O que é ser um coach? O que faz um coach?

A prática de coaching cresce exponencialmente no Brasil e no mundo a cada ano. É uma área de atuação diversa e amplamente difundida, popular principalmente em contextos empresariais.

Atualmente, essa perspectiva de treinamento e desenvolvimento de competências atinge uma vasta gama de serviços. A seguir, vamos entender o que é ser coach e como é o trabalho nessa área. Continue a leitura para saber mais. 

O que é ser coach?

O coach é o profissional que oferece serviços de coaching. Seu trabalho é focado em orientações e métodos para possibilitar o ganho de performance e aumento de desempenho de um indivíduo, equipe ou empresa. Através do estabelecimento de metas específicas e da adoção de métodos que incluem áreas de estudo diversas, o coach ajuda o coachee (ou cliente) a alcançar seus objetivos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O profissional de coaching atua como um estimulador externo, que visa o despertar do potencial interno de outras pessoas. Para isso, usa uma combinação de aplicações, como flexibilidade, insight e perseverança, entre outros. 

O coach te ajuda a persistir.
O coach te ajuda a persistir.

A prática atingiu uma grande expansão no campo prático, mas sua fundamentação teórica ainda não conseguiu acompanhar tal desenvolvimento. Isso se dá principalmente pelo fato do coaching adotar conceitos e teorias de diversas áreas de estudo, como psicologia, administração, marketing e recursos humanos, entre outras. 

Quem pode ser coach?

A prática de coaching pode ser exercida por qualquer profissional, desde que tecnicamente capacitado.

Quem procura um coach precisa ter especial atenção com relação a isso, já que com o crescimento do campo, muitas pessoas se intitulam falsamente como coaches, gerando armadilhas para pessoas que têm o interesse de contratar esse tipo de serviço. Para evitar que isso aconteça, vale se informar a respeito das credenciais e certificações do profissional em questão, e pedir por referências do seu trabalho.

Outro cuidado importante é não confundir a prática de coaching com o exercício da profissão de psicólogo, cujos objetivos, disciplina e orientações estão vinculados a princípios legais, fundamentados no campo da ciência e da pesquisa psicológica.

Apesar do trabalho de um coach muitas vezes empregar conceitos advindos da psicologia, sua atuação não pertence nem está relacionada às especialidades ou abordagens dessa área. Os profissionais psicólogos que trabalham como coaches não devem associar sua atuação com as práticas psicológicas, pois isso vai de encontro com o que preza o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Em nota de esclarecimento, o Conselho Federal de Psicologia alerta que “qualquer profissional que não esteja inscrito no CRP, e que se utilizar de métodos e técnicas privativas da(o) psicóloga(o) durante sessões de coaching, ou que desenvolva, de alguma forma, atribuições restritas à psicologia, estará incorrendo em exercício ilegal da profissão”.

Qualquer profissional pode se especializar em coaching.
Qualquer profissional pode se especializar em coaching.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por sua vez, alerta para o fato de que a prática não se configura como terapia, portanto recomenda que “na dúvida entre um psicólogo e um coach, para qualquer problema emocional ou mental, o psicólogo deve ser escolhido”. Atentar para isso é mais uma forma de se certificar de contar com um profissional ético e preocupado em oferecer o melhor para quem o procura, o que vale tanto para um coach quanto para um psicólogo. 

O coaching ainda não é regulamentado por lei no Brasil, mas obtém amparo legal no Art. 170 da Constituição Federal, que “assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo em casos previstos em lei”.

Como os profissionais que atuam com esse propósito não estão sujeitos à supervisão de um órgão fiscalizador ou regulamentados por um código de normas e condutas legalmente instituído, é preciso ter cuidado redobrado. Isso inclui quem procura por um coach e também quem pretende se tornar um profissional da área.

Buscar formação e certificações em coaching é o melhor caminho para evitar qualquer problema em consequência dessa lacuna com relação à regulamentação e legalidade da prática. Vamos entender melhor sobre a formação do coach no próximo tópico. 

Como se tornar um coach?

Por não ser uma profissão regulamentada no Brasil, a prática de coaching não exige a formação em um curso específico, mas quem deseja seguir a profissão pode fazer cursos livres ou pós-graduações na área.

Investir na formação e no aprendizado da área garante maior credibilidade ao profissional, e maior embasamento para trabalhar como coach. 

Os cursos livres são oferecidos por instituições como o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING). As pós-graduações devem ser oferecidas por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Cursos de graduação como Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing abordam muitos conceitos e conhecimentos também utilizados no coaching. Veremos em seguida em quais áreas um coach pode trabalhar, continue a leitura.

Onde ele pode trabalhar?

Um profissional como o coach pode atuar na formação de outros coaches e também com clientes individuais ou equipes empresariais. Diversas empresas ao redor do mundo têm investido em culturas organizacionais de alta performance a partir da criação de áreas especializadas em coaching. 

A função do coach é traçar objetivos para seu coachee, direcionando-o e acompanhando-o para que ele alcance seus objetivos de forma rápida, independente de sua área de atuação profissional, ou até mesmo nas suas relações pessoais. 

Há diversas áreas de atuação para um coach.
Há diversas áreas de atuação para um coach.

O primeiro passo do profissional da área é compreender as necessidades e desejos do seu cliente. A partir de então, deverá estabelecer um plano de ação, com lições diárias e metas para cada sessão.

Os resultados serão medidos ao longo do caminho, e os planos podem ser aprimorados e adaptados conforme necessário, de modo que o cliente alcance seu objetivo principal. 

Os coaches são geralmente trabalhadores que atuam de maneira autônoma. Sendo assim, podem atender em escritório próprio ou até mesmo em casa, com atendimentos virtuais. Há também a possibilidade de trabalhar em empresas de consultoria.

O coaching pode ser aplicado em diversos aspectos da vida, e os seguimentos mais conhecidos são os de carreira, liderança, vendas, finanças e relacionamento. 

Ficou interessado? Conte pra gente nos comentários em qual dessas áreas você tem interesse de se especializar. 

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.