Qual a diferença entre coaching e mentoria?

Diferenças entre coaching e mentoria
Diferenças entre coaching e mentoria

Tanto a mentoria quanto o coaching são métodos baseados em técnicas valiosas, com potencial para ajudar as pessoas no dia a dia, em seu desenvolvimento pessoal, e de forma a garantir o alcance de objetivos.

Enquanto a formação em coaching se tornou uma das mais procuradas nos últimos anos no Brasil, a mentoria ainda é um território menos explorado. Ambas as opções são indicadas para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. 

Quando comparado ao coaching, a mentoria proporciona um nível diferente de relação com o cliente. É importante que quem tem intenção de procurar uma dessas modalidades de orientação compreenda as diferenças entre esses métodos. Confira na leitura a seguir. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é o coaching e para que serve? 

O processo do coaching consiste essencialmente em uma relação de confiança estabelecida entre o coach (profissional que trabalha com coaching) e o coachee (o cliente que procura pelo serviço de coaching). O diálogo entre eles é realizado num contexto produtivo e orientado pelos resultados desejados. 

São realizadas sessões (que podem ser semanais, quinzenais ou mensais) nas quais o coach apresenta tarefas definidas em parceria e consentimento com seu cliente, para que sejam realizadas com o propósito de alcançar as metas estabelecidas dentro do prazo determinado. 

O que é o coaching e para que serve
O que é o coaching e para que serve

O trabalho do coaching se norteia pelo desenvolvimento de competências e habilidades, que dependem de empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. Mediante isso, esse tipo de orientação pode funcionar como um catalisador para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo que se comprometa  com o processo.

Vale lembrar que há diversos tipos de coaching, direcionados a ajudar na orientação de variados aspectos no trabalho ou na vida. E quanto à mentoria, como funciona? Veja no próximo tópico. 

O que é a mentoria e para que serve?

A mentoria está focada na formação de um colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua. Geralmente envolve um profissional da mesma empresa, que tenha mais experiência e vivência no ramo, com o objetivo de compartilhar seus conhecimentos com o próximo.

Esses ensinamentos também podem ter um viés mais pessoal, mas geralmente estão mais focados na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria. O processo é direcionado pelas principais dificuldades e barreiras que podem surgir, podendo atrapalhar o crescimento e sucesso dentro da empresa. 

A relação entre mentor e mentorado é vinculada ao compartilhamento de aprendizados e vivências. Tais papéis também podem ser encarados como de veterano e novato.

O que é a mentoria e para que serve?
O que é a mentoria e para que serve?

Como entende-se que ao nos depararmos com um novo cenário ou contexto, assumimos um papel de novato, pressupõe-se a necessidade de veteranos ou mentores dispostos e oferecer sua vivência nesse contexto como principal referência de aprendizado. 

Para ser um mentor, o indivíduo precisa ter consciência de suas qualificações (como competências, habilidades e certificações) e do seu desempenho (determinado pelas conquistas e pelos fracassos). Tais aspectos são oferecidos como credenciais, levados em conta junto de sua relevância no cenário e seu interesse no desenvolvimento do mentorado

A mentoria oferece grandes vantagens para o mentorado. Nesse processo, ele obtém  referências para fazer suas próprias escolhas, conquista maturidade através dos aprendizados e se torna uma pessoa mais capacitada para realizar escolhas mais assertivas. 

Ao contrário do que acontece no processo de coaching, a mentoria não tem capacidade de motivar o indivíduo, mas pode fazer uso de provocações direcionadas para impulsioná-lo à ação, o que possibilita a identificação e canalização dos próprios recursos para superar os desafios que serão enfrentados. 

Qual a diferença entre eles?

Enquanto o coaching é uma estratégia focada na melhora do desempenho e no alcance de metas pessoais e profissionais, a mentoria está direcionada à formação de um profissional da equipe de trabalho a partir dos conceitos defendidos pela empresa.

A principal diferença é que no caso do profissional do coaching, ele não diz ao cliente o que fazer, nem precisa necessariamente ser mais velho ou ter mais experiências profissionais.

O maior objetivo do coach é proporcionar um cenário viável ao coachee para reflexões e insights sobre sua vida e carreira. Isso é realizado a partir da aplicação de técnicas, metodologias e ferramentas, que primam pelo autoconhecimento e pelo aumento do desempenho. 

O profissional que trabalha com mentoria é mais experiente, e assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento, ajudando-o em questões ligadas à sua carreira. 

No processo de mentoria não há necessariamente a determinação de um tempo máximo para que aconteça. No coaching, o período de tempo necessário para o processo é estabelecido logo no primeiro encontro, variando em uma média de três a seis meses de duração. 

A mentoria é uma área interessante para profissionais seniores e/ou de alto gabarito em sua área de atuação. É ideal para quem já caminhou bastante e acumulou experiências em seu trabalho, desejando compartilhar sua trajetória com quem está a alguns passos atrás. 

Para Sidnei Oliveira, fundador da Escola de Mentores e especialista no assunto, há três grandes figuras relacionadas ao desenvolvimento humano: o professor, o coach e o mentor. Cada uma dessas figuras desempenha um papel específico e complementar.

o professor, o coach e o mentor. Cada uma dessas figuras desempenha um papel específico e complementar.
O professor, o coach e o mentor. Cada uma dessas figuras desempenha um papel específico e complementar.

O professor é a primeira personalidade a participar da formação de um indivíduo por meio do compartilhamento de conhecimento, instruções e informações, trabalhando no nível de formação de repertório teórico do indivíduo. 

O coach, por sua vez, está ao lado do indivíduo no momento em que ele aplica no seu dia a dia as instruções recebidas. Usa de metodologia específica e trabalha no nível de competência do indivíduo para que este esteja apto a alcançar o objetivo determinado. 

Já o mentor é a figura que contribui para a conquista de autonomia do indivíduo, para que ele aprenda com suas escolhas e os resultados alcançados. Seu objetivo é ajudar no desenvolvimento de maturidade e ganho de autonomia do mentorado. O mentor atua como referência e usa da sua vivência para promover o talento da pessoa que está orientando. 

Agora que estamos por dentro das diferenças entre coaching e mentoria, como saber qual deles escolher? Siga com a leitura para entender.  

O que escolher: coaching ou mentoria?

Para escolher entre essas modalidades para receber orientação em sua vida profissional, é necessário avaliar qual a questão primordial na qual você precisa de ajuda.

Procure refletir a respeito da seguinte questão: você precisa de um treinador que te ajude no desenvolvimento de suas potencialidades, ou de alguém com mais experiência em sua área de atuação para ajudá-lo a tomar decisões? 

A resposta para esse questionamento é o que vai direcionar a sua escolha entre um mentor ou um coach. Ambas as possibilidades são válidas e ótimos investimentos para quem deseja alavancar sua atuação no mercado de trabalho, com grande potencial para ser um divisor de águas na carreira.  

Qual será a sua escolha? Conte pra gente nos comentários o tipo de orientação que você acredita ser a ideal para te proporcionar a evolução que deseja na sua trajetória.

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

  1. Desejo ser mentora por ter tido grande sucesso durante 20 anos, na área de alfabetização no Ensino Fundamental em escola particular, atualmente completando o segundo curso ABC, online, no AVAMEC. Alfabetizaçao Baseada na Ciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.