5 dicas para encontrar a carreira ideal

Parece que algumas pessoas já nascem sabendo o que querem. Porém, infelizmente isso não acontece com a maioria. E vamos combinar, encontrar a carreira ideal nem sempre é algo fácil. Afinal, essa é uma decisão extremamente importante, que envolve não apenas a sua vida pessoal atual, como também sua vida profissional futura.

E encontrar a carreira ideal não apenas vale para os jovens que estão entrando em uma faculdade ou curso, e precisam decidir qual profissão seguir. Isso vale para qualquer pessoa, de qualquer idade, que não está satisfeita com sua profissão atual e deseja mudar de carreira.

O problema é quando o profissional não se sente feliz em seu trabalho, mas também não sabe o que fazer. As perguntas mais comuns, nesses casos, são: “será que devo trocar de área?”, “será que essa é a minha carreira ideal?”, “será que isso é apenas uma fase e devo continuar tentando ou devo mudar de profissão?”.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O primeiro passo então é tentar identificar o que você deseja fazer. Você está feliz com a sua profissão ou deseja mudar? Você está passando por uma fase difícil no trabalho ou realmente está na hora de fazer outra coisa? Se a sua escolha envolve encontrar uma nova carreira, veja as dicas que selecionamos:

Identifique os seus interesses

A primeira coisa que você deve fazer para encontrar sua carreira ideal, é identificar tudo aquilo que você gosta de fazer. Não vale responder dormir e comer, ok?

Então, antes de tudo, faça uma pesquisa e se possível, anote tudo aquilo que te faz feliz. Para ajudar, responda as seguintes perguntas:

O que você gosta de fazer no tempo livre?
O que você conseguiria fazer todos os dias com um sorriso no rosto?
Quais assuntos você mais gosta de pesquisar, ler e ver vídeos?

Tipo de ambiente de trabalho

Você seria mais feliz trabalhando em equipe ou sozinho? Se pudesse escolher, optaria por trabalhar em uma empresa grande ou pequena? Pense no tipo de ambiente de trabalho que mais faria você feliz. Essa questão também será importante para a escolha da carreira!

Analise quais são as suas habilidades

Por mais que você pense que não, eu tenho certeza que você deve ter algum (ou mais) talento escondido. Pense em algo que você é realmente bom. Para que as pessoas te procuram? E por qual motivo elas te agradecem? Às vezes, podemos pensar que certas qualidades não podem ser classificadas como habilidades, mas sim, elas podem te ajudar a encontrar uma carreira que você goste.

Pode ser que você cozinhe muito bem. Ou talvez você seja um excelente conselheiro, e gosta de ouvir e ajudar seus amigos e familiares. Pode ser também que você seja bom com finanças, ou goste de organizar festas.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas entenda que você deve sim ter algumas habilidades escondidas. Tente identificar quais são elas!

Valores que você poderia transmitir com seu trabalho

O que você faria mesmo sem ser remunerado? O salário é muito importante, mas isso não é o suficiente para ter felicidade na carreira. É preciso ter algum outro fator que te inspire a levantar da cama todos os dias.

Só para exemplificar, algumas pessoas gostariam de trabalhar ajudando outras pessoas. Outras querem fazer o bem para o mundo. Alguns profissionais querem ser criativos no trabalho.

Desse modo, identifique quais valores você gostaria de transmitir com seu trabalho!

Invista em autoconhecimento!

Por fim, talvez a dica mais importante, que poderá te ajudar não apenas a encontrar sua carreira ideal, como também a conhecer mais sobre você: invista em autoconhecimento!

É difícil encontrar uma carreira quando não nos conhecemos, afinal, como vamos escolher algo sem saber se gostamos daquilo?

Entenda que quanto mais você se conhecer, mais saberá sobre você, e mais fácil vai conseguir identificar seus gostos e habilidades. Portanto, invista em autoconhecimento, para entende melhor quem é, o que quer e como chegar lá.

Exercícios para desenvolver o autoconhecimento:

Medite;
Separe um tempo para fazer o que gosta;
Questione-se: “O que eu desejo da vida?”, “Qual é o meu sonho?”, “Quais os meus valores?”, “Quais as minhas crenças?”, “O que me motiva?”;
Analise também o que você não gosta de fazer;
Anote as suas principais características.

Esperamos que as dicas de hoje te ajudem a encontrar a carreira ideal! Se você gostou, deixe seu comentário! =)

Prime Cursos


Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada, estou no processo, já achei o que gosto de fazer e vou intensificar ainda mais no conhecimento. Valeu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui