aulas de canto

O que se aprende nas aulas de canto e por que elas são tão importantes?

Muitas pessoas que desejam aprender a cantar têm dúvidas a respeito do que se aprende nas aulas de cantos e quais as principais técnicas usadas. Isso porque, embora acredite-se que cantar é um dom, qualquer indivíduo pode aprender a cantar fazendo aulas de canto regularmente e aplicando os exercícios ensinados.

De modo geral, as aulas de cantos são importantes para que o aluno consiga identificar o seu timbre e saber exatamente qual o seu tom confortável para o canto. A partir disso fica mais fácil descobrir quais são as técnicas que devem ser aplicadas em cada caso para melhorar afinação, entonação e até mesmo alcance dos agudos.

veja a seguir o que aprende em aulas de canto
veja a seguir o que aprende em aulas de canto

Para que você entenda melhor como as aulas de cantos funcionam, separamos tópicos explicando mais sobre as aulas e cursos. Veja a seguir!

O que se aprende nas aulas de canto?

História da música

Nas aulas de cantos, um dos primeiros aprendizados que os alunos recebem é a história da música. Para isso, é ensinado um panorama histórico da música ocidental e sua sociedade desde a antiguidade até os dias de hoje.

Linguagem musical

A linguagem musical também é importante, e é nessa matéria que aprende-se a estrutura dos compassos, notação musical, métricas, solfejo melódico e rítmico e sinais de repetição.

Técnica vocal

Inicia-se então o estudo e conhecimento da fisiologia da voz humana, dando um enfoque principal em efetores, músculos respiratórios, ressonadores do aparelho fonador e articulatório. É nessa etapa, também, que os alunos aprende a identificar qual o seu timbre.

Harmonia e arranjo musical

Essa matéria aborda mais sobre o desenvolvimento do estudo da harmonia funcional e da harmonia da música em si.

Prática artística

Uma matéria bastante importante, a prática artística é o estudo prático para a socialização do aluno em meio às artes cênicas e arte musical.

Metodologia do canto

É a partir daqui que começam a ser ensinados os métodos de canto mais praticados, indo desde exercícios técnicos com vocalizes até os exercícios mais complexos com palavra cantada.

Canto

Por fim, no estudo do canto aprende-se a prática ordenada e progressiva do canto como um instrumento musical, voltada especialmente para a música brasileira.

Por que é importante fazer aulas de canto?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, as aulas de canto vão muito além de apenas aprender a cantar de forma mais afinada. Com a evolução do canto, treinar o vocal é cada dia mais importante, principalmente para quem deseja seguir carreira com isso.

nas aulas de canto você aprende como projetar melhor a sua voz
nas aulas de canto você aprende como projetar melhor a sua voz

Um dos principais pontos trabalhados na aula de canto é a postura corporal, já que a posição da cabeça, ombros relaxados e costas retas influenciam diretamente em como a voz é projetada ao cantar.

As aulas de canto também são essenciais para se aprender a respirar da forma correta, sem precisar fazer pausas cortando as frases e até mesmo para conseguir manter uma nota por mais tempo. 

Isso acontece principalmente por nossa respiração ser mais acentuada no tórax quando deveria ser projetada principalmente na barriga, já que essa é a base de apoio para uma boa afinação e projeção da voz.

Para retornar esse registo corporal é necessário treinar com exercícios específicos.

Entretanto, existem outros pontos importantes que se aprende nas aulas de canto que são essenciais para quem deseja cantar de forma mais agradável e afinada:

  • extensão vocal, que é a identificação do alcance da voz;
  • aquecimento e desaquecimento, a fim de preservar a saúde vocal e evitar um desgaste;
  • velocidade, já que é importante que o aluno saiba trabalhar a agilidade ao passar pelas notas e consiga uma maior dinâmica para interpretar as letras.

Quais são os principais exercícios que se aprende em uma aula de canto?

Fricativos sonoros prolongados

Os fricativos são parte do grupo de consoantes com característica principal de interromper parcialmente o fluxo de ar. Enquanto o s, f e x são fricativas surdas, o z, v e j são fricativas sonoras.

O principal exercício para treinar os fricativos é fazer um som de s prolongado para perceber como sua língua se movimenta para articular a consoante, de modo que o fluxo de ar se interrompe parcialmente.

Feito isso, tente trocar o som de s para o som de z, sem interromper a emissão. Você provavelmente não conseguirá a mesma sustentação em ambos, já que é necessário produzir um som para emitir a letra z.

os exercícios Fricativos sonoros ajuda a manter as notas por mais tempo
os exercícios Fricativos sonoros ajuda a manter as notas por mais tempo

Para conseguir prolongar de forma estável a emissão do fricativos sonoros você precisa de muito equilíbrio entre o fluxo de ar e a movimentação das suas pregas vocais. Do contrário, se a emissão for desregulada, é provável que o som não será sustentando de maneira contínua, sendo esse um dos principais exercícios ensinados em aulas de canto.

Conexão entre voz de peito e voz cabeça

Os exercícios que combinam consoantes, vogais e intenção de som aplicada são usados principalmente para trabalhar a conexão entre voz de peito e de cabeça de uma forma mais simples. O principal deles é repetir “nêi, nêi,nêi” várias vezes com um som quase nasal de forma firme, mas não pesada.

Tome cuidado para não emitir um n no final da sílaba, nem deixar de emitir a vogal i.

Outro exercício que também funciona para essa finalidade é repetir “mâ, mâ, mâ” para manter o equilíbrio na consistência das pregas vocais durante a emissão.

Vibrações

Os exercícios de vibração de lábio e língua também são importantes e são ensinados nas aulas de canto, já que provem o equilíbrio na emissão e conexão mais suave entre os registros.

Esses exercícios completam o grupo dos exercícios de trato vocal semi-ocluído, e podem contar com auxílio de canudos e tubos em alguns casos. 

Por funcionarem com todas as vozes, os exercícios de vibrações é bastante usado em quase todas as aulas de canto.

Depois de ver o que se aprende nas aulas de canto e por que elas são importantes para quem deseja aprender a cantar, não deixe de procurar por cursos que lhe auxiliarão a trabalhar melhor a sua voz, a fim de deixá-la mais afinada.

Aprenda a Cantar Online

Na prime curso você encontra diversos cursos que podem lhe auxiliar em sua carreira vocal.

Cantar vai muito além de apenas emitir sons musicais, cadenciados, com a voz. Cantar é expressar suas emoções e sentimentos. Muitos pensam que para cantar é preciso ter um dom natural ou uma voz especial. Isso não é verdade! Com este curso de canto básico você vai aprender que cantar é uma arte que pode ser aprendida e/ou aperfeiçoada, e que toda voz natural pode cantar praticamente qualquer música! Confira as 15 horas do Curso Grátis de Canto Básico – com opção de certificado válido!

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Este curso é muito indicado para estudantes e acadêmicos de Música, para os que já tocam ou estão interessados na aprendizagem de instrumentos musicais, cantores e apreciadores de música clássica e demais interessados. Confira as 35 horas do Curso de Teoria Musical Online Grátis!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.