Quais os tipos de coaching que você pode se tornar?

Quais os tipos de coaching que você pode se tornar?

Por fazer uso de metodologias bastante flexíveis, o coaching pode ser aplicado às mais diversas áreas. Ao abordar técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano, as sessões de coaching podem ser direcionadas de acordo com as metas estabelecidas entre o coach e seu cliente. 

Com o mercado aquecido para essa profissão, é cada vez maior o número de pessoas que investem na carreira de coaching. Quer saber quais os tipos de coaching que você pode se tornar? Confira a seguir. 

Os principais tipos de coaching

Apesar de ser comumente associado ao aspecto profissional, o trabalho na área de coaching é bem amplo e pode ser aplicado nos mais diversos nichos.

Isso é possível porque as habilidades aplicadas pelo coach possuem a mesma base, e o processo é baseado principalmente através da relação entre o profissional e seu cliente. O vínculo firmado entre coach e o coachee (o cliente que procura pelo atendimento de coaching) se consolida durante o tempo de atendimento, por meio da troca de experiências e conhecimentos. 

Há duas grandes e principais áreas: o coaching empresarial e executivo, e o coaching de vida. Vejamos mais detalhes a seguir. 

Tipos de Coaching empresarial e executivo

O coaching executivo é focado principalmente nas exigências do mercado de trabalho, de modo a auxiliar os clientes a se transformarem em profissionais fortes e preparados para enfrentar a concorrência.

Focado no universo corporativo, esse tipo de coaching possibilita um empoderamento individual e/ou coletivo, objetivando maior desempenho e melhores resultados. 

Esse tipo de coaching se subdivide em diversas categorias menores. Vamos conhecer quais são?

Coaching de Vendas

Diferentemente de um treinamento de vendas, que é geralmente mais pragmático e focado em técnicas de negociação e fidelização de clientes, o coaching de vendas vai além e promove também aspectos de autoconhecimento e desenvolvimento de competências comportamentais para alcançar seus objetivos

O coaching de vendas é um profissional capacitado a explorar o seu melhor
O coaching de vendas é um profissional capacitado a explorar o seu melhor

O treinamento de coaching reconhece a importância do conhecimento de técnicas, mas as enxerga apenas como uma parte das competências necessárias. Essas competências, por sua vez, englobam outras questões, como a postura de quem trabalha com vendas, o que faz dos resultados desse treinamento algo efetivo e duradouro. 

Coaching de Liderança

Profissionais que ocupam posições de líder de equipe precisam ser capazes de manter seus funcionários motivados, comprometidos com suas metas pessoais e alinhados com os objetivos do grupo. O treinamento realizado por meio do coach de liderança tem o propósito de ajudar a descobrir comportamentos pessoais que facilitem e/ou limitem o trabalho em equipe.

Coaching Executivo

Ocupar um cargo executivo é um grande desafio muitas vezes percorrido de maneira solitária, já que nem sempre seus pensamentos, perspectivas, dilemas e temores podem ser compartilhados com seus colegas de trabalho.  

O coaching executivo vai saber explorar suas competências dentro do ambiente de trabalho
O coaching executivo vai saber explorar suas competências dentro do ambiente de trabalho

O coaching executivo busca proporcionar um espaço de comunicação de modo a reduzir o estresse, promover o acolhimento e a escuta, e a troca de experiências e conhecimentos. Com esse treinamento, o executivo é capacitado a desempenhar suas competências da melhor forma, solucionando distrações que podem atrapalhar o seu trabalho. 

Coaching Empresarial

Empreendedores estão sempre de olho em oportunidades para fazer seu negócio evoluir. Por meio do coaching empresarial, é possível desenvolver técnicas para assimilar melhor as estratégias e formular métodos próprios para alcançar os melhores resultados. 

O foco desse tipo de coaching está no empresário, na empresa e na equipe como um todo. Por meio da troca de experiências e conhecimentos entre coach e coachee, é possível chegar a conclusões acerca da situação da empresa, o que pode ser aprimorado, quais decisões precisam ser tomadas, como melhorar o trabalho em equipe, como organizar processos, etc.

Coaching de Equipe

O coaching de equipe atua diretamente nos grupos de trabalho, com o intuito de desenvolver as interações, comportamentos e atitudes entre os funcionários. Seu principal objetivo é auxiliar as pessoas que compõem a equipe a focar nas principais metas a serem alcançadas, de modo a otimizar resultados. 

Trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa
Trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa

Esses são as principais categorias inseridas dentro do coaching executivo/empresarial. Veremos a seguir de que se trata o coaching de vida, continue a leitura.

Tipos de Coaching de vida

O coaching de vida existe quando há a necessidade de buscar ou promover algum tipo de transformação no âmbito pessoal, auxiliando para que isso aconteça da forma mais saudável e satisfatória possível. Para que seu trabalho obtenha os melhores resultados, o coach de vida observa todas as dimensões do ser humano, como aspectos pessoais, profissionais, de relacionamento e de saúde. 

Esse trabalho ajuda a catalisar processos de mudança e alcance de objetivos, ao fazer planos, estabelecer etapas e passos que possibilitem a criação de novos cenários conforme o desejado. 

Assim como o coaching empresarial, o coaching de vida também abriga diversas categorias. Confira a seguir quais são. 

Coaching de Carreira

Mudar de carreira se tornou algo comum nos dias atuais, o que não necessariamente significa que seja algo fácil de ser colocado em prática. Muitas pessoas almejam reconhecimento e crescimento na área em que atuam, o que também pode ser um grande desafio. 

O trabalho do coach de carreira é auxiliar seu coachee a descobrir, explorar e aprimorar habilidades, potenciais e características pessoais, traçando estratégias para alcançar as metas desejadas.

Dessa forma, o profissional com essa especialidade atua orientando e direcionando questões referentes ao plano de carreira do seu coachee. 

Esse é um dos tipos de coaching mais procurados, principalmente por jovens que buscam ajuda para definir os rumos que darão a sua carreira profissional, e por profissionais experientes que precisam de orientação para tomar decisões mais sérias, como trocar de emprego, por exemplo. 

Coaching de Relacionamento

Como o próprio nome já sugere, o trabalho do coach de relacionamento é auxiliar pessoas que têm dificuldade em relacionar-se. Parte do processo diz respeito à identificação de posturas e atitudes que podem ser limitantes e decisivas. Além disso, o coach busca desmistificar mitos sociais sobre relacionamentos, de forma a construir um olhar realista e menos idealizado. 

Coaching de relacionamento: faça seus relacionamento interpessoais destravarem de forma fácil e leve
Coaching de relacionamento: faça seus relacionamento interpessoais destravarem de forma fácil e leve

Esse tipo de coaching também pode ajudar casais a desenvolverem da melhor forma os seus relacionamentos. Seu objetivo é fortalecer o vínculo entre os dois, estimulando-os a vencerem em conjunto, a trabalharem unidos em busca de suas metas e sonhos.

Coaching Financeiro

O trabalho do coach financeiro envolve orientações especializadas para que o coachee conquiste melhores resultados em suas finanças. O profissional com essa especialidade aplica técnicas e ferramentas a fim de identificar falhas no fluxo financeiro, setores que necessitam de maior investimento, o melhor momento para utilizar recursos e formas de garantir os melhores rendimentos. 

Por meio do treinamento oferecido, o cliente é capacitado para desenvolver um planejamento financeiro eficiente, que possibilite o restabelecimento de suas finanças, o que pode contribuir diretamente na situação de sua empresa ou no orçamento familiar. 

Como se tornar um coach?

Para se tornar um coach não é obrigatório ter uma formação específica prévia. Há diversos cursos livres que contribuem na capacitação de quem deseja trabalhar com coaching. 

Além disso, algumas características pessoais podem contribuir para se tornar um coach de sucesso, facilitando seu trabalho e influenciando em um melhor desempenho profissional.

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.