Quais os tipos de coaching que você pode se tornar?

Quais os tipos de coaching que você pode se tornar?

Por fazer uso de metodologias bastante flexíveis, o coaching pode ser aplicado às mais diversas áreas. Ao abordar técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano, as sessões de coaching podem ser direcionadas de acordo com as metas estabelecidas entre o coach e seu cliente. 

Com o mercado aquecido para essa profissão, é cada vez maior o número de pessoas que investem na carreira de coaching. Quer saber quais os tipos de coaching que você pode se tornar? Confira a seguir. 

Os principais tipos de coaching

Apesar de ser comumente associado ao aspecto profissional, o trabalho na área de coaching é bem amplo e pode ser aplicado nos mais diversos nichos.

Isso é possível porque as habilidades aplicadas pelo coach possuem a mesma base, e o processo é baseado principalmente através da relação entre o profissional e seu cliente. O vínculo firmado entre coach e o coachee (o cliente que procura pelo atendimento de coaching) se consolida durante o tempo de atendimento, por meio da troca de experiências e conhecimentos. 

Há duas grandes e principais áreas: o coaching empresarial e executivo, e o coaching de vida. Vejamos mais detalhes a seguir. 

Tipos de Coaching empresarial e executivo

O coaching executivo é focado principalmente nas exigências do mercado de trabalho, de modo a auxiliar os clientes a se transformarem em profissionais fortes e preparados para enfrentar a concorrência.

Focado no universo corporativo, esse tipo de coaching possibilita um empoderamento individual e/ou coletivo, objetivando maior desempenho e melhores resultados. 

Esse tipo de coaching se subdivide em diversas categorias menores. Vamos conhecer quais são?

Coaching de Vendas

Diferentemente de um treinamento de vendas, que é geralmente mais pragmático e focado em técnicas de negociação e fidelização de clientes, o coaching de vendas vai além e promove também aspectos de autoconhecimento e desenvolvimento de competências comportamentais para alcançar seus objetivos

O coaching de vendas é um profissional capacitado a explorar o seu melhor
O coaching de vendas é um profissional capacitado a explorar o seu melhor

O treinamento de coaching reconhece a importância do conhecimento de técnicas, mas as enxerga apenas como uma parte das competências necessárias. Essas competências, por sua vez, englobam outras questões, como a postura de quem trabalha com vendas, o que faz dos resultados desse treinamento algo efetivo e duradouro. 

Coaching de Liderança

Profissionais que ocupam posições de líder de equipe precisam ser capazes de manter seus funcionários motivados, comprometidos com suas metas pessoais e alinhados com os objetivos do grupo. O treinamento realizado por meio do coach de liderança tem o propósito de ajudar a descobrir comportamentos pessoais que facilitem e/ou limitem o trabalho em equipe.

Coaching Executivo

Ocupar um cargo executivo é um grande desafio muitas vezes percorrido de maneira solitária, já que nem sempre seus pensamentos, perspectivas, dilemas e temores podem ser compartilhados com seus colegas de trabalho.  

O coaching executivo vai saber explorar suas competências dentro do ambiente de trabalho
O coaching executivo vai saber explorar suas competências dentro do ambiente de trabalho

O coaching executivo busca proporcionar um espaço de comunicação de modo a reduzir o estresse, promover o acolhimento e a escuta, e a troca de experiências e conhecimentos. Com esse treinamento, o executivo é capacitado a desempenhar suas competências da melhor forma, solucionando distrações que podem atrapalhar o seu trabalho. 

Coaching Empresarial

Empreendedores estão sempre de olho em oportunidades para fazer seu negócio evoluir. Por meio do coaching empresarial, é possível desenvolver técnicas para assimilar melhor as estratégias e formular métodos próprios para alcançar os melhores resultados. 

O foco desse tipo de coaching está no empresário, na empresa e na equipe como um todo. Por meio da troca de experiências e conhecimentos entre coach e coachee, é possível chegar a conclusões acerca da situação da empresa, o que pode ser aprimorado, quais decisões precisam ser tomadas, como melhorar o trabalho em equipe, como organizar processos, etc.

Coaching de Equipe

O coaching de equipe atua diretamente nos grupos de trabalho, com o intuito de desenvolver as interações, comportamentos e atitudes entre os funcionários. Seu principal objetivo é auxiliar as pessoas que compõem a equipe a focar nas principais metas a serem alcançadas, de modo a otimizar resultados. 

Trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa
Trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa

Esses são as principais categorias inseridas dentro do coaching executivo/empresarial. Veremos a seguir de que se trata o coaching de vida, continue a leitura.

Tipos de Coaching de vida

O coaching de vida existe quando há a necessidade de buscar ou promover algum tipo de transformação no âmbito pessoal, auxiliando para que isso aconteça da forma mais saudável e satisfatória possível. Para que seu trabalho obtenha os melhores resultados, o coach de vida observa todas as dimensões do ser humano, como aspectos pessoais, profissionais, de relacionamento e de saúde. 

Esse trabalho ajuda a catalisar processos de mudança e alcance de objetivos, ao fazer planos, estabelecer etapas e passos que possibilitem a criação de novos cenários conforme o desejado. 

Assim como o coaching empresarial, o coaching de vida também abriga diversas categorias. Confira a seguir quais são. 

Coaching de Carreira

Mudar de carreira se tornou algo comum nos dias atuais, o que não necessariamente significa que seja algo fácil de ser colocado em prática. Muitas pessoas almejam reconhecimento e crescimento na área em que atuam, o que também pode ser um grande desafio. 

O trabalho do coach de carreira é auxiliar seu coachee a descobrir, explorar e aprimorar habilidades, potenciais e características pessoais, traçando estratégias para alcançar as metas desejadas.

Dessa forma, o profissional com essa especialidade atua orientando e direcionando questões referentes ao plano de carreira do seu coachee. 

Esse é um dos tipos de coaching mais procurados, principalmente por jovens que buscam ajuda para definir os rumos que darão a sua carreira profissional, e por profissionais experientes que precisam de orientação para tomar decisões mais sérias, como trocar de emprego, por exemplo. 

Coaching de Relacionamento

Como o próprio nome já sugere, o trabalho do coach de relacionamento é auxiliar pessoas que têm dificuldade em relacionar-se. Parte do processo diz respeito à identificação de posturas e atitudes que podem ser limitantes e decisivas. Além disso, o coach busca desmistificar mitos sociais sobre relacionamentos, de forma a construir um olhar realista e menos idealizado. 

Coaching de relacionamento: faça seus relacionamento interpessoais destravarem de forma fácil e leve
Coaching de relacionamento: faça seus relacionamento interpessoais destravarem de forma fácil e leve

Esse tipo de coaching também pode ajudar casais a desenvolverem da melhor forma os seus relacionamentos. Seu objetivo é fortalecer o vínculo entre os dois, estimulando-os a vencerem em conjunto, a trabalharem unidos em busca de suas metas e sonhos.

Coaching Financeiro

O trabalho do coach financeiro envolve orientações especializadas para que o coachee conquiste melhores resultados em suas finanças. O profissional com essa especialidade aplica técnicas e ferramentas a fim de identificar falhas no fluxo financeiro, setores que necessitam de maior investimento, o melhor momento para utilizar recursos e formas de garantir os melhores rendimentos. 

Por meio do treinamento oferecido, o cliente é capacitado para desenvolver um planejamento financeiro eficiente, que possibilite o restabelecimento de suas finanças, o que pode contribuir diretamente na situação de sua empresa ou no orçamento familiar. 

Como se tornar um coach?

Para se tornar um coach não é obrigatório ter uma formação específica prévia. Há diversos cursos livres que contribuem na capacitação de quem deseja trabalhar com coaching. 

Além disso, algumas características pessoais podem contribuir para se tornar um coach de sucesso, facilitando seu trabalho e influenciando em um melhor desempenho profissional.

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.