Confira quem foi o primeiro professor de Libras

Quem foi o primeiro professor de Libras no Brasil?

Libras. Todos os anos a comunidade surda comemora o Setembro Azul, um mês que reúne várias datas históricas para suas lutas, vivências e conquistas através do tempo.

Como exemplo, no dia primeiro desse mês é comemorado a regulamentação da profissão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais, mais amplamente conhecida como libras.

Já no dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Língua de Sinais, uma data emblemática, porque foi nesse mesmo dia que em 1880 foi proibido pela Congresso Mundial de Professores Surdos, que aconteceu em Milão na Itália, o uso dessa língua ao educar pessoas surdas.

Mas talvez seja o dia 26 de setembro a data mais importante do mês, já que ela é considerada o Dia Nacional do Surdo, feita justamente nesse dia como uma homenagem a fundação da primeira escola para surdos do Brasil.

Essa escola foi fundada por aquele que é reconhecido pela história como o primeiro professor de pessoas surdas no nosso país, responsável por ajudar a difundir essa língua e auxiliar na inserção e educação dessa parcela da população.

Mas, para conhecer mais de quem foi esse homem e como ele influencia a história da libras no nosso país, também é importante conhecer o que é essa língua e qual sua importância.

Libras: Os sinais antes da fala

Se você parar para pensar nas aulas de história que teve na época da escola talvez se lembre do seu professor contando como a milhares de anos atrás, antes mesmo do homem aprender a falar, ele se comunicava através de sinais e desenhos.

Ver os gestos dos outros, suas expressões faciais e a maneira como seu corpo agia era a forma de se comunicar e transmitir suas mensagens.

A medida que as mãos ficavam mais ocupadas manuseando ferramentas os primeiros homens passaram a usar de sons para passar aquilo que precisavam para os outros.

Essa mudança se tornou a regra com o passar do tempo, fazendo com que aqueles que eram incapazes de ouvir ficassem marcados na história como pessoas marginalizadas e até mesmo incompetentes.

https://www.instagram.com/p/B_0Ykf9BLQG/
Do primeiro professor que chegou ao Brasil até os dias de hoje muitas coisas mudaram. Tanto que hoje existem professores em redes sociais que ensinam sobre língua de sinais.

Ao menos, era assim que grandes potências conhecidas nos livros de história os tratavam, como a Grécia e a Roma. Pessoas surdas passaram a ser vistas como ineducáveis, eram privadas de seus direitos básicos e viviam reclusas em suas casas.

Durante a idade média existia até mesmo a crença, difundida pela Igreja Católica, de que as almas de pessoas que não eram capazes de escutar não seriam imortais, pois eles não tinham a capacidade de pronunciar os sacramentos.

Mas, isso começou a mudar a partir da Idade Moderna, segundo relatos históricos pelas ações do monge beneditino espanhol, Pedro Ponce de León.

Considerado o primeiro professor de pessoas surdas esse monge criou um manual que o permitia ensinar a esses indivíduos a ler, escrever e falar diversos idiomas.

Os professores de surdos pela história

A partir dos ensinamentos e esforços do monge beneditino Pedro, e da forma como ele comprovou ser possível ensinar as pessoas surdas a se comunicarem oralmente, surgiram também outros professores que dedicaram suas vidas aos métodos de ensino a essas pessoas.

Um deles foi John Bulwer, conhecido hoje como um dos primeiros a defender o uso de uma língua de sinais que facilitasse a comunicação entre essas pessoas.

Algum tempo depois surgiu aquele que hoje é chamado de Pai dos Surdos por historiadores, o abade francês Charles-Michel de l’Épée.

Foi ele quem fundou a primeira escola desenvolvida apenas para o ensino e inclusão de pessoas surdas, criada em Paris, na França.

Através dessa escola começaram a se multiplicar o número de instituições e professores pela Europa que se interessavam pelo ensino e pelas ferramentas de comunicação desse grupo da população.

Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) no Brasil
A primeira escola fundada na França foi o que deu o pontapé inicial para que várias outras surgissem, incluindo o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) no Brasil, anos mais tarde

Foi l’Épée que criou aquele que é considerado o primeiro alfabeto de sinais na França, idealizado em 1755 quando fundou sua escola.

Esse foi um importante passo da educação das pessoas surdas, sua inserção na sociedade e também na criação da Língua de Sinais Brasileira, a libras.

Quando a Libras chegou ao Brasil?

A comunicação usando de gestos já existia de alguma forma em solo brasileiro antes mesmo do primeiro professor de surdos chegar ao país, mas foi apenas em 1855 que sua história começou a ficar mais clara.

Isso porque foi nesse ano que D. Pedro II convidou o professor francês Ernest Huet para vir ao país.

Diz a história que o imperador do Brasil possuía um neto que havia nascido surdo, e por isso tinha interesse em trazer para solo brasileiro alguém capacitado para ensinar as pessoas com as mesmas condições de seu familiar.

O professor Huet havia se formado no Instituto Nacional de Surdos de Paris, fazendo com que chegasse ao Brasil já sendo visto como alguém capacitado e influente para realizar o objetivo de D. Pedro II.

Depois de ficar surdo aos doze anos de idade, tendo então dedicado sua vida e formação a educação de pessoas com a mesma característica que ele, o professor Huet notou ao chegar ao Brasil que o número de pessoas surdas era muito maior do que ele imaginava.

Gif em libras

Por isso ele apresentou ao líder brasileiro uma proposta para criar uma escola no país focada apenas no ensino e desenvolvimento dessas pessoas.

D. Pedro II aceitou arcar com os custos desse projeto, fazendo assim com que em 1857 fosse oficialmente fundada a Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro.

Essa escola funcionava como um internato, onde eram aceitos apenas alunos do sexo masculino.

Nela, Huet trabalhava tanto como educador quanto diretor, usando do método de comunicação total, que visa melhorar e desenvolver o aprendizado das pessoas surdas em todas as áreas da sua vida, não apenas educacional.

Para ensinar aos seus alunos Huet usou da Língua de Sinais Francesa, mas também mesclou a ela gestos que já existiam em solo brasileiro e eram usados pela população surda do país. Foi assim que começou a surgir a Língua Brasileira de Sinais, conhecida hoje como libras.

Ele permaneceu no Brasil até 1861, quando passou a direção do internato para outro professor e se mudou então para o México.

Curso Grátis de Libras Básico

A Prime Cursos oferece a você um curso de LIBRAS grátis e totalmente online, com opção de certificação após a sua conclusão. Comece já e desenvolva habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Desenvolva habilidades, aprenda mais, compartilhe conhecimento e estude algo novo com o Curso de LIBRAS grátis e online.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

1 Comentário

  1. Maria do Carmo Ferreira dos Santos disse:

    Excelente iniciativa, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.