Como você pode ganhar dinheiro como coaching?
Carreiras em ascensão como o coaching são cada vez mais foco de interesse para quem pretende mudar de profissão e se realocar no mercado de trabalho. Com tamanha popularidade e as diversas possibilidades de atuação, o coaching tem se mostrado uma excelente oportunidade profissional.
Você sabe de que forma pode ganhar dinheiro como coaching? Confira neste artigo!
Dedique-se a uma especialização
O caminho para oferecer um serviço eficaz e cobiçado pelos seus clientes é se colocando no lugar deles. Pergunte a si mesmo o que você pode oferecer ao seu cliente para além da formação profissional como coach. Ou seja, de que maneira essa especialização pode contribuir para que você ajude outras pessoas? Qual pode ser o seu ponto forte nesse ramo?
Ao estabelecer seu principal enfoque enquanto coach, é possível ampliar sua gama de conhecimentos e técnicas para atrair mais clientes. Procure identificar as principais demandas no mercado.
Por exemplo: muitas pessoas buscam ajuda para aprender a falar em público, fazer discursos e palestras e desenvolver habilidades de comunicação. Outras pessoas precisam de orientações com relação a cargos de liderança, como incentivar equipes e gerir grupos de pessoas. Não à toa existem cursos direcionados especificamente para o desenvolvimento dessas habilidades.
As possibilidades para direcionar o seu trabalho enquanto coach são diversas. Quanto mais você se especializar em um assunto, mais chances terá de se tornar uma referência no mercado, o que é muito vantajoso para quem trabalha nessa área.
Quem consegue fazer um bom nome enquanto profissional de coaching tem diante de si um próspero caminho a ser percorrido.
Avalie suas opções a partir das suas paixões e principais interesses. Qual temática te inspira e te serve como motivação? Qual habilidade você considera essencial quando o assunto é desenvolvimento pessoal ou profissional?
Você pode explorar isso para oferecer um aconselhamento especializado, de acordo com suas experiências pessoais, mas também ao reunir conhecimentos e metodologias que fortaleçam a sua atividade.
Ganhar dinheiro como coaching: Invista na sua presença digital
O mercado do coaching é muito concorrido, e assim como acontece em outras profissões, sabemos que quem não é visto, não é lembrado. A solução para não correr esse risco é explorar as possibilidades oferecidas pela internet e pelas redes sociais.
Crie um site profissional para o seu negócio, o qual você poderá alimentar com conteúdo relevante, mostrando seus conhecimentos no assunto e atraindo o público com interesse em seu trabalho. Divulgue suas especialidades e diferenciais, e certifique-se de deixar seu contato acessível.
Paralelo a isso, crie uma página nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook, e mantenha uma presença ativa. Como isso pode ser feito? Desenvolva postagens de interesse do público (como dicas profissionais ou de relacionamentos, por exemplo), falando sobre os serviços que oferece, e estabelecendo uma relação próxima com seus seguidores.
Ao precisar de um determinado serviço, a maioria das pessoas recorre à internet antes de qualquer coisa. Divulgar o seu trabalho online possibilita que as pessoas entrem em contato com seu negócio, conheçam as possibilidades que ele oferece e estejam cientes de quem você é.
Não tenha medo de se expor, a sua imagem e sua postura serão as principais ferramentas para passar credibilidade e transparência sobre sua atuação profissional.
Procure ampliar seus conhecimentos sobre marketing de conteúdo e marketing digital, essa área de conhecimento tem diversas estratégias e formas de operar que podem te ajudar a gerenciar sua presença digital da melhor maneira possível. Além disso, você pode optar por contratar os serviços de uma boa agência de publicidade para gerenciar seu site e suas mídias.
Assim você tem a segurança de que a divulgação do seu trabalho estará nas mãos de quem entende do assunto e pode contribuir para ampliá-lo cada vez mais.
Construa relações duradouras
Cada cliente que investe em seu trabalho tem um valor único e indispensável. Lembre-se que um cliente satisfeito é a melhor propaganda para o seu negócio, pois muito provavelmente irá recomendar o seu trabalho para outras pessoas com interesses semelhantes.
O mesmo vale quando o cliente é uma empresa ou uma equipe de trabalho. Com a alta rotatividade de vagas de emprego em alguns setores, uma organização que investe no trabalho de um coach pode precisar dele em mais de uma ocasião. Se o profissional for capaz de criar uma relação de confiança com seus clientes, certamente será lembrado quando seu serviço for necessário novamente.
Conceda amostras do seu trabalho
Quem não sabe como funciona o coaching, dificilmente contratará um pacote e investirá seu dinheiro nesse tipo de serviço. Por isso, pode ser uma boa estratégia organizar eventos como palestras e workshops como maneira de disseminar seu conhecimento, dando uma pequena amostra do potencial do coaching e conquistando mais clientes.
Outra opção é oferecer sessões mais curtas, gratuitas ou por um valor simbólico, de modo a tornar mais acessível o conhecimento sobre como funciona o coaching e como ele opera na prática.
As redes sociais também servem como uma ferramenta estratégica nesse sentido. Através dela, é possível divulgar vídeos com o propósito de explicar a atuação do coaching, suas vantagens e as possibilidades de mudança que oferecem. Ótima ideia para unir o útil ao agradável!
Ganhar dinheiro como coaching: Valorize os feedbacks
O trabalho de coaching é muito desafiador, principalmente no início da sua trajetória, mas ao lançar mão dos recursos adequados, é possível explorar seu potencial para crescer na carreira. Você já sabe que a satisfação do seu cliente também pode (e deve) ser usada como um recurso, mas como isso pode ser melhor explorado?
Converse com seus clientes após a finalização da orientação, e use da opinião de cada um para compreender melhor seus pontos fortes e pontos que ainda podem ser desenvolvidos. Procure identificar novas demandas e necessidades sempre que possível, isso pode se tornar uma informação valiosa no futuro.
E sempre que um cliente divulgar sua opinião positiva nas redes a respeito do seu trabalho, peça permissão para ampliá-la. Como? Crie um mural de feedbacks no seu site, poste os prints nas redes sociais, responda com atenção cada opinião compartilhada, reconhecendo-a como merece.
É possível aprender muito com a experiência de cada coachee, pois o coaching, assim como outras profissões, é uma via de mão dupla, que concede aprendizados diversos e únicos em cada prática. Quem enxerga possibilidades de adquirir novos conhecimentos em cada detalhe tem uma ferramenta preciosa ao seu alcance.
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