6 dicas para começar com o pé direito num novo emprego

Os primeiros dias em um novo emprego podem trazer algumas inseguranças e medos para qualquer pessoa. E isso é completamente normal, já que é necessário lidar com um novo ambiente, novos colegas e responsabilidades. Além disso, o frio na barriga aparece porque todos desejam começar a nova etapa da melhor maneira possível.

E saiba que os primeiros dias são muito importantes, já que é na fase inicial que o profissional é analisado mais de perto. E sim, por mais que algumas coisas possam ser mudadas, as primeiras impressões são as que ficam. Mas fique tranquilo, pois hoje trouxemos algumas dicas para você começar com o pé direito no novo emprego:

Desenvolva um olhar atento

Ser observador e saber analisar tudo e todos é uma excelente estratégia para o período de adaptação. Por mais que você já conheça a empresa ou as pessoas que trabalham no local, a melhor coisa é observar com os próprios olhos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Seja pontual

Ser pontual não deveria ser uma dica, mas sim uma regra. Ela vale para todos os dias, seja num trabalho novo ou no antigo. Porém, para o primeiro dia de emprego cuide ainda mais. Como já falamos, a primeira impressão pode causar um grande impacto, então tome muito cuidado. Sabemos que imprevistos acontecem, mas tente ao máximo ser pontual.

Não se envergonhe das suas dúvidas

É normal se sentir um pouco perdido nos primeiros dias, por isso, não tenha vergonha das suas dúvidas. Se tiver alguma dúvida, pergunte sem medo. Isso também pode demonstrar interesse e disposição em aprender. Mas claro, estamos falando de perguntas sobre o trabalho, e não pessoais, ok? Então, fique tranquilo em relação às dúvidas, e apenas cuide para não atrapalhar o trabalho dos outros. Se forem muitas perguntas, combine um horário na agenda do seu chefe ou colega de trabalho para tirá-las.

Não force amizades

Não evite fazer novas amizades mas também não exagere. É normal que você queira buscar algum contato no novo ambiente, mas evite muita intimidade com pessoas que você mal conhece. Encontre um equilíbrio: seja simpático, mas com formalidade.

Entenda a cultura da empresa

O ideal é pesquisar sobre a empresa (sua missão, valores e objetivos) antes mesmo de fazer a primeira entrevista. Mas, caso você ainda não tenha pesquisado muito bem, separe um tempinho para conhecer um pouco melhor sobre o ambiente que você irá trabalhar. Isso será muito importante para que sua adaptação aconteça de forma mais rápida. Lembre-se de que cada empresa é diferente, com características e personalidades próprias.

Não tenha vergonha de se apresentar

Para muitos, pode ser algo simples, mas existem pessoas que têm dificuldade ou até vergonha de se apresentar. Porém, saiba que é muito importante que você conheça os novos colegas e que eles também te conheçam. Tente descobrir quando as pessoas costumam se reunir para o café, e use esse tempinho para se apresentar. Além de simpatia, o gesto de se apresentar a pessoas que você não conhece demonstra autoconfiança.

Para finalizar, lembre-se de que o mais importante é ser você mesmo. E não esqueça de demonstrar interesse em aprender e sempre se atualizar. Afinal, se você precisar de ajuda, estamos aqui. A Prime Cursos oferece diversos cursos online e gratuitos, então você pode estudar em casa ou em qualquer outro lugar com acesso à internet, até mesmo pelo seu celular! Faça o seu cadastro e comece a ganhar conhecimento agora mesmo!

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudar! Qualquer dúvida deixe o seu comentário, ok?

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito boas as dicas tenho 58 anos tenho essas dicas a muito tempo fica super fácil e segura a sua interação com novos colegas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui