O que se aprende nas aulas de canto e por que elas são tão importantes?

aulas de canto
a timidez atrapalha principalmente nas técnicas vocais

Muitas pessoas que desejam aprender a cantar têm dúvidas a respeito do que se aprende nas aulas de cantos e quais as principais técnicas usadas. Isso porque, embora acredite-se que cantar é um dom, qualquer indivíduo pode aprender a cantar fazendo aulas de canto regularmente e aplicando os exercícios ensinados.

De modo geral, as aulas de cantos são importantes para que o aluno consiga identificar o seu timbre e saber exatamente qual o seu tom confortável para o canto. A partir disso fica mais fácil descobrir quais são as técnicas que devem ser aplicadas em cada caso para melhorar afinação, entonação e até mesmo alcance dos agudos.

veja a seguir o que aprende em aulas de canto
veja a seguir o que aprende em aulas de canto

Para que você entenda melhor como as aulas de cantos funcionam, separamos tópicos explicando mais sobre as aulas e cursos. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que se aprende nas aulas de canto?

História da música

Nas aulas de cantos, um dos primeiros aprendizados que os alunos recebem é a história da música. Para isso, é ensinado um panorama histórico da música ocidental e sua sociedade desde a antiguidade até os dias de hoje.

Linguagem musical

A linguagem musical também é importante, e é nessa matéria que aprende-se a estrutura dos compassos, notação musical, métricas, solfejo melódico e rítmico e sinais de repetição.

Técnica vocal

Inicia-se então o estudo e conhecimento da fisiologia da voz humana, dando um enfoque principal em efetores, músculos respiratórios, ressonadores do aparelho fonador e articulatório. É nessa etapa, também, que os alunos aprende a identificar qual o seu timbre.

Harmonia e arranjo musical

Essa matéria aborda mais sobre o desenvolvimento do estudo da harmonia funcional e da harmonia da música em si.

Prática artística

Uma matéria bastante importante, a prática artística é o estudo prático para a socialização do aluno em meio às artes cênicas e arte musical.

Metodologia do canto

É a partir daqui que começam a ser ensinados os métodos de canto mais praticados, indo desde exercícios técnicos com vocalizes até os exercícios mais complexos com palavra cantada.

Canto

Por fim, no estudo do canto aprende-se a prática ordenada e progressiva do canto como um instrumento musical, voltada especialmente para a música brasileira.

Por que é importante fazer aulas de canto?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, as aulas de canto vão muito além de apenas aprender a cantar de forma mais afinada. Com a evolução do canto, treinar o vocal é cada dia mais importante, principalmente para quem deseja seguir carreira com isso.

nas aulas de canto você aprende como projetar melhor a sua voz
nas aulas de canto você aprende como projetar melhor a sua voz

Um dos principais pontos trabalhados na aula de canto é a postura corporal, já que a posição da cabeça, ombros relaxados e costas retas influenciam diretamente em como a voz é projetada ao cantar.

As aulas de canto também são essenciais para se aprender a respirar da forma correta, sem precisar fazer pausas cortando as frases e até mesmo para conseguir manter uma nota por mais tempo. 

Isso acontece principalmente por nossa respiração ser mais acentuada no tórax quando deveria ser projetada principalmente na barriga, já que essa é a base de apoio para uma boa afinação e projeção da voz.

Para retornar esse registo corporal é necessário treinar com exercícios específicos.

Entretanto, existem outros pontos importantes que se aprende nas aulas de canto que são essenciais para quem deseja cantar de forma mais agradável e afinada:

  • extensão vocal, que é a identificação do alcance da voz;
  • aquecimento e desaquecimento, a fim de preservar a saúde vocal e evitar um desgaste;
  • velocidade, já que é importante que o aluno saiba trabalhar a agilidade ao passar pelas notas e consiga uma maior dinâmica para interpretar as letras.

Quais são os principais exercícios que se aprende em uma aula de canto?

Fricativos sonoros prolongados

Os fricativos são parte do grupo de consoantes com característica principal de interromper parcialmente o fluxo de ar. Enquanto o s, f e x são fricativas surdas, o z, v e j são fricativas sonoras.

O principal exercício para treinar os fricativos é fazer um som de s prolongado para perceber como sua língua se movimenta para articular a consoante, de modo que o fluxo de ar se interrompe parcialmente.

Feito isso, tente trocar o som de s para o som de z, sem interromper a emissão. Você provavelmente não conseguirá a mesma sustentação em ambos, já que é necessário produzir um som para emitir a letra z.

os exercícios Fricativos sonoros ajuda a manter as notas por mais tempo
os exercícios Fricativos sonoros ajuda a manter as notas por mais tempo

Para conseguir prolongar de forma estável a emissão do fricativos sonoros você precisa de muito equilíbrio entre o fluxo de ar e a movimentação das suas pregas vocais. Do contrário, se a emissão for desregulada, é provável que o som não será sustentando de maneira contínua, sendo esse um dos principais exercícios ensinados em aulas de canto.

Conexão entre voz de peito e voz cabeça

Os exercícios que combinam consoantes, vogais e intenção de som aplicada são usados principalmente para trabalhar a conexão entre voz de peito e de cabeça de uma forma mais simples. O principal deles é repetir “nêi, nêi,nêi” várias vezes com um som quase nasal de forma firme, mas não pesada.

Tome cuidado para não emitir um n no final da sílaba, nem deixar de emitir a vogal i.

Outro exercício que também funciona para essa finalidade é repetir “mâ, mâ, mâ” para manter o equilíbrio na consistência das pregas vocais durante a emissão.

Vibrações

Os exercícios de vibração de lábio e língua também são importantes e são ensinados nas aulas de canto, já que provem o equilíbrio na emissão e conexão mais suave entre os registros.

Esses exercícios completam o grupo dos exercícios de trato vocal semi-ocluído, e podem contar com auxílio de canudos e tubos em alguns casos. 

Por funcionarem com todas as vozes, os exercícios de vibrações é bastante usado em quase todas as aulas de canto.

Depois de ver o que se aprende nas aulas de canto e por que elas são importantes para quem deseja aprender a cantar, não deixe de procurar por cursos que lhe auxiliarão a trabalhar melhor a sua voz, a fim de deixá-la mais afinada.

Aprenda a Cantar Online

Na prime curso você encontra diversos cursos que podem lhe auxiliar em sua carreira vocal.

Cantar vai muito além de apenas emitir sons musicais, cadenciados, com a voz. Cantar é expressar suas emoções e sentimentos. Muitos pensam que para cantar é preciso ter um dom natural ou uma voz especial. Isso não é verdade! Com este curso de canto básico você vai aprender que cantar é uma arte que pode ser aprendida e/ou aperfeiçoada, e que toda voz natural pode cantar praticamente qualquer música! Confira as 15 horas do Curso Grátis de Canto Básico – com opção de certificado válido!

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Este curso é muito indicado para estudantes e acadêmicos de Música, para os que já tocam ou estão interessados na aprendizagem de instrumentos musicais, cantores e apreciadores de música clássica e demais interessados. Confira as 35 horas do Curso de Teoria Musical Online Grátis!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.