Como escolher a profissão certa para mim?

Muitos alunos solicitam artigos sobre como escolher a profissão certa, por isso hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar na escolha da profissão. Há quem diga que já nasceu sabendo da profissão que iria seguir, e nunca teve dúvidas sobre este assunto. E há também as pessoas que decidem, seguem uma carreira, mas mesmo assim não têm certeza se estão no caminho que gostariam de estar. Nem sempre é fácil escolher uma profissão, por isso reunimos algumas dicas que podem ajudar!

Antes de tudo, saiba que a indecisão em relação à profissão é totalmente normal. Hoje em dia existem diversos cursos e novas áreas, tornando mais difícil a decisão. Porém há uma vantagem na dúvida, pois com isso você consegue observar um pouco de cada profissão.Veja abaixo algumas dicas importantes:

profissao

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Conheça bem suas áreas de interesse

Antes de tudo, selecione quais áreas você tem interesse e pesquise sobre cada uma delas. Além disso, descarte aquelas que você não tem nenhum interesse. O ideal é pesquisar e conhecer a realidade de cada profissão. Busque informações sobre o dia a dia do profissional, qual sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc.

Converse com profissionais formados

Depois de se informar sobre a parte teórica das profissões, que tal separar as que mais gostou e procurar conversar com profissionais já formados para conhecer a parte prática? Se você pensa em fazer Direito, por exemplo, entre em contato com escritórios e pergunte se é possível conversar com os profissionais da área. Se está pensando em Medicina, visite hospitais e clínicas, observe a rotina dos médicos e se possível faça perguntas para os profissionais. Afinal, o curso talvez seja o que você deseja, mas será que o dia a dia da profissão também será?

profissao

Escolha com calma

Se for optar por fazer faculdade ou algum curso, não deixe para decidir qual curso escolher na hora de preencher os dados para o vestibular ou inscrição. Esta é uma decisão que deve ser tomada com muita calma. Não se sinta pressionado, e não escolha por escolher. O ideal é analisar todas as características de cada profissão, e se imaginar trabalhando (ou não) na área.

Sabemos que nem sempre a profissão que você escolher hoje, será a profissão que deseja atuar amanhã. Existem muitos casos de pessoas que trabalharam por anos em determinada área, e abandonaram tudo posteriormente para começar uma nova carreira. Porém, mesmo com a opção de mudar de carreira no futuro, comece hoje mesmo o curso que você gosta e tem interesse. Afinal, não vale a pena perder tempo (e dinheiro) estudando e trabalhando com o que não gosta, certo?

profissao

Conheça suas áreas de interesse – profissionais e pessoais

Analise quais são as atividades que você gosta de fazer em seu tempo livre, quais tipos de filme você prefere, assuntos que gosta de conversar e suas principais características e qualidades. Tente conhecer bem a si mesmo e listar os seus principais interesses. Além disso, analise o que você não gosta de fazer e quais seus defeitos. Ter bom autoconhecimento sobre si mesmo pode ajudar muito na escolha da profissão.

Recomendamos o site Guia da Carreira e o site Guia do Estudante para todos que possuem dúvidas sobre qual profissão escolher.

Veja abaixo um vídeo com dicas interessantes sobre a escolha da profissão:

Os cursos da Prime Cursos também são indicados para quem está em dúvida sobre qual profissão seguir. Os cursos são livres e de nível básico, e como são gratuitos, o aluno pode começar um curso sobre a área que tem interesse e analisar se é isso mesmo que deseja fazer. É possível fazer quantos cursos desejar! No site você encontra cursos das mais diversas áreas, como administração, comunicação, moda, gastronomia, contabilidade, saúde, meio ambiente, informática, recursos humanos, turismo, música e muito mais! Faça o seu cadastro e comece um curso agora mesmo!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

23 COMENTÁRIOS

  1. Amei a matéria. Vou ver se por aqui tem algo sobre personal organizer. Esse eu gostaria muito de fazer. Poderia m dar uma opinião ?.

  2. Ótimo. Os amigos da prime cursos estão de parabéns.
    Gostei muito e vou indicar em meu facebook o endereço do site aos meus amigos que procuram cursos.
    Um detalhe, os 2 links guiadacarreira e guiadoestudante ja estão postados la.
    Bom dia atodos.

  3. obg pelas oportunidades de aprimoraçáo q vcs nos dar para q nos quenceguimo no mercado de trabalho eu fis alguns curio de vcs e eu indico para as pessoas que é muito bom parabens

  4. Gosto muito das dicas,eu sempre gostei de trabalhos relacionado com a saúde principalmente com pessoas idosas,por isso quero ser enfermeira en geriatria .

  5. Gostaria de trabalhar com O MEIO AMBIENTE.
    A segunda dica é Assistência Social.
    Porém não quero fazer Faculdade.
    Cheguei a trabalhar com uma amiga durante um tempo.Como fui feliz nesta época. A pobreza, a miséria, a doença……..Estar junto às pessoas doentes e ajudá-las, ver o sorriso dos pequenos. Tenho quatro filhos do coração que nasceram nessa época e mais três amores com meu esposo. Na citada caminhada acima descrito nunca cobrei nada mas o que recebi não tem preço.. Meu esposo vive em uma cama hospitalar desde 1994 e fico impedida para trabalhar fora. Vou continuar sonhando, quem sabe?
    Agradeço as oportunidades enviadas mas….

  6. vou rever minhas escolhas profissionais, ja estou com 37 anos, não sei se tenho espaço no mercado aqui fora, por seguir carreira militar no exercito ou na aeronautica.

  7. Ainda não sei o que realmente quero fazer,como estou pelo o INSS preciso fazer um curso,mas não acho que ainda à espaço para mim no mercado de trabalho,afinal tenho mais de 50 anos.
    e acho que a pratica também è necessário.

  8. Sim, gostei das dicas. Como sempre, muito acertadas. Gostaria que a Prime Cursos fizesse um Curso Coaching para Advocacia. Ou, ao menos, escrevesse dicas a respeito.
    Atenciosamente,
    Luís Monteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui