O que é e para que serve mentoria?

De maneira simplificada, a mentoria pode ser vista como um processo de compartilhamento de conhecimento entre uma pessoa mais experiente em determinado tema (o mentor) e uma pessoa com menos experiência (o mentorado).

Seu principal objetivo é o aprimoramento pessoal ou profissional do mentorado. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre como funciona a mentoria e qual a sua utilidade. 

O que é e como funciona?

A mentoria se trata de uma ferramenta que serve para o aprimoramento profissional, realizada através de um processo de passagem de conhecimento. O mentorado relata o seu contexto e necessidade de aprendizado, e a partir dessa demanda o mentor compartilha seus conhecimentos e experiências naquele assunto, de modo a ajudar no enfrentamento dos obstáculos relatados. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Por essa razão, é necessário que o mentor seja alguém com anos de experiência na área abordada, que já tenha passado por desafios semelhantes ao que o mentorado está enfrentando ou talvez venha a enfrentar no futuro

O que é e como funciona a mentoria?
O que é e como funciona a mentoria?

Seu conhecimento pode ser compartilhado por meio de questionamentos, dicas, desafios, boas práticas e experiências, que irão inspirar e motivar o mentorado a refletir e superar as dificuldades. Orientações e provocações também fazem parte do processo, como forma de desafiar e encontrar soluções criativas para as adversidades possíveis. 

Cabe ao mentor dividir com o mentorado sua percepção a respeito das questões apresentadas, bem como falar como agiria em situações semelhantes. Essa relação deve ajudar o mentorado a construir um posicionamento próprio consistente e produtivo. 

A maioria das mentorias acontece no formato one-on-one, ou seja, entre um mentor e um mentorado apenas. Esse método garante orientação focada e personalizada na demanda vivenciada pelo mentorado.

Pode ser realizada em uma única conversa, através de uma série de encontros, ou, ainda, por meio de uma relação contínua de troca de experiências, que pode levar anos. A duração da mentoria dependerá da necessidade do mentorado. 

É comum que essa e outras questões sejam acordadas previamente. Quando a mentoria é feita sob o respaldo financeiro da empresa, é recomendado que o setor de recursos humanos faça parte do alinhamento de expectativas durante o processo.  

Vamos conferir a seguir quais os tipos existentes de mentoria. 

Quais os tipos de mentoria? 

Há basicamente dois tipos: a mentoria informal e a mentoria formal.

Chamamos de mentoria informal a que acontece sem o acompanhamento da empresa, quando não há necessariamente a definição das expectativas de desenvolvimento.

O processo tem início quando um profissional pede ajuda, de maneira informal, a profissionais mais experientes, de modo que compartilhem suas vivências e conhecimentos.. Esse tipo de mentoria geralmente é feito de maneira pro bono, ou seja, sem custo. 

Gif mentor

Já a mentoria formal é feita com a remuneração do mentor. Sendo assim, é comum que o mentorado formalize suas expectativas de aquisição de conhecimento, cabendo ao mentor avaliar se está capacitado a supri-las. 

Se você ainda não está seguro quanto às vantagens ofertadas pela mentoria, confira a seguir. 

Quais as vantagens da mentoria? 

São diversas as vantagens envolvidas no método de mentoria, já que se trata de um processo de compartilhamento de conhecimento. 

Com esse acordo, o mentorado deverá receber conselhos e encorajamento para o desenvolvimento de seus projetos. É uma excelente forma de entrar em contato com novos métodos e estratégias na sua área de atuação, bem como novas ideias e formas de pensar, ampliando a perspectiva sobre seu cenário ao debatê-lo com alguém que está fora do seu contexto. 

Ao contar com a visão de uma pessoa mais experiente em sua área, o mentorado poderá desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos, o que catalisa seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que aumenta sua autoconfiança para tomar as melhores decisões. 

A mentoria vai te auxiliar no processo de conhecimento profissional e pessoal
A mentoria vai te auxiliar no processo de conhecimento profissional e pessoal

Investindo em uma mentoria, é possível expandir a sua rede de contatos e entregar projetos mais precisos. Além de tudo isso, vale pontuar que a mentoria é uma experiência única, na qual você contará com um parceiro de jornada que te acompanhará durante as dificuldades, mas também estará ao seu lado para celebrar suas vitórias, algo muito valioso tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional. 

Agora, se você está se perguntando qual a diferença entre coaching e mentoria, saiba que você não é o único. Essa é uma dúvida muito comum das pessoas que buscam por uma forma de aprimorar seus conhecimentos com direcionamento adequado, ainda que as metodologias sejam diferentes. Continue a leitura para entender melhor. 

Qual a diferença entre mentoria e coaching? 

Além da mentoria, outra estratégia de desenvolvimento muito comum na atualidade é o coaching. Com essa diversidade de opções, é normal fazer confusão entre as duas e ficar em dúvida de qual delas é a mais adequada. A resposta para esse questionamento vai depender de quais são os objetivos de quem está buscando aprimorar seus conhecimentos. 

Qual a diferença entre mentoria e coaching
Qual a diferença entre mentoria e coaching?

Retomando o que foi tratado com detalhes ao longo deste artigo, o processo de mentoria é realizado por um profissional com experiência na realidade e no contexto vividos pelo mentorado. Dessa forma, o mentor usa de seus conhecimentos, erros e acertos para ajudar no desenvolvimento da pessoa que o procura. 

O coaching, por sua vez, é realizado pelo coach, um profissional que não necessariamente tenha traçado o mesmo caminho e/ou atingido os mesmos objetivos que seu cliente almeja. O coaching contribui com o aprimoramento de habilidades através do estabelecimento de metas.

Sendo assim, considera-se a mentoria um trabalho mais diretivo ao fazer uso da recomendação de soluções e caminhos. Mas como saber se devo de fato procurar por um mentor? Você descobrirá a seguir. 

Quando e para que recorrer a ela?

Mesmo que seja um processo de aprendizagem prático, específico e personalizado de acordo com a demanda levantada, vale pontuar que a mentoria não substitui iniciativas formais de aprendizado, como cursos, graduações, workshops, especializações, eventos, etc.

Ainda assim, é um complemento de grande importância, uma vez que permite a aplicação e o desenvolvimento do conhecimento adquirido, de acordo com as particularidades e desafios do mentorado. 

Quando e para que recorrer a ela?
Quando e para que recorrer a ela?

O desenvolvimento profissional obtido pela pessoa que se submete a um processo de mentoria é algo inestimável: a troca de ideias e o ganho de aprendizado a partir das vivências do seu mentor pode fazer uma grande diferença na sua prática de trabalho, evitando que você corra os mesmos riscos ou cometa os mesmos erros. 

Com a mentoria, o mentorado se torna um profissional mais preparado pelos desafios trazidos pelo seu emprego e pelo mercado. 

Se você busca direcionamento e ajuda na construção da sua carreira, saiba que a  mentoria pode te ajudar. Esse processo é o mais indicado para obter orientações para se posicionar no mercado, e também para obter apoio em atividades profissionais técnicas e em gestão de pessoas e liderança.

Com a ajuda de um mentor, você terá ajuda para aprimorar o seu processo de aprendizagem e inovação, e para discutir e questionar decisões estratégicas. Não tenha dúvidas de que investir em mentoria vale a pena. O seu futuro profissional agradece!  

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.