Cantar é um dom? É possível uma pessoa aprender a cantar?

os exercícios Fricativos sonoros ajuda a manter as notas por mais tempo
os exercícios Fricativos sonoros ajuda a manter as notas por mais tempo

É muito comum encontrarmos pessoas que adoram cantar mas se sentem envergonhadas por não terem nascido com uma voz afinada. Na grande maioria dos casos, essas pessoas acabam acreditando que para cantar é necessário ter um dom e ter uma voz naturalmente agradável. Mas será que é possível uma pessoa aprender a cantar?

Em quase todas as áreas da nossa vida, para aprender a desenvolver uma habilidade é necessário prática e disciplina. E enquanto muitas pessoas nascem com facilidade em cozinhar e pintar, por exemplo, outras nascem com uma facilidade maior em cantar. Porém, isso não quer dizer que quem nasceu sem essa habilidade não possa desenvolvê-la.

Confira a seguir se cantar é realmente um dom ou é possível aprender a cantar!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Cantar é um dom? Qualquer pessoa pode aprender a cantar

Embora muitas pessoas nascerem com uma voz naturalmente afinada e terem uma facilidade maior para cantar, não se considera cantar um dom. Isso porque, com aulas de cantos e desenvolvimento de várias técnicas vocais, qualquer pessoa pode aprender a cantar bem e com uma voz bastante afinada.

qualquer pessoa pode aprender a cantar usando as técnicas corretas
qualquer pessoa pode aprender a cantar usando as técnicas corretas

Por se tratar de uma musculatura, a estrutura que usamos para cantar pode ser treinada, a fim de aprimorar ainda mais o que muitas pessoas já fazem bem. No entanto, o treino dos músculos vocais também pode ajudar pessoas que acreditam não cantarem bem a desenvolver habilidades necessárias para conseguir uma voz afinada.

No entanto, é importante ressaltar que cada indivíduo possui um timbre diferente, e não significa que você terá a voz igual a de um cantor que goste.

Dicas práticas para aprender a cantar

Ouça mais e com uma atenção maior

Sempre que você estiver ouvindo alguma música treine seu ouvido para conseguir diferenciar e emitir cada uma das notas musicais. Quando estiver cantando, também deixe os ouvidos mais atentos, de modo que com o passar do tempo você consiga alcançar as notas apenas ouvindo-as.

Saiba usar a respiração

Aprender a controlar a respiração é importante para controlar a entrada e saída de ar, de modo de que você consiga manter uma nota por muito mais tempo antes de desafinar, ou não precise partir uma frase para tomar fôlego.

Identifique o seu timbre

Você alguma vez se perguntou porque o som do piano é diferente do som da guitarra? Isso acontece por causa do timbre de cada um deles. A mesma nota tocada no piano será diferente da mesma nota quando for tocada em uma flauta ou violão, por exemplo.

saber identificar seu timbre é importante para entender as técias que devem ser usadas
saber identificar seu timbre é importante para entender as técias que devem ser usadas

O mesmo acontece com a nossa voz: nosso corpo é o material que produz o som, e como cada pessoa é diferente da outra, cada indivíduo possui uma voz diferente, mesmo quando canta a mesma música.

Em alguns casos ainda é possível mudar o timbre da voz com a maneira como emitimos o som. Para isso, devem ser usadas técnicas que tornam o timbre mais grave ou agudo.

Saiba manter o ritmo

Outro passo para quem deseja aprender a cantar é saber manter o ritmo respeitando os compassos e tempos musicais. Embora a respiração possa influenciar muito nesse quesito, também é importante estudar mais sobre cada tempo de cada nota para aprender como manter o ritmo de forma constante.

Assim, o canto será mais agradável aos ouvidos e a voz sairá mais afinada.

Faça aquecimentos constantemente

Assim como não devemos começar a nos exercitar sem antes nos aquecer, é recomendado que antes de cantar você faça um aquecimento das cordas vocais para não prejudicar a saúde ou musculatura da região.

Isso porque o aquecimento é responsável por proteger as cordas vocais de lesões, além de potencializar a capacidade de projeção da voz, já que você consegue deixar os músculos na laringe mais relaxados.

Qualquer pessoa pode cantar em tons agudos?

De modo geral, cada pessoa possui um timbre diferente, fazendo com que consiga cantar em tons mais confortáveis de acordo com sua extensão vocal.

Porém, existem técnicas que auxiliam algumas pessoas com voz mais grave a alcançar tons mais agudos, mas é necessário investir em aulas de cantos para trabalhar a voz e conseguir desenvolver técnicas específicas para isso.

Depois de ver que cantar não é um dom e que qualquer pessoa pode aprender a cantar, comece a fazer exercícios em casa que ajudam a soltar a voz. Caso queira investir no canto, você também pode começar um curso de canto para identificar o timbre e tom da sua voz, e aprender as melhores técnicas de respiração e de alcance de notas altas.

Aprenda a Cantar Online

Na prime curso você encontra diversos cursos que podem lhe auxiliar em sua carreira vocal.

Cantar vai muito além de apenas emitir sons musicais, cadenciados, com a voz. Cantar é expressar suas emoções e sentimentos. Muitos pensam que para cantar é preciso ter um dom natural ou uma voz especial. Isso não é verdade! Com este curso de canto básico você vai aprender que cantar é uma arte que pode ser aprendida e/ou aperfeiçoada, e que toda voz natural pode cantar praticamente qualquer música! Confira as 15 horas do Curso Grátis de Canto Básico – com opção de certificado válido!

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Este curso é muito indicado para estudantes e acadêmicos de Música, para os que já tocam ou estão interessados na aprendizagem de instrumentos musicais, cantores e apreciadores de música clássica e demais interessados. Confira as 35 horas do Curso de Teoria Musical Online Grátis!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui