estudante com livro e mochila, apontando para a mensagem inserida na imagem: atividades complementares

10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo

A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares. 

Se você está pensando em impulsionar o seu currículo, dedicar-se às atividades complementares é um dos principais caminhos. Essa é uma excelente maneira de se destacar no mercado de trabalho e potencializar ao máximo a sua experiência acadêmica. 

No artigo a seguir, vamos apresentar para você 10 atividades que têm o potencial de transformar positivamente a sua trajetória acadêmica. Esteja preparado para enriquecer o seu currículo e se destacar no ambiente universitário e no mercado de trabalho! Vamos lá! 

10. Estágios profissionais

A prioridade de muitos alunos que querem elaborar um currículo forte é, sem dúvidas, o estágio profissional. Para que ele conte horas complementares, é preciso que seja do tipo não obrigatório. 

estagiária pousando para foto em frente ao seu computador de trabalho, e outras pessoas ao fundo da imagem

Participar de estágios em empresas relacionadas à sua área de estudo oferece experiência prática, networking e oportunidades valiosas para ingressar no mercado de trabalho. Eles são a melhor maneira de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula em situações práticas do ambiente de trabalho.

Fazendo parte desses contextos profissionais você terá chances de aprimorar habilidades específicas da sua área de atuação, e algumas mais gerais, importantes para qualquer segmento – como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e tomada de decisões.

Vale ressaltar que os estágios oferecem oportunidades únicas para a construção de uma rede de contatos profissionais. Essa rede pode ser valiosa para futuras oportunidades de emprego, recomendações e até mesmo para entender as tendências do setor.

Se você ainda não está seguro(a) da direção que deseja seguir no futuro, a dica de ouro é explorar ao máximo as oportunidades de estágio que aparecerem. Algo que não parecia tão interessante conceitualmente pode te proporcionar totalmente outra perspectiva quando há o contato na prática.

Além disso, é inegável o valor de um estágio não obrigatório no currículo de um profissional recém-formado. Empregadores e recrutadores de diferentes áreas entendem isso como um diferencial e tanto, já que a experiência prática demonstra que o candidato está familiarizado com o ambiente profissional e é proativo na busca por oportunidades.

Outra vantagem proporcionada por esse tipo de atividade extracurricular é a contribuição que oferece para o desenvolvimento da autoconfiança. A capacidade de lidar com situações reais e de tomar decisões impacta positivamente nesse sentido, preparando os estudantes para os desafios futuros.

09. Projetos de iniciação científica

Outro tipo de atividade complementar que pode causar uma transformação significativa no seu currículo é o envolvimento em projetos de iniciação científica. Isso porque eles contribuem em duas frentes principais: para aprofundar os conhecimentos acadêmicos e para desenvolver habilidades analíticas.

Esses projetos, muitas vezes, representam uma porta de entrada para estudantes universitários explorarem o mundo da pesquisa e contribuírem para avanços em suas respectivas áreas de estudo. 

mulher estudando em uma mesa, com livros e notebook

Além de seu impacto indiscutível na produção de conhecimento acadêmico, esse tipo de atividade desempenha um papel significativo na formação profissional e no fortalecimento do currículo, tornando os participantes mais atrativos aos olhos dos empregadores. 

O envolvimento em pesquisa científica faz com que os estudantes aprimorem suas habilidades de pesquisa crítica, mergulhando na revisão de literatura, formulação de hipóteses e análise de dados. Essas competências também são transferíveis para o ambiente profissional, capacitando os graduandos a abordar desafios da melhor maneira. 

Sem contar que a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula se torna evidente, o que proporciona uma compreensão mais profunda de como as disciplinas acadêmicas se traduzem em soluções concretas para problemas do mundo real. 

Também é preciso reconhecer que, ao trabalhar de maneira colaborativa com professores e colegas (e, em alguns casos, até mesmo de maneira direta com profissionais da indústria), os estudantes têm a chance de construir uma rede exclusiva de networking. 

A experiência com iniciação científica muitas vezes resulta em apresentações em conferências acadêmicas e publicações em revistas científicas.

Isso é extremamente vantajoso porque, além de destacar a capacidade do estudante de compartilhar suas descobertas com o público, também adiciona um elemento de reconhecimento externo ao seu currículo.

08. Cursos de idiomas e certificações

Essa é fácil! Todo mundo já sabe da importância de ser fluente em pelo um idioma (além da língua nativa) para conseguir ser levado à sério em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

É evidente o papel que os cursos de idiomas desempenham na formação profissional. A capacidade de se comunicar em diferentes idiomas não apenas facilita a interação em ambientes multiculturais, como também amplia consideravelmente as oportunidades de carreira em um mundo globalizado.

Ao incrementar seu currículo profissional com um ou mais idiomas, você terá a chance de se destacar, sobretudo frente às empresas que buscam expandir suas operações internacionalmente.

A comunicação em línguas como inglês e espanhol facilita parcerias e negociações, e contribui de maneira imensurável na construção de relacionamentos sólidos em contextos culturais diversos.

Aqui no Brasil, algumas das principais certificações de proficiência em idiomas são o Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira (CPE), o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System).

Além de servir para a competência linguística, essas certificações também fornecem uma medida padronizada que os empregadores podem considerar ao avaliar a proficiência em idiomas. Em um mundo cada vez mais interconectado, investir no aprendizado de idiomas é uma estratégia inteligente para quem busca uma carreira bem-sucedida e diversificada.

Na Prime Cursos você encontra algumas opções para dar o primeiro passo rumo a esse caminho. Confira nossos cursos de idiomas, totalmente online e gratuitos.

07. Participação em empresas juniores

Fazer parte de uma empresa júnior também é uma forma de acumular conhecimento e experiência, e, ao mesmo tempo, contabilizar horas complementares para o seu currículo.

Essas empresas são associações sem fins lucrativos, que existem com o propósito de realizar projetos e serviços para promover o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Fazem isso ofertando trabalhos de consultoria a empresas, e são geralmente gerenciadas de forma autônoma pelos próprios estudantes, com orientação de professores ou profissionais especializados. 

Sendo assim, quem tem esse tipo de envolvimento durante a graduação agrega uma dimensão prática valiosa ao seu aprendizado acadêmico. Essa é uma oportunidade de ouro de vivenciar a realidade do mundo corporativo enquanto ainda  se está na universidade.

mulher trabalhando em sua mesa com 02 pessoas ao seu lado, exemplificando atividades complementares sobre participação em empresas

Essa imersão prática vai além da teoria ensinada em sala de aula, permitindo que os participantes enfrentem desafios reais e tomem decisões determinantes para o funcionamento da empresa.

Além disso, a participação em projetos desse tipo estimula o empreendedorismo e a visão de negócios. Os membros têm a oportunidade de gerenciar projetos, lidar com orçamentos, e compreender os aspectos práticos da administração.

A interação com profissionais do setor, a participação em eventos e feiras, e a colaboração com outras empresas também são vantagens que se destacam.

06. Atividades Complementares de voluntariado

Se você é engajado em algum tipo de projeto social, também pode usar isso para contar mais horas extracurriculares. A participação em iniciativas de voluntariado, além de contribuir para a comunidade, favorece o engajamento social e a responsabilidade cidadã.

Desse modo, oferece benefícios tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para a preparação de carreira. Participar de ações voluntárias é uma forma de atestar seu compromisso com o bem-estar da comunidade, colocando em prática habilidades e características pessoais que são altamente valorizadas pelos recrutadores.

duas mulheres e um homem realizando trabalho voluntário na natureza para fins de atividades complementares

Muitos desses atributos indicam um comprometimento com valores éticos e uma compreensão mais ampla do impacto das ações individuais na comunidade.

Alguns exemplos de atividades complementares de voluntariado que podem potencializar seu currículo incluem a colaboração com organizações sem fins lucrativos que atuam em áreas como educação, saúde ou meio ambiente e o engajamento em campanhas de arrecadação de fundos.

As vantagens e oportunidades que o voluntariado oferece vão ainda mais além. Esse tipo de envolvimento é uma chance de desenvolver habilidades específicas relacionadas à profissão desejada.

Um estudante de design gráfico pode se voluntariar para criar materiais promocionais para eventos de caridade, por exemplo, enquanto um futuro profissional de saúde pode participar de clínicas de atendimento comunitário. Interessante, não é mesmo? 

05. Publicação de artigos ou participação em congressos

Outro caminho produtivo para conseguir as horas complementares que te restam e ainda dar um upgrade no seu currículo é por meio de publicações de trabalhos acadêmicos e da participação em congressos. De bônus, isso serve também para aprofundar seu entendimento sobre temas específicos de seu interesse. 

Esse processo não apenas contribui para o avanço do conhecimento em uma determinada área, mas também destaca o profissional como um líder de pensamento e especialista em seu campo de atuação. Ao apresentar um trabalho ou participar ativamente das discussões, você aprimora suas habilidades de comunicação, e aprende com colegas e especialistas.

Além de ser uma forma de compartilhar conhecimento científico relevante, esse envolvimento também promove o networking e desenvolve habilidades essenciais para o avanço da carreira.

Sem falar que é uma oportunidade única para os profissionais compartilharem suas pesquisas, descobertas e ideias com a comunidade acadêmica e profissional. 

várias pessoas assitindo a um congresso ou palestra

A visibilidade conquistada por meio da publicação de artigos e apresentações em congressos também tem implicações diretas na carreira. Profissionais que têm trabalhos reconhecidos e citados em seus campos de atuação ganham destaque e podem ser procurados por recrutadores, instituições acadêmicas e empresas em busca de expertise.

Essa dedicação voltada ao compromisso contínuo com a aprendizagem, pesquisa e contribuição para o avanço do conhecimento é altamente valorizada por empregadores e recrutadores de diferentes segmentos do mercado.

04. Atividades Complementares esportivas ou culturais

Seus hobbies também podem servir como horas complementares, por que não? Participar de atividades esportivas ou culturais destaca habilidades diversas e importantes para o seu currículo, como trabalho em equipe, disciplina e comprometimento.

Se você pratica de forma regular alguma modalidade de esporte, dá para aproveitá-la efetivamente como atividade complementar. Para que essas horas sejam válidas, é preciso comprová-las de alguma forma, como por meio de uma declaração ou certificado que ateste que você é aluno do local e faz parte das aulas de treino, exercício e/ou competição.

O engajamento em atividades esportivas é um bom upgrade para seu currículo porque demonstra habilidades valiosas, como trabalho em equipe, disciplina, resiliência e capacidade de lidar com desafios competitivos.

Essas características são transferíveis para o ambiente profissional, onde a colaboração, a perseverança e a gestão de desafios são frequentemente requisitadas

Além dos esportes, programas de cultura e arte também entram na lista das atividades complementares. Alguns exemplos que podem contar horas são visitas a museus, cinemas, pinacotecas, teatros etc. O envolvimento nessas atividades complementares pode servir para ilustrar perfis criativos, dinâmicos e comunicativos.

homem com seu equipamento de filmagem as margens de uma quadra poli-esportiva

O importante é que você sempre guarde as respectivas entradas (que podem ser ingressos, bilhetes e afins) para poder comprovar a realização desses programas e passeios. Também vale a pena conversar com a direção do local e solicitar um documento que comprove sua presença.

03. Participação em grupos de estudo

Os grupos de estudo também configuram alternativas interessantes para criar um currículo diferenciado e atrativo. Esse tipo de envolvimento serve para demonstrar o interesse do aluno em obter aprendizado contínuo e compartilhar conhecimentos com seus pares.

Assim, a participação em grupo de estudos oferece uma série de benefícios que vão desde o aprimoramento acadêmico até o desenvolvimento de habilidades essenciais para a carreira. 

O estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, discutir conceitos complexos, compartilhar experiências e colaborar na resolução de desafios acadêmicos. Além disso, esse ambiente também promove habilidades valiosas, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico.

Um grupo de estudos focado em áreas como programação ou engenharia, por exemplo, permite debates produtivos acerca de problemas práticos, o compartilhamento de soluções e a exploração de aplicações do conhecimento teórico. 

Sem contar a oportunidade valiosa de interação com colegas e professores que tenham interesses alinhados aos seus! Isso certamente vai te ajudar a enriquecer a rede de contatos e criar oportunidades para mentorias informais. 

amigos estudando em uma biblioteca

Para recrutadores e empregadores, a participação em grupos de estudos destaca um candidato como alguém comprometido com o aprendizado contínuo, capaz de trabalhar efetivamente em equipe e aplicar conhecimentos de maneira prática.

02. Programas de intercâmbio

E que tal um intercâmbio? Participar de um programa como esse é o sonho de muitos estudantes universitários, mas poucos sabem que essa atividade também vale como horas complementares. Além do mais, é algo que com certeza vai ajudar a chamar a atenção para o seu currículo profissional.

Durante o intercâmbio, os estudantes também têm a oportunidade de cursar disciplinas específicas de sua área de formação em instituições estrangeiras, agregando uma dimensão internacional aos seus estudos.

Quer um exemplo prático? Estudantes de engenharia realizando intercâmbio em países como os Estados Unidos, Japão ou Alemanha (conhecidos por sua inovação tecnológica) terão contato com métodos de pesquisa e tecnologias avançadas que talvez não estejam disponíveis em sua instituição de origem. 

Além de contribuir para ampliar sua visão de mundo e aprimorar um segundo idioma, os programas de intercâmbio também são oportunidades únicas para desenvolver habilidades de adaptação e comunicação.

Todas essas características são muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Um currículo profissional que conta entre suas atribuições com a participação em um programa de intercâmbio diz muito sobre o perfil do candidato, como a abertura para encarar desafios.

01. Cursos livres 

Para finalizar nossa relação de atividades complementares que podem dar aquela otimizada no seu currículo, é claro que vamos falar também da importância dos cursos extracurriculares!

A participação nesses cursos é, inclusive, uma das principais estratégias adotadas tanto por estudantes quanto por profissionais experientes que desejam melhorar seu currículo.

Muitos cursos livres proporcionam uma oportunidade riquíssima para o aprimoramento de habilidades, aquisição de conhecimentos especializados e desenvolvimento de competências valiosas para o mercado de trabalho.

Participar de cursos que correspondam à sua formação profissional é uma forma de refletir sua mentalidade proativa e adaptativa, características que muitos empregadores consideram fundamentais.

Essas atividades complementares também permitem que os futuros profissionais explorem áreas específicas de interesse, aprofundando-se em tópicos relevantes para suas aspirações futuras.

Confira a seguir alguns exemplos de cursos livres que se destacam na valorização do currículo e você pode encontrar aqui na Prime Cursos:

Lembre-se de que a chave está em escolher atividades complementares alinhadas aos seus interesses e objetivos profissionais. Esse é o caminho para tornar sua jornada acadêmica mais significativa. 

Suas escolhas de hoje moldarão o profissional que você se tornará amanhã. Ao personalizar suas atividades complementares de acordo com seus objetivos, você constrói uma base sólida para seu desenvolvimento, destacando-se como um profissional dedicado e focado em suas metas.

Assim, escolha com sabedoria, pensando não apenas nas exigências acadêmicas, mas também nas oportunidades que verdadeiramente o empolgam e o preparam para o sucesso em sua carreira.

Cursos Grátis para Atividades Complementares

Os cursos livres estão entre as principais formas de conseguir horas complementares para sua formação. O aluno pode escolher um tema específico no qual deseja aprofundar seus conhecimentos, desde que seja condizente com sua área de formação.

A modalidade online tem se desenvolvido muito na última década, já que é especialmente vantajosa para quem não tem muito tempo disponível e ainda assim deseja aprender mais sobre determinados assuntos.

Na Prime você encontra centenas de cursos com certificado de conclusão válido para atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.