O que o curso de coaching ensina?

Com crescimento exponencial e cada vez mais popularidade, a área de coaching oferece possibilidades diversas de atuação e conquista muitos adeptos no Brasil e em todo o mundo.

Considerada uma perspectiva de treinamento e desenvolvimento de competências com metas pré-estabelecidas, essa atividade atingiu uma grande amplitude de serviços, e por conta disso atrai muitas pessoas interessadas em se realocar no mercado de trabalho. 

Confira a seguir o que o curso de coaching ensina, quais suas áreas de atuação e os pré-requisitos para praticar essa atividade. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como se tornar um coach?

A prática de coaching atinge números impressionantes: atualmente estima-se que existam mais de 35 mil membros associados à International Coach Federation (ICF) em todo o mudo. A ICF contava com 553 membros no Brasil em 2019, um número que garantiu a 10ª posição do país no ranking de países com maiores números de associados. 

É fato que essa esfera não para de crescer, e os números comprovam o crescimento da prática e comercialização do coaching tanto no Brasil quanto no mundo todo. Apesar dessa notável expansão, essa ainda não é uma profissão regulamentada no Brasil, e por conta disso a profissão não exige a formação em cursos específicos.

Além disso, o embasamento teórico do coaching se apoia quase que exclusivamente em conceitos e ideias desenvolvidas por outros campos de estudo, como administração, recursos humanos e psicologia, entre outras áreas, o que significa uma defasagem no que diz respeito a sua produção acadêmica, principalmente em território nacional. 

Invista em uma formação para a sua carreira.
Invista em uma formação para a sua carreira.

Para quem tem o interesse de se tornar coach, há dois caminhos possíveis. O primeiro deles é a realização de cursos livres de coaching, que habilitam qualquer pessoa a exercer a profissão de coach. 

Atualmente há diversas instituições privadas que oferecem cursos de coaching, que podem ser presenciais ou à distância. O valor dos cursos livres pode variar de R$ 1.000 a R$ 8.000, dependendo do grau de especificação.

Algumas das escolas mais conhecidas na área são: 

  • Instituto Brasileiro de Coaching (IBC);
  • Sociedade Brasileira de Coach (SBCOACHING Group);
  • Febracis;
  • Sociedade Latino Americana de Coaching;
  • Escola de Coaches;
  • Abracoaching;

A outra opção para quem tem o interesse em se tornar coach é a realização de cursos de pós-graduação na área, que precisam ser feitos em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) por quem já tem ensino superior completo. A seguir, saiba mais sobre os cursos de coaching oferecidos no Brasil. 

Qual é o melhor curso de coaching do Brasil?

Como a formação do coaching ainda não é regulamentada, não há avaliações oficiais para classificar os cursos da área no Brasil. Essa questão acaba dificultando a vida tanto de quem tem interesse em se tornar coach quanto de quem procura os serviços de coaching. 

Antes de contratar um curso de formação de coaching, é essencial pesquisar a respeito da instituição em questão e procurar informar-se com pessoas que já tenham feito o mesmo curso. Essa é a melhor maneira para evitar cair em armadilhas de cursos ineficientes que possam colocar em risco seus investimentos e sua credibilidade enquanto profissional da área. 

Qual é o melhor curso de coaching do Brasil?
Qual é o melhor curso de coaching do Brasil?

Em entrevista concedida à revista Exame em 2013, o presidente da ICF no Brasil na época, José Augusto Figueiredo alertou para o surgimento de profissionais falsamente intitulados como coaches, que dizem prestar esse serviço e ludibriam seus clientes.

A escassez de fontes de informação seguras sobre o coaching é outro ponto negativo para a área, uma vez que dá margens para o surgimento desses falsos profissionais.

Além de colocar em risco a competência e confiabilidade dos bons profissionais no ramo, essas questões dificultam a busca e o entendimento do cliente com relação às atribuições de um coach e como distinguir um profissional capacitado de um não qualificado. 

Conheça no próximo tópico quais os principais conteúdos ministrados em cursos de coaching. 

O que se aprende no curso de coaching?

O conteúdo e programação dos cursos de coaching podem variar muito de acordo com o tipo de curso e a instituição que os oferece. Cursos livres para coaches iniciantes, por exemplo, costumam oferecer conteúdos como:

  • O que é e como funciona o coaching;
  • Fundamentos, técnicas e ferramentas utilizados no coaching;
  • Tipos de coaching;
  • Coaching pessoal x Coaching profissional;
  • Gestão dinâmica do coaching nas empresas;
  • Resolução de conflitos interpessoais;
  • Códigos de ética e conduta;
  • Motivação e autoconhecimento;
  • Estratégias verbais e não-verbais;
  • Rapport;
  • Alinhamento de valores pessoais, talentos e recursos;
  • Técnicas como presencing e mindfulness;
  • Inserção do profissional no mercado de trabalho;

No nível superior, cursos como o de Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas aborda as seguintes disciplinas:

  • Ferramentas e técnicas de coaching;
  • Comunicação e motivação nas organizações;
  • Liderança e coaching na prática;
  • Gestão do conhecimento;
  • Planejamento estratégico na gestão de pessoas;
  • Capacitação e desenvolvimento;
  • Estratégia executiva;
  • Liderança;
  • Metodologia da pesquisa científica;
  • Gestão de carreira;
  • Ambientação;
  • Trabalho de conclusão de curso;

Além do conteúdo aprendido no curso, algumas características pessoais podem fazer uma grande diferença para se tornar um bom profissional nessa área. Quer saber quais são? Então vamos para o próximo tópico!  

Quais os pré-requisitos para se tornar coach?

Trabalhar com coaching é uma carreira que pode ser exercida por qualquer pessoa. A prática está ligada ao desenvolvimento pessoal e desempenho dos indivíduos, e tem como objetivo o alcance de metas previamente estabelecidas entre profissional e cliente. 

Qualquer pessoa pode entrar nessa profissão e crescer nela.
Qualquer pessoa pode entrar nessa profissão e crescer nela.

Mas quais as principais características de um bom coach? Sua atuação reúne algumas características fundamentais, como: ser curioso e ter interesse em pesquisar, descobrir e ir atrás de informações, técnicas e fundamentos; gostar de aprender e estar disposto a se atualizar sempre; ter uma profunda base ética, tomando-a como principal direcionamento profissional; gostar de ajudar e ter senso de coletividade e compromisso com valores sociais, entre outras questões. 

Quem tem o desejo de trabalhar ajudando outras pessoas a aprimorar suas habilidades, pode encontrar no coaching a profissão ideal. Ao se dedicar a essa prática e à formação necessária, será capaz de ajudar outras pessoas a definirem metas para alcançar seus objetivos, contribuindo com direcionamento e motivação durante essa busca.  

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.