O que preciso para me tornar um coach?

O que preciso para me tornar um coach?
O que preciso para me tornar um coach?

O coaching é uma carreira em ascensão, principalmente no Brasil. Muitas pessoas procuram o trabalho de um coach com o objetivo de melhorar seu desempenho, aprimorar suas habilidades e alcançar metas estrategicamente definidas. Com a popularidade da área, essa procura aumenta a cada ano, fazendo do coaching uma boa oportunidade profissional. 

Mas será que ser coach é para todo mundo? Se você tem interesse em investir nessa área, provavelmente deve estar se perguntando quais as características necessárias para se tornar um bom coach, não é?! Neste artigo, veremos em detalhes quais são os requisitos mais valorizados no coaching. Confira! 

Interesse em ajudar os outros 

Para começar a investir na carreira de coaching, não é obrigatório ter conhecimentos prévios ou experiência profissional, mas algumas características pessoais podem facilitar o trabalho e te ajudar a se destacar em relação a outros profissionais.  

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O interesse e a vontade de ajudar outras pessoas é o ponto de partida para ser um bom coach, já que seu trabalho envolve o desenvolvimento de atividades para o aprimoramento de habilidades do cliente, de modo que este consiga alcançar seus objetivos pessoais e/ou profissionais.

Para isso, é fundamental que o coach tenha interesse e disposição para compreender o universo dos seus clientes, pois só assim será capaz de enxergar os melhores caminhos para obter soluções.

Esse aspecto facilita a comunicação e a conexão com cada indivíduo, algo essencial para que o trabalho entre coach e coachee funcione em toda a sua potencialidade. 

É muito importante que o coach tenha disposição para contribuir com o desenvolvimento de pessoas e empresas, pois esse profissional irá trabalhar diariamente em prol do crescimento de terceiros. Sendo assim, ter vontade de ajudar os outros é fundamental, pois isso será um dos combustíveis para desenvolver um trabalho de excelência.

Os melhores coaches são aqueles que possuem uma vocação natural para auxiliar outras pessoas.  

Boa comunicação 

Ter boas habilidades interpessoais é outra questão fundamental para um coach conseguir desenvolver um trabalho notável, já que a comunicação é utilizada basicamente em todas as etapas da sua atuação, e a oratória um mecanismo de trabalho diário. 

É importante saber se expressar de forma coerente, segura, assertiva e educada. Se comunicar bem com seus clientes é indispensável, se fazendo entender plenamente, ajudando-os a interpretar suas respostas e motivando-os a superar dificuldades e otimizar qualidades, de modo a passar confiança e credibilidade com sua postura. 

Inteligência emocional

Muito se fala atualmente sobre inteligência emocional e a importância dessa habilidade para o mercado de trabalho. Diversas vagas de trabalho inclusive usam esse aspecto como pré-requisito. 

A inteligência emocional diz respeito à capacidade de lidar com situações complexas, que nem sempre podem ser previstas ou evitadas. Tem tudo a ver com equilíbrio emocional, que é algo fundamental para orientar pessoas a alcançarem seus objetivos. 

Planejamento estratégico

Ser pragmático e objetivo são aspectos que devem ser inerentes à prática de coaching. Seu trabalho é cumprir as metas desejadas, portanto nada mais lógico que o profissional tenha facilidade em elaborar um planejamento estratégico respeitando as necessidades e limitações de cada coachee.

Ter um bom planejamento estratégico é a chave do sucesso
Ter um bom planejamento estratégico é a chave do sucesso

Para isso, é necessário ser capaz de olhar para cada cliente individualmente, e a partir dessa percepção traçar um plano baseado em etapas que possibilite que o indivíduo alcance o objetivo final da maneira mais eficiente possível. 

Flexibilidade

O profissional de coaching também deve ser capaz de se adaptar para encarar as mais diversas situações, de acordo com as demandas trazidas por cada cliente e novas questões e dificuldades que aparecerem durante as sessões.

Ainda que o trabalho do coach seja definido por planejamentos, metas e etapas, nem sempre é possível seguir um roteiro pré-estabelecido. Técnicas, metodologias e ferramentas são conhecimentos muito valiosos para atender o coachee em diversas situações da vida profissional e pessoal.  

Base ética

O fato do coaching não ser regulamentado no Brasil e consequentemente não possuir um código de ética oficial amparado em lei não é motivo para que o profissional da área trabalhe da forma como bem entender.

Coach: tenha base ética bem fortalecida
Coach: tenha base ética bem fortalecida

É indispensável ter consciência da responsabilidade envolvida na atuação de um coach, que lida rotineiramente com informações delicadas e sigilosas de seus clientes. Seu comprometimento com uma atividade profissional e ética deve ser um dos pilares do seu trabalho. Respeito, sigilo e transparência são princípios básicos para trabalhar com coaching. 

A Sociedade Latino Americana de Coaching desenvolveu um código de ética para a atuação em coaching que tem como base as Afirmações Universais de Direitos Humanos, que pode servir como um bom direcionamento para a atuação na área. 

Fundamentação técnica

A atuação do coach é regida por um modelo técnico estruturado, que deve orientar o trabalho dos profissionais conforme os preceitos existentes. 

Durante a sua formação, o coach tem contato com uma série de conceitos, técnicas e metodologias, que serão as ferramentas para exercer o seu trabalho. É de suma importância que ao executar seu serviço, o profissional respeite as técnicas aprendidas, aplicando-as com propriedade e clareza.  

Qualificação constante

Manter-se constantemente atualizado, informado e capacitado é algo necessário para fazer um bom trabalho em qualquer atividade ou profissão, e no coaching não seria diferente. 

Busque cursos de extensão na área ou novas especializações de seu interesse. Isso vai te auxiliar a estar sempre atualizado quanto às novidades do seu campo de atuação, te capacitando a oferecer o melhor trabalho possível aos seus clientes. Além disso, quanto mais capacitado for o coach, mais credibilidade terá perante o mercado de trabalho, mantendo-se à frente da concorrência.  

Respeito aos valores humanos

Ao trabalhar como coach, é fundamental que o profissional seja capaz de deixar de lado suas suposições, preconceitos e crenças pessoais. Como vai lidar com pessoas diferentes, é preciso entender a importância de respeitar o próximo e estar disponível para se conectar ao seu cliente para ajudá-lo da melhor forma.

O trabalho que será desenvolvido entre coach e coachee precisa ser estabelecido tendo como base uma relação saudável e de confiança, o que só é possível com respeito às diferenças e à subjetividade de cada um. 

Motivação e engajamento

A missão de um coach envolve o uso de metodologias e técnicas para estimular o coachee a alcançar suas metas e objetivos, a explorar suas habilidades e se desenvolver como pessoa e profissional. Tendo esses propósitos bem estabelecidos, é importante que o profissional consiga incentivar, motivar e engajar seu cliente na mudança proposta.

Coach: tenha sempre uma boa motivação
Coach: tenha sempre uma boa motivação

O profissional que atua nessa área precisa ter um vasto repertório de conhecimentos e habilidades que o auxiliem a identificar as necessidades de cada pessoa e as possíveis limitações que servem como impedimento para conquistar o que deseja. Só assim é possível reverter a situação, promovendo mudanças positivas em seus clientes. 

Com o incentivo e direcionamento adequados do coach, o coachee estará capacitado a adotar uma nova postura frente aos mais diversos desafios.

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.