O que é mercado de capitais? Conheça tudo sobre esse segmento
O mundo dos investimentos é composto por diversas possibilidades para diferentes perfis de investidores, incluindo aqueles que têm maior tolerância a riscos, e os que estão iniciando agora e desejam opções onde podem aplicar uma quantia menor inicialmente. Para regular esses investimentos é necessário o Mercado de Capitais, ainda pouco falado entre os investidores iniciantes.
Embora pouco conhecido, o mercado de capitais é a peça chave para quem deseja investir na bolsa de valores. Afinal, está diretamente ligado com as negociações feitas entre pessoas que desejam investir e empresas que desejam arrecadar capital e decidem transformar a organização em uma empresa de capital aberto.
Para que você entenda melhor o que é mercado de capitais e sua importância, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira a seguir!
O que é mercado de capitais?
Para simplificar, o mercado de capitais, também chamado de mercado de valores mobiliários, é um segmento do sistema financeiro responsável pela intermediação entre quem deseja arrecadar dinheiro e quem deseja investir.
É somente por meio desse mercado que hoje é possível negociar debêntures, ações, fundos imobiliários e fundos de investimento.
Embora essa definição possa lembrar uma espécie de empréstimo, no mercado de capitais não ocorre operações de crédito como acontece nos empréstimos bancários tradicionais. Nesse caso, o que são negociados são os ativos, onde normalmente o próprio mercado estabelece o preço, levando em conta fatores como as valorizações de acordo com a lei de oferta e demanda.
Além do mercado de capitais, o sistema financeiro ainda conta com mercado monetário, responsável pelas transações feitas entre as contas correntes e poupanças, o mercado de câmbio, responsável pela troca de moedas estrangeiras como real e dólar, por exemplo, e o mercado de crédito, que se responsabilidade pelos empréstimos oferecidos pelas instituições financeiras.
Qual a origem do nome mercado de valores mobiliários?
Esse nome surgiu tendo como base os ativos negociados, que são regulados pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Esses ativos podem ser ações, ETFs, fundos imobiliários etc. Ou seja, o mercado de capitais é o mercado responsável pelas negociações de todos esses ativos, incluindo as negociações feitas na bolsa de valores de ativos de renda fixa e renda variável.
Qual é a função do mercado de capitais?
A principal responsabilidade deste mercado é conferir a liquidez dos títulos que as empresas emitem para quem a negociação seja feita de forma justa, permitindo que essas instituições sejam capitalizadas.
Para isso, o mercado direciona os recursos de longo prazo que estão disponíveis para segmentos de atividades econômicas variadas, incluindo indústria, agronegócio, serviços em geral e comércio.
Mercado de capital primário e secundário
O mercado de capital é dividido em dois segmentos: o mercado primário e o mercado secundário. O mercado primário é o mercado onde acontece a oferta inicial de capitais da empresa, chamado de IPO. Ou seja, as empresas que estão abrindo capital – lançando ações na bolsa de valores, por exemplo – operam no mercado primário.
Esse tipo de estratégia é usada por empresas que desejam juntar recursos para investir no crescimento da organização, ou então para realizar as suas operações no dia a dia.
Leia também IPO, Follow On e OPA: Entenda as siglas da oferta pública de ações
Já o mercado secundário é o mercado em que os investidores negociam entre si. Isto é: quando um investidor negocia a sua ação com outro investidor, e não com empresas.
Qual a estrutura do mercado de capitais?
O mercado de capitais é formado por diversos agentes, e possui uma estrutura específica de funcionamento. Sendo elas:
Bolsa de valores
A bolsa de valores é o ambiente em que as negociações acontecem por meio de sistemas digitais. Esses sistemas permitem que os investidores adquirem os títulos emitidos pelas empresas, que por sua vez, podem oferecer seus títulos mobiliários aos investidores interessados.
Sociedades corretoras e distribuidoras
Essas sociedades têm a principal função de intermediar a compra e venda dos títulos que acontecem dentro do mercado de capitais, as chamadas corretoras de valores.
Para isso, disponibilizam plataformas digitais, financiamentos para compra de ações, consultoria financeira quando necessário e custódia de valores mobiliários.
Embora tenham nomes diferentes, a partir de 2009 o Banco Central do Brasil estabeleceu que as corretoras e distribuidoras realizam a mesma função e operação dentro do Mercado de Capitais, e hoje não existem mais diferenças contundentes entre elas.
Instituições financeiras
As instituições financeiras podem ser bancos ou fintechs, desde que sejam entidades autorizadas pelo Banco Central do Brasil para realizar transferência de recursos financeiros, além de ter a custódia do dinheiro dos clientes.
Elas estão diretamente ligadas ao mercado por serem responsáveis pela transferência do dinheiro do cliente para a corretora de valores e vice-versa.
O que é uma ação no mercado financeiro?
Uma ação nada mais é do que uma parcela do capital social de uma sociedade anônima. Em outras palavras, uma pequena fração de uma empresa, fazendo com que você se torne sócio dela ao comprar uma ou mais ações no mercado de capitais. Isto é, são valores mobiliários negociados entre duas partes.
Para abrir capital, porém, é necessário ter autorização da CVM, tornando-se uma companhia de capital aberto para negociar publicamente suas ações dentro da Bolsa de Valores.
Termos usados no Mercado de Capitais
Mercado à vista
Mercado à vista é o nome dado ao mercado que realiza operações com ativos e valores mobiliários e que faz a liquidação assim que o negócio é fechado, por meio da CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.
Normalmente, essa liquidação é feita em dois dias úteis após a negociação ter sido fechada, e os preços são estabelecidos em pregão dentro dos sistema eletrônico da B3.
Leia também Como está a bolsa de valores hoje? Entenda o cenário no Brasil
Mercado a termo
Já nesse caso, a entrega do ativo, assim como seu preço e prazo de liquidação, são estabelecidas na hora da negociação, e podem levar mais de dois dias úteis para se concretizar.
Mercado Futuro
O mercado Futuro é um mercado bastante usado na BM&F, e é caracterizado quando há um contrato estabelecendo prazos para entrega de ativos a longo prazo, considerando as oscilações diárias dos preços, que podem ser baseados em vários índices ou ativos.
Como investir no mercado de capitais?
O primeiro passo antes de começar a investir no mercado de capitais é estabelecer seus objetivos e metas. Somente a partir disso você consegue traçar estratégias visando os melhores investimentos, que serão baseados nas necessidades para chegar aonde você deseja.
O segundo passo é estudar mais a fundo sobre o mercado financeiro e a bolsa de valores, já que sem o conhecimento necessário, esse tipo de investimento pode acabar tendo o efeito reverso, e ao invés de você conseguir altos lucros, terá grandes prejuízos por não levar em conta as análises fundamentalistas necessárias para identificar possíveis brechas para desvalorizações e valorizações no mercado.
Feito isso, abra sua conta em uma corretora de valores para negociar ativos, que podem ser ações, commodities, títulos públicos etc.
Transfira o valor que você deseja investir para a conta na corretora, e então envie um pedido de compra. A partir disso, você já está apto a começar a investir nos ativos que desejar.
Agora que você viu o que é mercado de capitais e aprendeu mais sobre como ele funciona, não deixe de estudar a fundo sobre a bolsa de valores para aprender a melhor forma de investir no mercado financeiro com menores riscos de perdas e desvalorizações.
Curso de Introdução à Bolsa de Valores Grátis
O Curso Grátis de Introdução à Bolsa de Valores é um curso totalmente gratuito para qualificação de investidores que estão em busca de conhecimento para fazer qualquer aplicação financeira, indo desde a caderneta de poupança à aplicação em ações. Um dos pilares do curso é mostrar ao aluno que o aumento do capital não deve ser a causa e sim a consequência de um criterioso estudo de todos os fatores que podem afetar a rentabilidade das suas aplicações. Em outras palavras, este curso tem como objetivo mostrar a importância da educação financeira para o aumento do seu capital, medido pelo valor do seu patrimônio em ações, imóveis, renda fixa etc.
Ao final deste curso de introdução à bolsa de valores você estará pronto para iniciar seus investimentos em ações de forma segura, pois aprenderá tópicos como:
- O que é uma bolsa de valores;
- O que é uma ação;
- Tipos de ofertas públicas de ações;
- Direitos e benefícios do acionista;
- Como analisar os indicadores e tendências de mercado;
- e muito mais.
Stories
Posts Recentes
- Como Evitar Risco no Trânsito: Dicas Essenciais para Segurança
- Por que a Manutenção Preventiva é Crucial para Direção Defensiva?
- Segurança no Trânsito: A Importância da Direção Defensiva
- Erros Comuns com ‘Nessa’ ou ‘Nesta’ e Como Evitá-los
- A Partir ou Apartir: Entenda a Diferença e Use Certo
- Técnicas de Direção Defensiva: Dicas Essenciais para Iniciantes
- Qual o papel da educação inclusiva nas escolas?
- Vantagens de Contratar Síndico Profissional para Seu Condomínio
- Ética na Gestão: Guia para Síndico Profissional de Condomínios
- Como aplicar educação inclusiva de forma efetiva em escola?
- Quais são os 6 pilares da educação inclusiva?
- Qual a importância da educação inclusiva para o aprendizado em escolas?