13 óleos essenciais que ajudam na ansiedade aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo as crises nervosas

óleos essenciais que ajudam na ansiedade
óleos essenciais que ajudam na ansiedade

A ansiedade tem se tornado um problema muito comum no dia a dia de muitas pessoas, e pode causar sintomas como medo, fala acelerada, enjoos, vômitos, palpitações e dores no peito. Embora muitas pessoas usem medicamentos para ajudar a amenizar os sintomas, existem alguns óleos essenciais que ajudam na ansiedade e podem auxiliar o tratamento médico.

Quando esses óleos são usados corretamente atuam na redução do hormônio cortisol, responsável por produzir o estresse, e aumentam as sensações de bem-estar e relaxamento. Isso faz com que as crises possam ser controladas e evitadas com mais facilidade.

Confira a seguir quais são os óleos essenciais que auxiliam nesse transtorno emocional!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

13 óleos essenciais que ajudam na ansiedade

Vetiver

O vetiver é uma planta nativa da Índia rica em antioxidantes naturais que atuam na proteção do nosso organismo eliminando toxinas e combatendo os radicais livres.

vetiver
o vetiver tem aparência similar à erva-cidreira e capim-limão

Sendo assim, ajuda a aliviar as tensões e crises de ansiedade, já que o acúmulo dessas substâncias podem contribuir para a irritabilidade, elevar os níveis de estresse e até mesmo desencadear crises nervosas.

Lavanda

Conhecida principalmente por sua ação calmante em nosso organismo, a lavanda pode ser encontrada até mesmo em medicamentos fitoterápicos. Contudo, seu óleo se mostra mais potente no organismo por agir diretamente no cérebro, podendo ser usado tanto para controlar o emocional do paciente, como para auxiliar na limpeza e cicatrização de feridas.

Ylang-Ylang

Extraído de uma árvore da Indonésia, o ylang-ylang é uma flor usada nos cuidados com a pele por suas ações calmantes e anti-bactericida.

Além disso, o óleo do ylang-ylang ainda tem benefícios para a saúde emocional por atuar aumentando a sensação de relaxamento, baixar os níveis de cortisol e aliviar as tensões musculares.

Bergamota

A mexerica é uma fruta cítrica bastante conhecida por atuar melhorando o bom humor, além de evitar o cansaço excessivo e reduzir os níveis de estresse.

O óleo dessa fruta ainda possui propriedades calmantes, evitando problemas emocionais como o da ansiedade e estresse.

Olíbano

O óleo de olíbano tem o poder de baixar o estresse por meio do estímulo das partes límbicas do cérebro, responsáveis pelas emoções e comportamentos humanos. Quando utilizado em massagens esse óleo é capaz de tratar transtornos de ansiedade e depressão. Além disso, o olíbano é indicado para acalmar a mente e aumentar os níveis de concentração nos pacientes.

Rosa

A aromaterapia que ajuda no tratamento da ansiedade utiliza o óleo de rosa graças ao seu aroma doce e agradável, que oferece uma sensação de bem-estar que melhora a saúde emocional. 

De acordo com os resultados de um estudo, o óleo de rosas atua diminuindo a ansiedade durante o trabalho de parto acalmando as parturientes e facilitando o procedimento.

Camomila

Popularmente conhecida por sua ação calmante, a camomila é excelente para acalmar a mente e proporcionar uma maior sensação de bem-estar, o que contribui para evitar e tratar crises de ansiedade.

flor de camomila
o óleo de camomila age diminuindo os sintomas da ansiedade principalmente durante o trabalho de parto

Uma pesquisa constatou que a camomila é eficiente na redução da ansiedade em pacientes internados em leitos de UTI.

Valeriana

A valeriana é rica em propriedade calmantes e ações sedativas leves, auxiliando na qualidade do sono. Com isso, trata insônia e também transtornos emocionais como depressão e ansiedade, e pode até mesmo aliviar sintomas do estresse em alguns casos.

Jatamansi

O jatamansi é muito comum na medicina milenar indiana ayurvédica, já que ajuda no relaxamento da mente e contribui para uma boa noite de sono graças às suas ações calmantes.

Uma pesquisa demonstrou que o jatamansi auxilia no tratamento da depressão por reduzir os neurotransmissores GABA e inibe os receptores MAO, aliviando também sintomas da ansiedade.

Jasmim

Um estudo descobriu que o jasmim é capaz de promover o bem-estar e aliviar e tratar as crises de ansiedade.

O óleo de jasmim possui propriedades que atuam acalmando o sistema nervoso, além de funcionar como um sedativo capaz de induzir o sono. 

Manjericão-santo

Também conhecido como tulsi, o manjericão-santo é muito usado na culinária e tratamentos indianos, já que a erva é nativa do país. Um estudo mostra que óleo de manjericão é considerado uma excelente forma de acalmar a mente e diminuir os sintomas do estresse e da depressão, e pode ser usado durante sessões de aromaterapia para controlar as crises nervosas.

Gerânio

Estudos mostram que o gerânio é eficaz na redução da ansiedade na primeira parte do trabalho de parto e ainda atua reduzindo a pressão arterial mínima. Devido a sua ação calmante o gerânio também por tratar a ansiedade, agitação, cansaço mental, medo, raiva e estresse.

Erva-cidreira

Os efeitos calmantes da erva cidreira é bastante conhecido graças ao seu chá, que contribui para a sensação de relaxamento da mente. Por agir diretamente no cérebro, o óleo da erva tem se mostrado ainda mais potente no tratamento da ansiedade. 

óleo de erva cidreira
outro benefício do óleo de erva cidreira é o combate à insônia

De acordo com um estudo realizado em 2011, o uso da erva cidreira auxilia no tratamento de crises de ansiedade e combate à insônia.

Agora que você sabe quais são os óleos essenciais que ajudam na ansiedade já pode começar a usá-los para diminuir problemas emocionais como estresse e crises nervosas. Além, de acalmar a mente e reduzir a tensão dos músculos do corpo, os óleos essenciais ainda melhoram o humor e ajudam na qualidade do sono.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui