óleos essenciais que ajudam na ansiedade

13 óleos essenciais que ajudam na ansiedade aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo as crises nervosas

A ansiedade tem se tornado um problema muito comum no dia a dia de muitas pessoas, e pode causar sintomas como medo, fala acelerada, enjoos, vômitos, palpitações e dores no peito. Embora muitas pessoas usem medicamentos para ajudar a amenizar os sintomas, existem alguns óleos essenciais que ajudam na ansiedade e podem auxiliar o tratamento médico.

Quando esses óleos são usados corretamente atuam na redução do hormônio cortisol, responsável por produzir o estresse, e aumentam as sensações de bem-estar e relaxamento. Isso faz com que as crises possam ser controladas e evitadas com mais facilidade.

Confira a seguir quais são os óleos essenciais que auxiliam nesse transtorno emocional!

13 óleos essenciais que ajudam na ansiedade

Vetiver

O vetiver é uma planta nativa da Índia rica em antioxidantes naturais que atuam na proteção do nosso organismo eliminando toxinas e combatendo os radicais livres.

vetiver
o vetiver tem aparência similar à erva-cidreira e capim-limão

Sendo assim, ajuda a aliviar as tensões e crises de ansiedade, já que o acúmulo dessas substâncias podem contribuir para a irritabilidade, elevar os níveis de estresse e até mesmo desencadear crises nervosas.

Lavanda

Conhecida principalmente por sua ação calmante em nosso organismo, a lavanda pode ser encontrada até mesmo em medicamentos fitoterápicos. Contudo, seu óleo se mostra mais potente no organismo por agir diretamente no cérebro, podendo ser usado tanto para controlar o emocional do paciente, como para auxiliar na limpeza e cicatrização de feridas.

Ylang-Ylang

Extraído de uma árvore da Indonésia, o ylang-ylang é uma flor usada nos cuidados com a pele por suas ações calmantes e anti-bactericida.

Além disso, o óleo do ylang-ylang ainda tem benefícios para a saúde emocional por atuar aumentando a sensação de relaxamento, baixar os níveis de cortisol e aliviar as tensões musculares.

Bergamota

A mexerica é uma fruta cítrica bastante conhecida por atuar melhorando o bom humor, além de evitar o cansaço excessivo e reduzir os níveis de estresse.

O óleo dessa fruta ainda possui propriedades calmantes, evitando problemas emocionais como o da ansiedade e estresse.

Olíbano

O óleo de olíbano tem o poder de baixar o estresse por meio do estímulo das partes límbicas do cérebro, responsáveis pelas emoções e comportamentos humanos. Quando utilizado em massagens esse óleo é capaz de tratar transtornos de ansiedade e depressão. Além disso, o olíbano é indicado para acalmar a mente e aumentar os níveis de concentração nos pacientes.

Rosa

A aromaterapia que ajuda no tratamento da ansiedade utiliza o óleo de rosa graças ao seu aroma doce e agradável, que oferece uma sensação de bem-estar que melhora a saúde emocional. 

De acordo com os resultados de um estudo, o óleo de rosas atua diminuindo a ansiedade durante o trabalho de parto acalmando as parturientes e facilitando o procedimento.

Camomila

Popularmente conhecida por sua ação calmante, a camomila é excelente para acalmar a mente e proporcionar uma maior sensação de bem-estar, o que contribui para evitar e tratar crises de ansiedade.

flor de camomila
o óleo de camomila age diminuindo os sintomas da ansiedade principalmente durante o trabalho de parto

Uma pesquisa constatou que a camomila é eficiente na redução da ansiedade em pacientes internados em leitos de UTI.

Valeriana

A valeriana é rica em propriedade calmantes e ações sedativas leves, auxiliando na qualidade do sono. Com isso, trata insônia e também transtornos emocionais como depressão e ansiedade, e pode até mesmo aliviar sintomas do estresse em alguns casos.

Jatamansi

O jatamansi é muito comum na medicina milenar indiana ayurvédica, já que ajuda no relaxamento da mente e contribui para uma boa noite de sono graças às suas ações calmantes.

Uma pesquisa demonstrou que o jatamansi auxilia no tratamento da depressão por reduzir os neurotransmissores GABA e inibe os receptores MAO, aliviando também sintomas da ansiedade.

Jasmim

Um estudo descobriu que o jasmim é capaz de promover o bem-estar e aliviar e tratar as crises de ansiedade.

O óleo de jasmim possui propriedades que atuam acalmando o sistema nervoso, além de funcionar como um sedativo capaz de induzir o sono. 

Manjericão-santo

Também conhecido como tulsi, o manjericão-santo é muito usado na culinária e tratamentos indianos, já que a erva é nativa do país. Um estudo mostra que óleo de manjericão é considerado uma excelente forma de acalmar a mente e diminuir os sintomas do estresse e da depressão, e pode ser usado durante sessões de aromaterapia para controlar as crises nervosas.

Gerânio

Estudos mostram que o gerânio é eficaz na redução da ansiedade na primeira parte do trabalho de parto e ainda atua reduzindo a pressão arterial mínima. Devido a sua ação calmante o gerânio também por tratar a ansiedade, agitação, cansaço mental, medo, raiva e estresse.

Erva-cidreira

Os efeitos calmantes da erva cidreira é bastante conhecido graças ao seu chá, que contribui para a sensação de relaxamento da mente. Por agir diretamente no cérebro, o óleo da erva tem se mostrado ainda mais potente no tratamento da ansiedade. 

óleo de erva cidreira
outro benefício do óleo de erva cidreira é o combate à insônia

De acordo com um estudo realizado em 2011, o uso da erva cidreira auxilia no tratamento de crises de ansiedade e combate à insônia.

Agora que você sabe quais são os óleos essenciais que ajudam na ansiedade já pode começar a usá-los para diminuir problemas emocionais como estresse e crises nervosas. Além, de acalmar a mente e reduzir a tensão dos músculos do corpo, os óleos essenciais ainda melhoram o humor e ajudam na qualidade do sono.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.