|

5 dicas para encontrar a carreira ideal

Parece que algumas pessoas já nascem sabendo o que querem. Porém, infelizmente isso não acontece com a maioria. E vamos combinar, encontrar a carreira ideal nem sempre é algo fácil. Afinal, essa é uma decisão extremamente importante, que envolve não apenas a sua vida pessoal atual, como também sua vida profissional futura.

E encontrar a carreira ideal não apenas vale para os jovens que estão entrando em uma faculdade ou curso, e precisam decidir qual profissão seguir. Isso vale para qualquer pessoa, de qualquer idade, que não está satisfeita com sua profissão atual e deseja mudar de carreira.

O problema é quando o profissional não se sente feliz em seu trabalho, mas também não sabe o que fazer. As perguntas mais comuns, nesses casos, são: “será que devo trocar de área?”, “será que essa é a minha carreira ideal?”, “será que isso é apenas uma fase e devo continuar tentando ou devo mudar de profissão?”.

O primeiro passo então é tentar identificar o que você deseja fazer. Você está feliz com a sua profissão ou deseja mudar? Você está passando por uma fase difícil no trabalho ou realmente está na hora de fazer outra coisa? Se a sua escolha envolve encontrar uma nova carreira, veja as dicas que selecionamos:

Identifique os seus interesses

A primeira coisa que você deve fazer para encontrar sua carreira ideal, é identificar tudo aquilo que você gosta de fazer. Não vale responder dormir e comer, ok?

Então, antes de tudo, faça uma pesquisa e se possível, anote tudo aquilo que te faz feliz. Para ajudar, responda as seguintes perguntas:

O que você gosta de fazer no tempo livre?
O que você conseguiria fazer todos os dias com um sorriso no rosto?
Quais assuntos você mais gosta de pesquisar, ler e ver vídeos?

Tipo de ambiente de trabalho

Você seria mais feliz trabalhando em equipe ou sozinho? Se pudesse escolher, optaria por trabalhar em uma empresa grande ou pequena? Pense no tipo de ambiente de trabalho que mais faria você feliz. Essa questão também será importante para a escolha da carreira!

Analise quais são as suas habilidades

Por mais que você pense que não, eu tenho certeza que você deve ter algum (ou mais) talento escondido. Pense em algo que você é realmente bom. Para que as pessoas te procuram? E por qual motivo elas te agradecem? Às vezes, podemos pensar que certas qualidades não podem ser classificadas como habilidades, mas sim, elas podem te ajudar a encontrar uma carreira que você goste.

Pode ser que você cozinhe muito bem. Ou talvez você seja um excelente conselheiro, e gosta de ouvir e ajudar seus amigos e familiares. Pode ser também que você seja bom com finanças, ou goste de organizar festas.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas entenda que você deve sim ter algumas habilidades escondidas. Tente identificar quais são elas!

Valores que você poderia transmitir com seu trabalho

O que você faria mesmo sem ser remunerado? O salário é muito importante, mas isso não é o suficiente para ter felicidade na carreira. É preciso ter algum outro fator que te inspire a levantar da cama todos os dias.

Só para exemplificar, algumas pessoas gostariam de trabalhar ajudando outras pessoas. Outras querem fazer o bem para o mundo. Alguns profissionais querem ser criativos no trabalho.

Desse modo, identifique quais valores você gostaria de transmitir com seu trabalho!

Invista em autoconhecimento!

Por fim, talvez a dica mais importante, que poderá te ajudar não apenas a encontrar sua carreira ideal, como também a conhecer mais sobre você: invista em autoconhecimento!

É difícil encontrar uma carreira quando não nos conhecemos, afinal, como vamos escolher algo sem saber se gostamos daquilo?

Entenda que quanto mais você se conhecer, mais saberá sobre você, e mais fácil vai conseguir identificar seus gostos e habilidades. Portanto, invista em autoconhecimento, para entende melhor quem é, o que quer e como chegar lá.

Exercícios para desenvolver o autoconhecimento:

Medite;
Separe um tempo para fazer o que gosta;
Questione-se: “O que eu desejo da vida?”, “Qual é o meu sonho?”, “Quais os meus valores?”, “Quais as minhas crenças?”, “O que me motiva?”;
Analise também o que você não gosta de fazer;
Anote as suas principais características.

Esperamos que as dicas de hoje te ajudem a encontrar a carreira ideal! Se você gostou, deixe seu comentário! =)

Prime Cursos



Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

5 Comentários

  1. Emília Inhambizo disse:

    Muito obrigada, estou no processo, já achei o que gosto de fazer e vou intensificar ainda mais no conhecimento. Valeu

  2. Dicas excelentes!Estava mesmo em busca de um norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.