Como escolher a profissão certa para mim?

Muitos alunos solicitam artigos sobre como escolher a profissão certa, por isso hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar na escolha da profissão. Há quem diga que já nasceu sabendo da profissão que iria seguir, e nunca teve dúvidas sobre este assunto. E há também as pessoas que decidem, seguem uma carreira, mas mesmo assim não têm certeza se estão no caminho que gostariam de estar. Nem sempre é fácil escolher uma profissão, por isso reunimos algumas dicas que podem ajudar!

Antes de tudo, saiba que a indecisão em relação à profissão é totalmente normal. Hoje em dia existem diversos cursos e novas áreas, tornando mais difícil a decisão. Porém há uma vantagem na dúvida, pois com isso você consegue observar um pouco de cada profissão.Veja abaixo algumas dicas importantes:

profissao

Conheça bem suas áreas de interesse

Antes de tudo, selecione quais áreas você tem interesse e pesquise sobre cada uma delas. Além disso, descarte aquelas que você não tem nenhum interesse. O ideal é pesquisar e conhecer a realidade de cada profissão. Busque informações sobre o dia a dia do profissional, qual sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc.

Converse com profissionais formados

Depois de se informar sobre a parte teórica das profissões, que tal separar as que mais gostou e procurar conversar com profissionais já formados para conhecer a parte prática? Se você pensa em fazer Direito, por exemplo, entre em contato com escritórios e pergunte se é possível conversar com os profissionais da área. Se está pensando em Medicina, visite hospitais e clínicas, observe a rotina dos médicos e se possível faça perguntas para os profissionais. Afinal, o curso talvez seja o que você deseja, mas será que o dia a dia da profissão também será?

profissao

Escolha com calma

Se for optar por fazer faculdade ou algum curso, não deixe para decidir qual curso escolher na hora de preencher os dados para o vestibular ou inscrição. Esta é uma decisão que deve ser tomada com muita calma. Não se sinta pressionado, e não escolha por escolher. O ideal é analisar todas as características de cada profissão, e se imaginar trabalhando (ou não) na área.

Sabemos que nem sempre a profissão que você escolher hoje, será a profissão que deseja atuar amanhã. Existem muitos casos de pessoas que trabalharam por anos em determinada área, e abandonaram tudo posteriormente para começar uma nova carreira. Porém, mesmo com a opção de mudar de carreira no futuro, comece hoje mesmo o curso que você gosta e tem interesse. Afinal, não vale a pena perder tempo (e dinheiro) estudando e trabalhando com o que não gosta, certo?

profissao

Conheça suas áreas de interesse – profissionais e pessoais

Analise quais são as atividades que você gosta de fazer em seu tempo livre, quais tipos de filme você prefere, assuntos que gosta de conversar e suas principais características e qualidades. Tente conhecer bem a si mesmo e listar os seus principais interesses. Além disso, analise o que você não gosta de fazer e quais seus defeitos. Ter bom autoconhecimento sobre si mesmo pode ajudar muito na escolha da profissão.

Recomendamos o site Guia da Carreira e o site Guia do Estudante para todos que possuem dúvidas sobre qual profissão escolher.

Veja abaixo um vídeo com dicas interessantes sobre a escolha da profissão:

Os cursos da Prime Cursos também são indicados para quem está em dúvida sobre qual profissão seguir. Os cursos são livres e de nível básico, e como são gratuitos, o aluno pode começar um curso sobre a área que tem interesse e analisar se é isso mesmo que deseja fazer. É possível fazer quantos cursos desejar! No site você encontra cursos das mais diversas áreas, como administração, comunicação, moda, gastronomia, contabilidade, saúde, meio ambiente, informática, recursos humanos, turismo, música e muito mais! Faça o seu cadastro e comece um curso agora mesmo!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

23 Comentários

  1. Jacqueline Martins disse:

    Sou brasileira e preciso de fazer um curso para melhorar minhas ofertas de trabalho.

  2. Gracamalheiro disse:

    Amei a matéria. Vou ver se por aqui tem algo sobre personal organizer. Esse eu gostaria muito de fazer. Poderia m dar uma opinião ?.

  3. Ótimo. Os amigos da prime cursos estão de parabéns.
    Gostei muito e vou indicar em meu facebook o endereço do site aos meus amigos que procuram cursos.
    Um detalhe, os 2 links guiadacarreira e guiadoestudante ja estão postados la.
    Bom dia atodos.

  4. antonio carlos disse:

    obg pelas oportunidades de aprimoraçáo q vcs nos dar para q nos quenceguimo no mercado de trabalho eu fis alguns curio de vcs e eu indico para as pessoas que é muito bom parabens

  5. Paschoal henrique disse:

    Sensacional, estou precisando muito de cursos na área de T.I

  6. Paschoal henrique disse:

    Sensacional, estou precisando de cursos na área de T. I

  7. Valdileia de jesus silva disse:

    Gosto muito das dicas,eu sempre gostei de trabalhos relacionado com a saúde principalmente com pessoas idosas,por isso quero ser enfermeira en geriatria .

    1. Valdiléia se pre parece também quanto a liderança pois toda Enfermeira é líder da equipe de enfermagem.

  8. tenho duvidas em relação ao meu futuro sim, obrigada pelas dicas.

  9. Maria J B Suzuki disse:

    Gostaria de trabalhar com O MEIO AMBIENTE.
    A segunda dica é Assistência Social.
    Porém não quero fazer Faculdade.
    Cheguei a trabalhar com uma amiga durante um tempo.Como fui feliz nesta época. A pobreza, a miséria, a doença……..Estar junto às pessoas doentes e ajudá-las, ver o sorriso dos pequenos. Tenho quatro filhos do coração que nasceram nessa época e mais três amores com meu esposo. Na citada caminhada acima descrito nunca cobrei nada mas o que recebi não tem preço.. Meu esposo vive em uma cama hospitalar desde 1994 e fico impedida para trabalhar fora. Vou continuar sonhando, quem sabe?
    Agradeço as oportunidades enviadas mas….

  10. Bruno leonardo da silva disse:

    vou rever minhas escolhas profissionais, ja estou com 37 anos, não sei se tenho espaço no mercado aqui fora, por seguir carreira militar no exercito ou na aeronautica.

  11. Bruno leonardo da silva disse:

    fui dispensado do exercito quando tinha 18 anos por excesso de contigente.

  12. Joelma fereeira de almeida disse:

    Gostei muito das dicas. Inclusive estou fazendo o curso online de ppra

  13. Maria Aparecida Ferreira da Silva disse:

    Ainda não sei o que realmente quero fazer,como estou pelo o INSS preciso fazer um curso,mas não acho que ainda à espaço para mim no mercado de trabalho,afinal tenho mais de 50 anos.
    e acho que a pratica também è necessário.

  14. Rosemar Bassani disse:

    muito boa as dicas! Parabéns a equipe!

  15. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Sim, gostei das dicas. Como sempre, muito acertadas. Gostaria que a Prime Cursos fizesse um Curso Coaching para Advocacia. Ou, ao menos, escrevesse dicas a respeito.
    Atenciosamente,
    Luís Monteiro.

  16. Normanda cordeiro da Silva disse:

    Ótimas dicas..Parabéns a todos..

    1. silvia eram soares disse:

      Olá adorei suas dicas são muito importante obrigado

  17. Juliana Barreto Pereira Marques disse:

    Dicas maravilhosasobre ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.