objeto do qual quer falar. Ou seja, ao dizer “Meu nome é” você fará o mesmo sinal do item anterior, só que virado para você e então soletrar as letras do seu nome.

5 – O sinal de “Qual sua idade?”

Seguindo a cortesia bem comum nas conversas está a pergunta sobre a idade daquele com quem você está falando.

Assim, o sinal para essa questão é posicionar sua mão na posição correta e tocar duas vezes próximo a sua axila. Nunca se esqueça de transmitir a questão também pelo seu rosto, fazendo uma expressão de curiosidade para enfatizar o gesto com a mão.

6 – O sinal de “Minha idade é…” em Libras

Depois de questionar a idade alheia talvez você receba a mesma pergunta em troca, então é fundamental saber respondê-la. Assim como em um caso anterior a resposta também terá o mesmo gesto da pergunta, mas dessa vez acompanhado dos números feitos com os dedos.

Ou seja, faça o sinal da pergunta e em seguida mostre com os dedos os números dos anos que você tem. Por exemplo, se possui 23 anos, mostre o número dois e em seguida o três.

7 – O sinal de “Obrigado”

Obrigado é uma das palavras mais usadas por qualquer um. Seja ao receber uma ajuda, ao pedir algo, sair de um estabelecimento… são diversas as situações onde você precisará usar essa palavra, então é ideal que você a saiba também em libras.

E para o falar existe uma forma mais casual e outra mais formal. Na casual você tocará sua testa com a palma aberta e afastará a mão, em um gesto parecido com o de tirar um chapéu, por exemplo.

Já no formal será o mesmo movimento, mas também acompanhado da outra mão, que fará o mesmo gesto, mas partindo da altura do seu peitoral.

8 – O sinal de “Desculpa”

Além do “Obrigado” outra palavra que também é usada constantemente, em diversas situações, é o pedido de desculpa. O sinal para ele é idêntico ao que você usou para perguntar a idade de outra pessoa, mas ao invés de aproximá-lo da sua axila você irá fazer isso próximo a boca.

A superficialidade ou profundidade do pedido será marcado não só pelo gesto, mas também pela forma como você transmite isso na sua expressão facial e corporal.

Um pedido cortês e rápido será feito sem muita preocupação, enquanto um que você esteja verdadeiramente arrependido será enfatizado pela sua expressão e o modo de tensionar seu corpo.

9 – O sinal de “Com licença”

Frases básicas para manter a educação são essenciais em qualquer língua, então, mais uma vez, isso se mantém na libras. Uma das mais básicas e simples na hora de transitar pelos lugares é o pedido de licença, e seu sinal é tão simples quanto.

Para ele basta apenas deixar as duas palmas abertas, a ponta dos seus dedos se tocando, e então fazer um movimento trazendo suas mãos para perto.

10 – O sinal de “Precisa de ajuda? em Libras”

Se você vê uma pessoa surda em algum ambiente que possa estar precisando de auxílio e quer se aproximar para oferecer ajuda é importante saber como demonstrar isso a ela. Para isso você fará o sinal para perguntar se ela quer que você a ajude.

Nele você fará os gestos de “precisar” e “ajuda”. O primeiro será das suas mãos fechadas próximo ao peitoral, as movimentando e em seguida o de ajuda, tocando um dos dedos no pulso enquanto a outra mão mantém as palmas abertas e o movimento para frente, sinalizando que está perguntando se a pessoa que está a sua frente precisa de auxílio.

Curso Grátis de Libras Básico

A Prime Cursos oferece a você um curso de LIBRAS grátis e totalmente online, com opção de certificação após a sua conclusão. Comece já e desenvolva habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Desenvolva habilidades, aprenda mais, compartilhe conhecimento e estude algo novo com o Curso de LIBRAS grátis e online.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui