O que é ser um coach? O que faz um coach?

A prática de coaching cresce exponencialmente no Brasil e no mundo a cada ano. É uma área de atuação diversa e amplamente difundida, popular principalmente em contextos empresariais.

Atualmente, essa perspectiva de treinamento e desenvolvimento de competências atinge uma vasta gama de serviços. A seguir, vamos entender o que é ser coach e como é o trabalho nessa área. Continue a leitura para saber mais. 

O que é ser coach?

O coach é o profissional que oferece serviços de coaching. Seu trabalho é focado em orientações e métodos para possibilitar o ganho de performance e aumento de desempenho de um indivíduo, equipe ou empresa. Através do estabelecimento de metas específicas e da adoção de métodos que incluem áreas de estudo diversas, o coach ajuda o coachee (ou cliente) a alcançar seus objetivos.

O profissional de coaching atua como um estimulador externo, que visa o despertar do potencial interno de outras pessoas. Para isso, usa uma combinação de aplicações, como flexibilidade, insight e perseverança, entre outros. 

O coach te ajuda a persistir.
O coach te ajuda a persistir.

A prática atingiu uma grande expansão no campo prático, mas sua fundamentação teórica ainda não conseguiu acompanhar tal desenvolvimento. Isso se dá principalmente pelo fato do coaching adotar conceitos e teorias de diversas áreas de estudo, como psicologia, administração, marketing e recursos humanos, entre outras. 

Quem pode ser coach?

A prática de coaching pode ser exercida por qualquer profissional, desde que tecnicamente capacitado.

Quem procura um coach precisa ter especial atenção com relação a isso, já que com o crescimento do campo, muitas pessoas se intitulam falsamente como coaches, gerando armadilhas para pessoas que têm o interesse de contratar esse tipo de serviço. Para evitar que isso aconteça, vale se informar a respeito das credenciais e certificações do profissional em questão, e pedir por referências do seu trabalho.

Outro cuidado importante é não confundir a prática de coaching com o exercício da profissão de psicólogo, cujos objetivos, disciplina e orientações estão vinculados a princípios legais, fundamentados no campo da ciência e da pesquisa psicológica.

Apesar do trabalho de um coach muitas vezes empregar conceitos advindos da psicologia, sua atuação não pertence nem está relacionada às especialidades ou abordagens dessa área. Os profissionais psicólogos que trabalham como coaches não devem associar sua atuação com as práticas psicológicas, pois isso vai de encontro com o que preza o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Em nota de esclarecimento, o Conselho Federal de Psicologia alerta que “qualquer profissional que não esteja inscrito no CRP, e que se utilizar de métodos e técnicas privativas da(o) psicóloga(o) durante sessões de coaching, ou que desenvolva, de alguma forma, atribuições restritas à psicologia, estará incorrendo em exercício ilegal da profissão”.

Qualquer profissional pode se especializar em coaching.
Qualquer profissional pode se especializar em coaching.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por sua vez, alerta para o fato de que a prática não se configura como terapia, portanto recomenda que “na dúvida entre um psicólogo e um coach, para qualquer problema emocional ou mental, o psicólogo deve ser escolhido”. Atentar para isso é mais uma forma de se certificar de contar com um profissional ético e preocupado em oferecer o melhor para quem o procura, o que vale tanto para um coach quanto para um psicólogo. 

O coaching ainda não é regulamentado por lei no Brasil, mas obtém amparo legal no Art. 170 da Constituição Federal, que “assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo em casos previstos em lei”.

Como os profissionais que atuam com esse propósito não estão sujeitos à supervisão de um órgão fiscalizador ou regulamentados por um código de normas e condutas legalmente instituído, é preciso ter cuidado redobrado. Isso inclui quem procura por um coach e também quem pretende se tornar um profissional da área.

Buscar formação e certificações em coaching é o melhor caminho para evitar qualquer problema em consequência dessa lacuna com relação à regulamentação e legalidade da prática. Vamos entender melhor sobre a formação do coach no próximo tópico. 

Como se tornar um coach?

Por não ser uma profissão regulamentada no Brasil, a prática de coaching não exige a formação em um curso específico, mas quem deseja seguir a profissão pode fazer cursos livres ou pós-graduações na área.

Investir na formação e no aprendizado da área garante maior credibilidade ao profissional, e maior embasamento para trabalhar como coach. 

Os cursos livres são oferecidos por instituições como o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING). As pós-graduações devem ser oferecidas por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Cursos de graduação como Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing abordam muitos conceitos e conhecimentos também utilizados no coaching. Veremos em seguida em quais áreas um coach pode trabalhar, continue a leitura.

Onde ele pode trabalhar?

Um profissional como o coach pode atuar na formação de outros coaches e também com clientes individuais ou equipes empresariais. Diversas empresas ao redor do mundo têm investido em culturas organizacionais de alta performance a partir da criação de áreas especializadas em coaching. 

A função do coach é traçar objetivos para seu coachee, direcionando-o e acompanhando-o para que ele alcance seus objetivos de forma rápida, independente de sua área de atuação profissional, ou até mesmo nas suas relações pessoais. 

Há diversas áreas de atuação para um coach.
Há diversas áreas de atuação para um coach.

O primeiro passo do profissional da área é compreender as necessidades e desejos do seu cliente. A partir de então, deverá estabelecer um plano de ação, com lições diárias e metas para cada sessão.

Os resultados serão medidos ao longo do caminho, e os planos podem ser aprimorados e adaptados conforme necessário, de modo que o cliente alcance seu objetivo principal. 

Os coaches são geralmente trabalhadores que atuam de maneira autônoma. Sendo assim, podem atender em escritório próprio ou até mesmo em casa, com atendimentos virtuais. Há também a possibilidade de trabalhar em empresas de consultoria.

O coaching pode ser aplicado em diversos aspectos da vida, e os seguimentos mais conhecidos são os de carreira, liderança, vendas, finanças e relacionamento. 

Ficou interessado? Conte pra gente nos comentários em qual dessas áreas você tem interesse de se especializar. 

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.